20-06-16 | ECM Cobranças

Publicado em 20/06/2016 13h15, última atualização em 29/03/2022 17h03

Com palestrantes renomados, Fórum de Inovação do IGEOC reúne mais de 1.000 executivos

Diante do cenário desafiador que a economia tem mostrado, tão importante quanto discutir os rumos da economia à espera da melhora de indicadores econômicos, como desemprego e inadimplência, é encontrar novas soluções para contornar situações adversas vividas nos segmentos de varejo, crédito e cobrança, já que manter resultados tem sido uma tarefa onerosa e cada dia mais estratégica.

A preocupação em encontrar novos rumos e soluções a partir de questionamentos é o grande diferencial do Fórum de Inovação do IGeoc, que chegou à sexta edição, realizada no hotel Maksoud Plaza, na última semana, em São Paulo. Com a presença de mais de mil participantes de 140 empresas, o evento contou com a palestra de abertura de Antonio Augusto Grieco, gerente de Inovação da ESPM. Além de salientar que a percepção de valor do cliente muda em momentos de crise, o palestrante ressaltou a importância de estar atento às novas ferramentas e práticas que podem melhorar desempenho das empresas. “Deve ter alguma oportunidade dentro do mercado de vocês que vocês ainda não enxergaram. A crise é uma oportunidade de inovar. Se a gente não mudar, a gente morre”, defendeu o especialista.

A mensagem de Grieco foi bastante elogiada por Rafael Bigler, diretor da ATN Capital. “Este conteúdo foi muito bom, muito proveitoso, pois devemos ficar atentos não só às mudanças, mas também buscar oportunidades neste momento de crise e tentar enxergar um lado positivo”, comentou.

Reinventar as finanças foi a proposta central do painel “Era dos Serviços Digitais – Avanços e Desafios”. Moderado pelo professor Adrian Kemmer Cernev, da Fundação Getúlio Vargas, o debate teve a explanação de Roger Serrati, gerente de Pesquisa e Inovação do Bradesco, que mostrou que, em vez de visualizar fintechs como concorrentes, o banco está investindo nestes novos modelos de negócio, a fim de modernizar o atendimento e também acompanhar as tendências de comportamento do consumidor. Tanto é que várias startups fazem parte do programa de aceleração da instituição, como a Quero Quitar.

Além de Serrati, participaram ainda da discussão Bruno Diniz, Country Leader Brazil da Next Money SP; Cristina Castilho, executiva da Área de Atendimento do Grupo TendaAtacado; e Pietro Bertolucci, diretor Financeiro da Controly Tecnologia e Serviços S.A.

Presente pela primeira vez no Fórum de Inovação do IGeoc, Daniela Ferrari, analista da Volkswagen Serviços Financeiros, ressaltou a qualidade do painel “Os Desafios da Inovação e o Combate à Fraude Digital”, protagonizado por Patrícia Peck Pinheiro. A palestrante mostrou, entre outras informações, que apenas em 2015 foram mais de dois milhões de ataques virtuais, que resultaram em mais de R$ 70 milhões em prejuízo. “A partir da explanação da Patrícia Pinheiro, tive muitas ideias para dividir com os colegas que não puderam vir”, disse.

Millennials

Conhecidos como grandes empregadores de jovens em seu primeiro emprego, os contact centers têm como desafio ainda motivar este público para obter cada dia mais resultados. E este foi o tema da apresentação de Fábio Scannavino, diretor geral e Master Coach do Instituto Brasileiro de Coaching, que defendeu a criação de um ambiente cada vez mais compartilhado, pautado por valores e que crie conexões entre os colaboradores. Para exemplificar esta necessidade, Scannavino pediu que a plateia interagisse entre si. “As palestras foram muito boas, agregaram bastante, mas para mim o destaque foi a sobre Millennials, pois o palestrante conseguiu lotar a sala e manter o pessoal bem ativo após o almoço. Não é para qualquer um isso”, contou José Oliveira, da ICL Services.

Carlos Mencaci, sócio presidente da Total IP, também ressaltou a importância de criar conexões no ambiente de trabalho, especialmente para manter talentos das novas gerações. “Precisamos consolidar valores de que não levantamos de manhã para cobrar, mas sim para ajudar os inadimplentes a darem continuidade na vida financeira. Esta mudança começa lá de cima, ainda na visão da empresa.”

Em comparação com a estratégica para evitar o aumento de malária em uma determinada região, Luís Felipe Riehs Camargo, consultor da O2CI traçou uma linha de raciocínio para melhorar a relação entre clientes e fornecedores no painel “Inovação no relacionamento entre as prestadoras de serviços e o contratante”. “Se o cliente quer maximizar rentabilidade, vou propor aos fornecedores metas mais agressivas”, exemplificou Camargo, enfatizando que todas as decisões na relação entre clientes e fornecedores devem ser adotadas dentro de uma perspectiva sistêmica.

O grande desfecho das atividades ficou a cargo de Clóvis de Barros Filho, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, palestrante, autor de livros e consultor, que discursou sobre ética no mundo corporativo. “A fidelidade é um princípio de conduta que vai te ajudar como agir e a grande referência é a própria palavra. Fidelidade é a adequação das suas promessas de ontem e a sua conduta de hoje”.

Presente pela sexta vez consecutiva como patrocinadora do Fórum de Inovação, a Talk Telecom aproveitou o evento para aumentar a visibilidade no mercado e lançar uma nova solução para o segmento. “Estamos presentes desde o primeiro ano, quando o evento começou a tomar corpo, por estar em contato diretamente com prospects e com o mercado de Crédito e Cobrança. Consideramos o Fórum um dos principais eventos do ano e percebemos que o interesse dos presentes pela empresa foi bastante grande, porque as empresas estão buscando alternativas para reduzir custos”, comemorou o CEO Alexandre Dias.

Jefferson Frauches Viana, presidente do IGeoc, anseia pela sétima edição do evento e ressaltou a importância de, neste momento tão controverso do cenário político brasileiro, que sejamos todos “vigilantes contra a corrupção”. “Minha imensa satisfação pelo sucesso deste dia diferente. Foram muitas reflexões para a vida. Gostaria de ressaltar o nosso compromisso com a ética e repúdio com a corrupção contra qualquer prática de corrupção”, finalizou.

(Fonte: ECM Cobranças)

Compartilhe

NA MÍDIA Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Pesquisa Total IP

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar seleção