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31-10-14 | DCI

Publicado em 31/10/2014 13h07, última atualização em 29/03/2022 16h56

Cuidados na cobrança garantem fidelização
Danylo Martins

São Paulo – Muitas vezes, o consumidor deixa de arcar com os seus compromissos não por má fé, mas, porque gastos imprevistos extrapolam o limite do seu orçamento.

“O maior ganho de uma recuperação de crédito é o cliente voltar a ter crédito”, diz Ariane Abreu, diretora comercial da Total IP. Para garantir a fidelização, um dos principais objetivos desse trabalho, é fundamental conhecer o comporta mento do cliente.

“A tecnologia evoluiu tanto que, hoje em dia, é preciso ter cruzamento de dados. Muitos softwares só são softwares de cobrança”, afirma Paulo César Costa, presidente da PH3A.

Observar atitudes, diferenciando os bons pagadores dos maus pagadores, por exemplo, ajuda em uma abordagem mais eficiente. “O relacionamento talvez seja o elemento mais importante na cobrança”, diz. Segundo ele, não há mais espaço para fazer coisas “robotizadas”. O posicionamento ao lado do cliente deve fazer parte da estratégia das empresas que atuam com recuperação do crédito. Para isso, é necessário investir em treinamentos específicos aos profissionais. “As pessoas precisam estar preparadas e qualificadas para realizar o trabalho”, afirma Álvaro Musa, conselheiro da Aserc. Ele reforça que a preocupação com o bom atendimento ao cliente precisa estar no radar das recuperadoras de crédito. “Os profissionais, que geralmente estão no primeiro emprego, devem ser treinados a fazer negociação e a usar as ferramentas”, diz.

(Fonte: DCI)

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