Como deixar o cliente feliz? | SEGS

Publicado em 27/09/2022 18h12, última atualização em 23/11/2022 16h53
Como deixar o cliente feliz? | SEGS

Quando se trata de conquistar novos clientes, é preciso, a todo momento, tê-los no centro da estratégia do negócio. Assim, é possível facilitar a conexão com o público, compreendendo as dores e criando ações efetivas para solucionar essas dificuldades. Hoje, é inadmissível pensar em manter uma marca ativa sem se preocupar em garantir o melhor atendimento.

É imprescindível sempre colocar o cliente como centro das estratégias do seu negócio

Com a globalização, a influência de um comprador vai muito além da aquisição de um determinado produto ou serviço. Sendo assim, é notório como as pessoas estão cada vez mais informadas, com facilidade de acesso e a predisposição disso é só aumentar. Na Era da Comunicação, as opiniões e pontos de vista são compartilhados em tempo real. “Por isso, os executivos precisam estar atentos, tudo pode ser encontrado na Internet com apenas uma busca, tanto a divulgação positiva quanto negativa”, afirma Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Dessa forma, as companhias necessitam de cautela ao se relacionarem com seus alvos. A Geração Z, por exemplo, inclui os nascidos entre 1995 a 2010 e vai representar, em 2030, a maior massa do mercado. Dentre tantas características, é possível evidenciar como eles nunca aceitam o básico, são ávidos por ferramentas descomplicadas e procuram sempre o melhor recurso.

Com isso, as corporações tendem a coletar grandes quantidades de referências desses internautas, para tornar a personalização de experiências mais clara e eficiente, bem como aumentar as oportunidades de engajamento, o principal objetivo das instituições de sucesso. No entanto, é necessário saber como usar esses dados para reverter em táticas assertivas.

Todavia, antes de ter esses resultados em mãos, é preciso passar pela missão de coletá-los. Com a Total IP, não é necessário dispor de um agente para perguntar a cada um dos usuários. “Os Robôs Dinâmicos são os maiores aliados das operações. Afinal, com eles é possível colher o NPS (Net Promoter Score) e descobrir cada detalhe do receptor sobre a sua mercadoria”, ressalta Sanches.

Conheça o NPS e entenda efetivamente sua utilidade

Para contextualizar, o NPS surgiu em meados de 2003 com uma publicação de Fred Reichheld, Consultor da Bain & Company, na Harvard Business Review. Assim, trata-se de uma metodologia utilizada para avaliar o grau de fidelidade de quem consome algo. “Comparando aos outros métodos para avaliação, esse é o mais simples e eficaz de ser aplicado e entendido por quem está do outro lado da linha”, pontua Sanches.

Além disso, esse formato pode funcionar para qualquer entidade, independentemente do tamanho e segmento. Afinal, a ferramenta é vantajosa para todos os envolvidos, para quem compra, é apenas uma pergunta a ser respondida, sem nenhum tipo de desgaste ou questão. Por outro lado, a gerência se beneficia com uma forma intuitiva de receber todos esses insights.

Desse modo, a administração das referências traz vantagens competitivas. “Por ser muito utilizado, os clientes já até sabem como funciona essa coleta. Ainda, a sua objetividade garante um maior número de feedbacks. Isso porque nas pesquisas tradicionais existe uma lista, as quais demandam um longo tempo para quem responde”, explica Sanches. Assim, essa interrogação pode ser adaptada para servir com eficiência às demandas.

A partir disso, é imprescindível procurar maneiras de estabelecer conexões emocionais, com ampla efetividade. Para isso, o ponto de partida é manter um interesse genuíno no internauta, para garantir uma experiência prazerosa. Desse modo, você cria uma rede de sustentação, pois os clientes fiéis serão apoiadores, ajudarão na comunicação e se tornarão verdadeiros embaixadores, auxiliando no famoso marketing.

Descubra algumas dicas para encantar o cliente e superar as expectativas

1) Surpreenda e antecipe as ações:

Encantar não se trata só de oferecer um serviço ou produto de qualidade. Ele vem das ações inesperadas a princípio, para exceder as expectativas. Quando essa “mágica” ocorre, isso tende a criar um vínculo maior. Assim, é fundamental para as corporações entenderem quais pontos o cliente procura, de forma a criar vivências tendo esses conhecimentos em mente.

Nesse sentido, entra a relevância de compreender alguns padrões de comportamento, baseados em pesquisas e conversas. “Também é essencial se atualizar com constância. Afinal, as coisas mudam o tempo todo e precisamos estar a par para não nos tornarmos obsoletos e esquecidos”, expõe o gerente comercial da Total IP. Dessa forma, é possível atender com excelência e manter competitiva, antecipando os desafios pela frente.

2) Invista na empatia:

É fundamental entender as demandas dos consumidores e ouvir suas opiniões. Ser empático, então, significa mostrar a todo momento como você está atento e se importa com quem está do outro lado da tela. Porém, isso está além dos discursos e das palavras. Portanto, deve ser mostrado com ações e atitudes, partindo do princípio de uma segmentação prévia. Afinal, normalmente, não existe apenas um tipo de indivíduo no mundo e essa divisão se torna fundamental para adequar os esforços de marketing a grupos específicos.

3) Dê importância a todas as interações:

Atualmente, a tecnologia domina os canais de atendimento. Segundo uma pesquisa, elaborada pelo Instituto QualiBest, 62% dos internautas usaram WhatsApp para se comunicar com uma empresa nos últimos três meses. Em seguida, aparecem os formulários de ajuda ou e-mails de contato nos sites empresariais, com 49% e as ligações telefônicas, com 47%. Ou seja, é vital estar presente em todos os meios, especialmente aquele onde o negócio é mais procurado.

Contudo, a modernidade pode falhar e trazer um gap na resolução do problema. Além disso, principalmente os idosos, não costumam gostar desses aportes quando precisam de respostas para alguma questão. Por isso, as interações personalizadas e mais diretas reduzem a probabilidade de comunicação falha, aumentando o potencial de uma conexão mais significativa.

Por fim, para prestar o melhor suporte ao público e estar por dentro das novidades corporativas, a Total IP é aliada! Afinal, ao modernizar uma operação, a empresa consegue usufruir das melhores soluções para turbinar os lucros e a produtividade.

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