LGPD: quais os impactos para as empresas?

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 01/09/2020 08h00, última atualização em 16/05/2022 17h32
LGPD: quais os impactos para as empresas?

No último dia 26, o Senado Federal aprovou a medida provisória nº 959/2020, sobre a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a qual tem o objetivo de tratar das informações pessoais dos brasileiros, incluindo as acessados e compartilhados na Internet. No entanto, não entrará em vigor imediatamente, somente após sanção ou veto do restante do projeto de conversão. Então, continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Novas necessidades geram tendências modernas

Valendo este regimento, uma das primeiras recomendações para as empresas se adaptarem à LGPD é solicitar novamente a autorização da base de dados. Logo, as companhias precisam estar atentas, porque as punições para quem descumprir a nova norma podem chegar a até 5% do seu faturamento. 

Dessa forma, é determinante sempre comunicar, claramente, quais serão os conhecimentos coletados e qual a finalidade. “Armazenar os mailings de forma segura, criar uma política clara de proteção e oferecer treinamento ostensivo às equipes envolvidas com esses materiais também são ações importantes”, explica o advogado George Leandro Luna Bonfim.

Para isso, criar a figura do Data Protection Officer (DPO) também é fundamental, pois ele atuará no relacionamento entre a autoridade nacional (Agência Nacional de Proteção de Dados), as pessoas e a própria corporação. “Entender como funciona o fluxo desses conceitos na entidade, quais são os pontos fracos a serem aprimorados, é essencial. A partir daí, criar medidas saneadoras e promover treinamentos”, expõe Bonfim.

Dentre as hipóteses para o uso dos elementos, o qual a LGPD qualifica como “tratamento”, constam uma série de requisitos, sendo a principal delas o consentimento de tal manuseio pelo titular. “Na lei europeia, inspiração para a brasileira, uma empresa pode comprovar o legítimo interesse para fazer propaganda por e-mail marketing, por exemplo”, analisa o advogado.

De acordo com a Mazars, auditoria e consultoria empresarial, o primeiro desafio para as corporações se adaptarem ao novo instrumento legislativo está na cultura organizacional. “É preciso mudar e olhar com atenção as referências pessoais, como eles devem ser tratados e como protegê-los, saber até mesmo como as instituições parceiras estão fazendo em relação a isso”, alerta o sócio de Consultoria na Mazars, Heliezer Vianna. 

Adeque-se à LGPD

Por isso, é preciso gerir de perto esses conhecimentos e quem tem acesso a eles, porque um deslize pode causar um prejuízo para o negócio. Assim, uma licença como a “Gravação e Gravação de Tela”, da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers, auxilia o empreendimento de forma eficiente. Ela permite gravar a tela do computador do usuário desde o início da ligação até um período após o término da mesma. Tudo de maneira configurável. Isso ajuda os gestores no monitoramento da equipe e também no cuidado com a difusão de dados, tanto internos quanto externos. 

Portanto, “esse regulamento sempre foi relevante, contudo, agora tem um peso ainda maior. Então, ajustar esses requisitos ajuda a companhia a irem além e movimentar o mercado”, comenta o presidente da Total IP, Carlos Henrique Mencaci. Ou seja, esse é um grande ponto de atenção, principalmente, diante de formatos de trabalho flexíveis como o home office, os quais exigem maiores cuidados com materiais institucionais. 

Nesse sentido, outra questão significativa está nas atualizações dos contratos com fornecedores, prestadores de serviço e parceiros envolvidos no tratamento de tais elementos. Em decorrência da responsabilidade solidária frente lei para esses agentes de análise de dados (controlador e operador). “Por isso, é preciso esclarecer todas as responsabilidades e políticas, contratualmente definidas”, finaliza Bonfim.

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Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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