7° Congresso Nacional de Recuperação de Crédito
O encontro, tradicional no segmento, contou com espaços para exposição e uma extensa agenda de palestras, debates e oficinas que são treinamentos rápidos, com uma didática técnica e operacional para gestores, supervisores de áreas operacionais e planejamento que administram operações de cobrança.
O Secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Davi Zaia, participou da abertura ressaltando que o Congresso é uma excelente oportunidade para trocar experiências e discutir novas ideias. “Umas das principais preocupações do Estado de São Paulo é a geração de oportunidade de emprego e sabemos que o setor de cobrança emprega bastante gente”, afirmou Davi Zaia.
Em seguida, a presidente da ASERC, Sandra Ferreira, ressaltou a importância de encantar clientes, acreditar nas pessoas e afirmou que luta constantemente para que o setor fique mais forte. “Fomentar discussões acerca do mercado é algo fundamental. Além disso, é muito importante aproximar organizações e prestadores. Isso ajuda no crescimento de todos”, declarou Sandra Ferreira.
No primeiro dia – 24/09, na parte da manhã, foi debatido o atual modelo de negócios para a terceirização da cobrança que requer aperfeiçoamentos na medida em que a tecnologia avança e os volumes se tornam gigantescos. Alvaro Musa (ASERC), Victor Loyola (Consultor), Marcel Solimeo (ACSP), Tega Francisco (Serasa) e Marcelo Ferreira (Cetelem) discutiram que aperfeiçoamentos podem ser feitos para obter maior eficiência e menores custos totais entre outras questões. À tarde Carlos Mencaci (Total IP) e Jan Wiegerinck (Gelre) falaram sobre como a área de recursos humanos pode ser um elemento estratégico para a terceirização da recuperação de crédito. Luigi Nesse discutiu aspectos jurídicos, trabalhistas e operacionais da gestão de RH na terceirização de cobrança.’
NO dia 25 de setembro, Robinson Oliveira (Serasa) falou sobre as melhores práticas globais para recuperação de crédito. Durante o painel, Robinson Oliveira (Serasa), Paulo Santos (Casas Bahia), Eduardo Braz (GoOn), Frederico Dias (Altitude Software) participaram de um debate franco, respeitoso e inteligente sobre a evolução atual e futura das técnicas para cobrança. Alessandra Akamine (SPC Brasil) falou sobre o uso do Cadastro Positivo na gestão da inadimplência. Após o almoço, os congressistas puderam participar do case de sucesso da Total IP com Ariane Abreu, Reginaldo Diniz e Rafael Albuquerque e da Credilink com o Mauro Melo.
Foram dois dias importantes para todos do setor.