Logo Total IP News

Modelo computacional usa inteligência artificial para prever novos casos de Covid-19

Foi desenvolvido um modelo computacional capaz de prever, utilizando inteligência artificial, o número de novos casos de Covid-19 no Brasil. O trabalho foi criado no escopo do curso “Análise e visualização de dados do Coronavírus”, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A ferramenta pode ser útil, por exemplo, na hipótese de falta de testes ou de divulgação de informações pelo governo ou mídia.

Aprendizado de máquina: inteligência artificial

“Usei os dados do Google Trends para algumas palavras correlacionadas ao vírus. Então, treinei o computador, usando aprendizado de máquina para, com base no volume de pesquisa de determinados termos no buscador, ele predizer o número de novos “, sintetiza Lilian Caroline Kramer Biasi, pós-doutoranda no Laboratório de Engenharia de Sistema Complexos (Lesc) da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Segundo a pesquisadora, existem diferentes métodos para se treinar um computador, tais como o modelo de florestas aleatórias – utilizado neste trabalho -, as redes neurais artificiais, etc. Em geral, em uma primeira etapa, o sistema aprende o comportamento das bases de entrada para gerar uma saída desejada. Nessa fase, são fornecidos tanto os dados de entrada, quanto a resolução desejada; o computador então aprende como correlacionar ambos. 

Para desenvolver o modelo, a estudante analisou a tendência do número de buscas por determinados termos em 2020. Dessa pesquisa ela selecionou palavras pelos quais as buscas foram intensificadas durante a pandemia – como “álcool”, “máscaras”, “coronavírus” etc. Após a identificação, a acadêmica implementou um algoritmo de aprendizado de máquina usando o modelo de regressão de florestas aleatórias (em Inglês “Randon Forest Regression“). 

Mudanças futuras

De acordo com as previsões do Fórum Econômico Mundial, a robótica avançada e a inteligência artificial estão entre as ciências impulsionadoras de mudanças futuras. Uma das razões é a necessidade de responder aos consumidores de forma cada vez mais rápida.

“Assim, as máquinas vieram para ficar. Logo, atualizar-se é indispensável. Afinal, de acordo com estudo global da Unisys, a falta de modernização adequada é um empecilho para a produção. Por isso, a inovação faz a diferença não apenas na rentabilidade, mas também no engajamento”, explica Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers.

Quer saber mais sobre como modernizar o seu negócio? Então, fale conosco!

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Tags: ,

Abrir conversa
Quer saber mais sobre a Total IP?
%d blogueiros gostam disto: