As Fintechs em ascensão no Brasil

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 10/08/2022 17h00, última atualização em 14/09/2023 12h27
As Fintechs em ascensão no Brasil

As Fintechs são empresas voltadas para o mercado financeiro eletrônico. Nas últimas décadas, a evolução tecnológica culminou na transformação de diversos costumes. Para os bancos, por exemplo, tornou-se viável realizar a maioria das movimentações de forma totalmente remota. A modalidade digital é cada vez mais usada pelos indivíduos e isso impulsiona o seu crescimento pelo país. Nesse sentido, confira como os robôs dinâmicos se fazem cada vez mais necessárias para fidelizar o público.

Como as Fintechs impactaram o mercado?

O termo surgiu da fusão das palavras “financial” e “technology”, para representar o atual setor econômico concorrente dos tradicionais. Por meio da Inteligência Artificial, armazenamento em nuvem, Blockchain e Big Data, criou-se um espaço acessível e prático para os users. A partir dele, é possível resolver problemas e informar-se sobre planos e serviços de maneira instantânea.

Segundo estudo realizado pela Deloitte e Abstartups, quase metade dessas corporações receberam investimentos nos últimos anos. Entre os incentivos, 41,8% foi aplicado por pessoas físicas no próprio patrimônio, sendo a maioria desses financiadores do mesmo estado ou cidade da companhia. Ademais, apesar dos impactos da pandemia, a maioral parcela não precisou dispensar colaboradores em 2021 e 21% delas abriram processos seletivos no ano passado. Tais dados comprovam a posição satisfatória encontrada nesse empreendimento. 

A reestruturação dos serviços bancários permite uma maior flexibilidade e um aumento considerável no número de utilizadores, tendo em vista a dispensabilidade do contato físico para tratar as mais variadas questões. “A potencialização do uso de aplicativos tornou o hábito de ir a uma agência obsoleto, tão quanto o uso do dinheiro em notas de papel”, analisa Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP

Destacam -se algumas áreas de atuação nesse setor: crédito, pagamento, gestão financeira, empréstimo, investimento, financiamento, seguro, negociação de dívidas, câmbio e multisserviços. Tudo isso mediante os mais diversos recursos existentes. Nesse cenário, os atendimentos podem ser humanizados ou até mesmo operados por bots

Podemos elencar as principais categorias desse tipo de startup

  • Fintechs de pagamento: simplificam o processo de compra e venda;
  • Fintechs de gestão financeira: controlam despesas e gerem o orçamento pessoal;
  • Fintechs de crédito ou empréstimo: relaciona os emprestadores com quem precisa de dinheiro; 
  • Fintechs crowdfunding: financiamento coletivo de negócios ou causas necessitadas de ajuda;
  • Fintechs de investimentos: repasse de valores, muitas vezes menores, para diversas áreas; 
  • Fintechs de criptomoedas: torna as ações desse tipo de moeda mais fáceis e eficazes por meio do Blockchain
  • Fintechs de seguros: também conhecidas como insurtechs, analisam dados e padrões de comportamento para formular seus serviços ideais.

O cenário atual é ainda mais promissor 

A partir do mesmo levantamento, nota-se como a comercialização dessas organizações está concentrada nas taxas sobre as transações, representando 39,7%. Outras modalidades como as SaaS (Software as a Service) possuem um total de 29,4% e o marketplace 10,8%. Quanto aos grupos-alvo dessas entidades, 46,1% deles são designados para o B2B (Business-to-Business) e 42,2% para o B2B2C (Business-to-Business-to-Consumer). Podemos citar também os 9,3% focados no B2C (Business-to-Consumer) e os 2,5% no P2P (Peer-to-Peer).

“A demanda pelas Fintechs nunca foi tão alta. Empresas e usuários em geral estão cada vez mais confiando na tecnologia para ajudá-los a navegar em seus produtos e serviços monetários. Ainda em curva de aprendizado e de adequação, há um celeiro de oportunidades e a tendência é sua intensificação. O mercado bancário brasileiro possui várias perspectivas, até mesmo os tradicionalistas estão em busca de parceiros para apoiá-los no processo de digitalização”, destaca a vice-presidente da Abstartups, Ingrid Barth.

Nesse cenário, é perceptível a variedade de consumidores finais desse mercado e como a disseminação dos dispositivos eletrônicos impulsionam as vendas. Inicialmente, qualquer tipo de atendimento ao cliente apenas ocorria de forma presencial. Embora tenha tido o primeiro avanço com as redes de telefonia, elas não deram conta da demanda tecnológica dos últimos tempos. Logo, possuir uma comunicação eficiente tornou-se imprescindível para esse ramo. 

Para Sanches, a assistência é o melhor caminho para potencializar qualquer tipo de empreendimento. “Além do oferecimento de um serviço de qualidade, quando essa prática antiga é feita de maneira atenciosa e prestativa, o contentamento é garantido juntamente a propagação de uma imagem positiva de toda a experiência”, discorre o dirigente. 

É importante frisar: recepcionar bem a todos é primordial para ganhar seriedade e respeito. No entanto, quando se adapta o suporte às necessidades do requerente, as expectativas são superadas com sucesso. Quanto a isso, Sanches ressalta: com a Internet e a difusão dos apps, podemos auxiliar a todos da forma mais propícia a cada solicitação. É possível manter a satisfação da clientela apenas avaliando qual o melhor canal para interação e com um simples feedback

A Total IP pode facilitar a vida de todos! 

A Total IP é uma desenvolvedora de software em constante evolução para auxiliar o máximo de pessoas físicas e jurídicas. Nosso principal objetivo é oferecer soluções técnicas e inteligentes para a esfera empresarial. Por essa razão, os contratantes encontram as mais diversas inovações de apoio: robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais.

As melhorias são vivenciadas por ambos os lados da linha ou da tela durante todo o acompanhamento. Atuamos nos seguintes segmentos: Crédito e Cobrança; Contact Centers; Varejo; Educação; E-commerce; Saúde; Hotelarias e Turismo; Construção Civil; Financeiro; Cartões de Crédito; Recursos Humanos; Tecnologia; Comunicação; Logística; Farmácia. Cosméticos; Locação de Veículos; Imobiliário. 

Caso ainda não conheça, veja um pouco sobre as nossas soluções:

– PABX IP On Premise e Nuvem 

– Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)

– Gravação de Voz e Tela

– Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)

– Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics

– Robôs Dinâmicos de chats (chatbot)

Chat/WhatsApp e Telegram 

– Gestão de E-mail e SMS

– THD – Total IP Human Detector

Por fim, conte conosco para te ajudar! Seja no mercado financeiro ou em qualquer outro setor! Para obter mais informações, acompanhe nosso Blog e nossas redes sociais disponíveis no canto de sua tela. Estamos presentes no Linkedin, Instagram, Facebook, Twitter. Venha conferir nosso conteúdo!

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo número (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]