Empresas Podem Atrair Mais Candidatos Com Humanização | Mirian Gasparin

Publicado em 26/04/2023 09h32, última atualização em 25/09/2023 09h35

Atrair um candidato ideal não é tão simples quanto parece. Na verdade, por muitas vezes, trata-se de um desafio a ser superado. Com inúmeros players no mercado, disputar pelo profissional certo requer investimento por parte das companhias. Logo, quem atenta-se, desde o princípio, a fatores como transparência, praticidade e humanização, larga na frente dos demais. Para seguir a tendência, deve-se buscar recursos capazes de incentivar processos eficazes e convidativos. A tecnologia é, portanto, uma das chaves para a resolução desse problema. Cabe às corporações adotarem a novidade e alterarem seus rumos.

Fragilidades para se encontrar candidatos no mercado de trabalho

Quando trata-se do desenvolvimento de ferramentas cotidianas, atrela-se, automaticamente, à imagem da área de Tecnologia da Informação (TI). Esse ramo, tão alinhado com os preceitos do mundo digital, tem aumentado cada vez mais dentro do país. Seu mercado aquece quem busca empreender e valoriza os passos em direção à prosperidade. Na última década, o meio de atuação apresentou uma taxa de crescimento de 43%. Segundo o relatório Insights Report, divulgado pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), até maio do último ano, havia mais de 275 mil entidades ativas no setor. “Isso demonstra a relevância de organizações pautadas no progresso, como é o caso da Total IP”, pontua o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Por outro lado, captar talentos para essa esfera tem se mostrado uma adversidade latente à maioria dos empreendimentos. Quando analisa-se a situação no Brasil, o cenário enxergado é, no mínimo, preocupante. De acordo com o levantamento realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), estima-se a carência de 400 mil profissionais para cargos dessa instância. Até 2025, as previsões tendem a piorar, pois não indicam uma melhora na formação desses indivíduos. Assim, devido à ampliação exponencial do mercado de TI, espera-se contar com uma insuficiência de 797 mil trabalhadores até a data sugerida.

Para complementar os dados e elucidar o contexto vivido, a pesquisa também indicou a taxa de rotatividade desses colaboradores. Conforme a associação, 48% dos funcionários entrevistados abandonam ou trocam seus cargos dentro do período de um ano. Ou seja, além de enfrentar o obstáculo de encontrar um raro especialista, é preciso estar alerta à área de recursos humanos (RH) a fim de retê-los. “O revés pode parecer complexo, principalmente após a pandemia, quando os servidores passaram a avaliar mais criteriosamente seus parâmetros de atuação. Um bom salário ou benefício exclusivo já não será o responsável por segurar alguém. Por isso, invista em novidades e ganhe espaço no meio”, acrescenta Sanches.

Como a tecnologia consegue auxiliar na retenção de candidatos

Dada a conjuntura presente, fica nítido a necessidade de apostar no RH. Cada vez mais, jovens aprendizes, estagiários e efetivos se preocupam com suas condições laborais. A máxima de “viver para o trabalho” foi estritamente perpassada. Hoje, encontra-se algo próximo do “apesar de existir, também opero”. Em outras palavras, as relações têm assumido um palco de maior prestígio. Valorizar as preferências e minuciosidades de um subordinado é extremamente notável. Para isso, muitas vezes a mão humana não dá conta sozinha. Ela precisa de aliados capazes de automatizar procedimentos repetitivos e mitigar a fadiga. Quando o futuro de uma firma depende dos pequenos detalhes cotidianos, a atenção urge ser redobrada.

A partir dessas dores, a Total IP desenvolveu mecanismos com o poder de facilitar o contato entre gestores e equipe. “Com o PABX-IP Corporativo, por exemplo, nos esforçamos para construir um aparato capaz de unificar toda uma organização por meio de uma única linha telefônica. Ele é composto por um servidor, local ou em nuvem, e os chamados softphones – aplicativos para computador e celular, os quais permitem a realização de chamadas. Com base neles, conseguimos andar alinhados com o home office e manter o grupo conectado de onde estiver”, ressalta o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

O diferencial das corporações é romper com o modelo tradicional de feedbacks – por muitas vezes rarefeito – e incentivar uma mecânica de respostas constante. Pequenos gestos como esse já são suficientes para demonstrar reconhecimento e conquistar o colaborador. Outro dispositivo imprescindível para promover um ambiente mais horizontal nas relações ocupacionais é o Robô Dinâmico para Chat, WhatsApp e Telegram. Com esse amigo andróide, os estabelecimentos abrem um leque maior de canais para comunicação e contam com um auxílio em mensagens de texto.

Outras funcionalidades da tecnologia

Nem sempre o coordenador poderá parar os seus afazeres e responder um membro do time. Para combater o infortúnio, um robô dinâmico se adianta e já introduz o assunto com o remetente. “Por ser integrado à API Business do WhatsApp, ele atua diretamente no app sem complicações. Com templates (HSM) pré-cadastrados e homologados, ele consegue disparar notas ativamente. Isso poupa inúmeras etapas de uma devolutiva, algo central na vida de um diretor, por exemplo. Além disso, está 100% em português e veicula por meio de uma conta verificada pela Meta”, aponta Oliveira.

Pode parecer curioso, porém o segredo para atingir uma abordagem humanizada reside – na verdade – em instrumentos robotizados. Essa é a magia por trás da tecnologia. Ela não nasceu para desvincular o homem das suas relações com os outros. Pelo contrário, o propósito dela, quando tomado seriamente por entidades como a Total IP, é potencializar os laços. Portanto, a recomendação ao empresariado é acreditar em novas rotas, desprender-se do passado, valorizar as profissões do futuro e seguir em frente!

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