Negociando dívidas pelo WhatsApp

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 19/05/2021 10h00, última atualização em 29/03/2022 20h36
Negociando dívidas pelo WhatsApp

O WhatsApp é um verdadeiro fenômeno tecnológico e durante a pandemia ganhou ainda mais força. A ferramenta possibilita o estreitamento das relações com mais velocidade, quebrando um pouco daquela ansiedade da espera, pois a comunicação pode ser instantânea. Isso tudo traz uma grande vantagem para o mundo dos negócios e, principalmente, para a recuperação de crédito.

A negociação pelo aplicativo está se tornando uma prática bem comum, facilitando o relacionamento entre empresas e seus clientes e parceiros comerciais. Afinal, o diálogo pode acontecer 24 horas por dia e sete dias por semana, ou seja, full time. 

Então, para entender melhor sobre isso, o sócio da Morais Advogados, Afonso Morais, pontuou alguns pontos. Veja:

Vantagens

Considerando o cenário de rápido desenvolvimento tecnológico, são muitas as vantagens de aderir a essa forma de negociação. Primeiramente, toda a troca de mensagens tem eficiência e velocidade instantânea. A ferramenta traz também outro grande benefício: o baixo custo financeiro para as entidades, pois quase nunca se cobra por ela.

Pensando nisso, call centers de recuperação de crédito podem aderir a uma plataforma integrada ao API Business do WhatsApp. É uma boa alternativa, pois todas as conversas são criptografadas, isso é, apenas o emissor e o receptor têm acesso a elas. Dessa forma, o conteúdo estará seguro e também garante-se a proteção de envio de documentos, como boletos, linha debitável, etc.

Logo, esse é um fator importante para estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Além disso, por ser o recurso mais usado pelos brasileiros, permite uma boa estratégia de captação e conversão de clientes para as marcas”, explica o gerente da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Center , Tiago Sanches.

Como funciona a questão legal?

Contudo, a Lei permite cobrar os devedores pelo WhatsApp? Essa é uma dúvida frequente até pouco tempo, mas não existe mais, pois já foi reconhecida e sendo, atualmente, legítima. Até mesmo o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) constatou a legalidade desse formato.

Muitas pessoas até preferem resolver essas questões conforme a disponibilidade diária. “Aliás, fica também aqui um ponto de atenção por parte das organizações. Não sejam chatos enviando o mesmo recado dez vezes ao dia. O indivíduo lerá e retornará quando der a pausa no trabalho. Aproveitem esse meio para dar mais espaço ao consumidor e criar uma relação mais amigável”, complementa Sanches.

Além disso, é importante estar preparado para continuar a abordagem por outros canais, como o envio de um boleto por e-mail, uma ligação ou ainda a emissão de dados pelo próprio aplicativo.

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Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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