3 pilares principais para um CX de sucesso
Focar na experiência do cliente é indispensável para qualquer empresa
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No setor de energia elétrica, onde a agilidade e a eficiência são vitais, os chatbots surgem como uma solução inteligente para aprimorar o atendimento, reduzir custos e otimizar processos. Diante dessa demanda crescente por respostas rápidas e personalizadas, essa tecnologia atua em várias frentes. Confira cinco formas de uso dessa ferramenta.
Os chatbots são programas desenvolvidos para interagir com usuários por meio de conversas automatizadas, seja por texto ou voz. Esses sistemas podem ter respostas pré definidas ou utilizar inteligência artificial e processamento de linguagem natural aproximando-se da comunicação humana. “Esse sistema oferece resposta imediata durante a interação. No momento do suporte, essa agilidade é obrigatória”, observa Ariane Abreu, diretora de negócios e parcerias da Total IP+IA.
Em 11 de outubro de 2024, mais de 1,5 milhão de domicílios ficaram sem energia na região metropolitana de São Paulo. No Brasil, segundo a Aneel, o fornecimento de luz foi interrompido, em média, 4,89 vezes. “Durante um apagão, seja nas grandes cidades ou apenas nas ruas, as pessoas procuram atendimento imediato. Quando o volume de chamadas é alto, parte dos usuários fica sem resposta, caso a companhia não adote o canal ideal. Nesses momentos, informar o consumidor com rapidez é de suma relevância. Logo, a tecnologia se torna indispensável para atender altas demandas”, diz a empresária.
A ação dos bots é mais presente quando se trata de atendimento ao consumidor. Nesse sentido, confira cinco usos desse sistema para o setor de energia elétrica:
Eles oferecem suporte instantâneo e ininterrupto, resolvendo demandas comuns sem necessidade de intervenção humana, como:
Os chatbots também integram-se aos sistemas internos para acelerar tarefas rotineiras, tais como:
Com o apoio da inteligência artificial (IA) preditiva, a companhia elétrica pode:
Antecipar interrupções de energia ao cruzar dados de clima, consumo e histórico de falhas;
Integrados ao CRM – Customer Relationship Management, a IA permite:
No contexto digital, o atendimento precisa estar disponível onde o cliente está. Os bots atuam em:
WhatsApp: oferece resolução rápida via mensagem;
Aplicativos: autoatendimento integrado;
Sites: ativa a assistente virtual para esclarecer dúvidas.
Por fim, Ariane destaca a relevância da tecnologia em serviços essenciais. “A energia move a rotina das pessoas. Sem ela, a maioria das atividades para. Dessa forma, quanto mais rápido for o suporte, maior será a valorização da empresa pela comunidade”, finaliza a especialista.
Fonte: Ariane Abreu, diretora de negócios e parcerias da Total IP+IA
Serviço: 5 usos do chatbot no setor de energia elétrica