A transformação digital desempenha um papel crucial na maneira como as empresas interagem e atendem seus clientes. Nos últimos tempos, com a pandemia da Covid-19, o mundo se viu frente a uma enorme crise sanitária, econômica e política, mas também se deparou com uma forte ascensão de tecnologias como chatbots, Inteligência Artificial e automação.
Com essa realidade, as organizações se viram obrigadas a aprimorar suas demandas e processos, revolucionado o modo como prestam suporte aos consumidores. O atendimento, então, foi colocado em pauta, sofrendo diversas modificações e melhorias ao longo dos anos.
O potencial de se contar com ferramentas inovadoras
Como um todo, essas inovações otimizam os processos internos de forma significativa, além de elevar drasticamente o nível de satisfação dos clientes. A desenvolvedora de softwares Total IP, por exemplo, garante um aumento da produtividade em mais de 45%, por meio de uma plataforma intuitiva, 100% em português com relatórios e dashboards. “A mobilidade trazida com o auxílio tech está entre os quesitos de maior impacto positivo, pois garante maior flexibilidade presencial, no celular ou em home office. Tudo isso sempre seguro contra invasões, pois há uma associação direta com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e um Acordo de Nível de Serviço (SLA) de 99% garantido em contrato”, explica o CEO da entidade, Carlos Henrique Mencaci.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Markets and Markets, o uso de chatbots por empresas deve crescer em 23% até 2028. Esse aumento é impulsionado por uma série de fatores, incluindo a crescente demanda por apoio ao cliente 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, a necessidade de aperfeiçoar a eficiência das demandas e a crescente disponibilidade de oportunidades envolvendo a Inteligência Artificial. No caso da IA, segundo dados recentes, têm o potencial de aumentar o rendimento em até 40%. Um estudo da McKinsey Global Institute, estima a possibilidade de adicionar US$ 13 trilhões à economia global até 2030.
As oportunidades trazidas com chatbots
A capacidade de responder a perguntas frequentes, fornecer informações básicas sobre produtos e serviços e realizar transações simples permite aos clientes obterem assistência rápida, assertiva e prática, a todo momento. “Essa é a possibilidade disponibilizada por esse mecanismo, algo jamais visto antes. Muitas pessoas não sabem ao certo qual o significado desses assistentes virtuais, mas se resumem em um programa de computador simulando uma conversa com um usuário humano em linguagem natural. Assim, são usados em uma variedade de aplicações, inclusive em marketing e vendas”, explica o especialista.
Eles chamam a atenção pois tem a capacidade de entender as dores dos usuários e oferecer recomendações personalizadas baseadas em suas preferências de arrecadação anteriores. Logo, a tão famosa jornada de experiência se torna valiosa e aprimorada, chamando a atenção positivamente.
A Inteligência Artificial nesse contexto de modernização
Apesar de ser uma novidade para muitos, esse mecanismo desempenha um papel essencial na análise de grandes volumes de informações, visando compreender a mente e o comportamento do interessado. Sendo feito de forma aprofundada, oferece a chance de um contato personalizado e proativo. “Um Omni Robô ou Chat consegue fazer seu trabalho bem feito sendo integrado a API’s, em canais com as mesmas respostas, seja por WhatsApp, voz, Webchat ou e-mail”, acrescenta o gestor.
Tendo em mente as inúmeras possibilidades oferecidas, é certo dizer como esse meio está em crescente expansão. Segundo outra pesquisa da um relatório da Markets and Markets, esse mercado global deve se expandir de US$ 423 bilhões em 2022 para US$ 1,54 trilhão em 2028, com uma taxa anual composta (CAGR) de 27,2%.
No geral, uma tendência expressiva é a automação, pois a anulação de procedimentos manuais ou repetitivos de baixa complexidade possibilita a concentração em tópicos de maior atenção e valor. “O resultado final é uma maximização dos frutos, com agilidade, bons proveitos e satisfação. Consequentemente , o padrão de excelência é elevado, se expandindo para uma fidelidade e confiança a longo prazo”, finaliza Mencaci.
Serviço: Revolução no atendimento: Inteligência Artificial e chatbots
Fonte: Carlos Henrique Mencaci, CEO da Total IP