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Foi desenvolvido um modelo computacional capaz de prever, utilizando inteligência artificial, o número de novos casos de Covid-19 no Brasil. O trabalho foi criado no escopo do curso “Análise e visualização de dados do Coronavírus”, [...]
Foi desenvolvido um modelo computacional capaz de prever, utilizando inteligência artificial, o número de novos casos de Covid-19 no Brasil. O trabalho foi criado no escopo do curso “Análise e visualização de dados do Coronavírus”, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A ferramenta pode ser útil, por exemplo, na hipótese de falta de testes ou de divulgação de informações pelo governo ou mídia.
“Usei os dados do Google Trends para algumas palavras correlacionadas ao vírus. Então, treinei o computador, usando aprendizado de máquina para, com base no volume de pesquisa de determinados termos no buscador, ele predizer o número de novos “, sintetiza Lilian Caroline Kramer Biasi, pós-doutoranda no Laboratório de Engenharia de Sistema Complexos (Lesc) da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Segundo a pesquisadora, existem diferentes métodos para se treinar um computador, tais como o modelo de florestas aleatórias – utilizado neste trabalho -, as redes neurais artificiais, etc. Em geral, em uma primeira etapa, o sistema aprende o comportamento das bases de entrada para gerar uma saída desejada. Nessa fase, são fornecidos tanto os dados de entrada, quanto a resolução desejada; o computador então aprende como correlacionar ambos.
Para desenvolver o modelo, a estudante analisou a tendência do número de buscas por determinados termos em 2020. Dessa pesquisa ela selecionou palavras pelos quais as buscas foram intensificadas durante a pandemia – como “álcool”, “máscaras”, “coronavírus” etc. Após a identificação, a acadêmica implementou um algoritmo de aprendizado de máquina usando o modelo de regressão de florestas aleatórias (em Inglês “Randon Forest Regression“).
De acordo com as previsões do Fórum Econômico Mundial, a robótica avançada e a inteligência artificial estão entre as ciências impulsionadoras de mudanças futuras. Uma das razões é a necessidade de responder aos consumidores de forma cada vez mais rápida.
“Assim, as máquinas vieram para ficar. Logo, atualizar-se é indispensável. Afinal, de acordo com estudo global da Unisys, a falta de modernização adequada é um empecilho para a produção. Por isso, a inovação faz a diferença não apenas na rentabilidade, mas também no engajamento”, explica Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP+IA – Soluções e Robôs para Contact Centers.
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