Inteligência Artificial: bom ou ruim para as companhias?

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 31/05/2021 10h00, última atualização em 29/03/2022 20h36
Inteligência Artificial: bom ou ruim para as companhias?

A potencialização do uso das tecnologias digitais já se tornou um assunto corriqueiro. Em diversos segmentos do universo empresarial, a mudança pôde ser nitidamente vista com a implementação da Inteligência Artificial (IA). Isso pode acontecer com o uso dos bots ou assistentes virtuais, por exemplo, retirando o pré-atendimento dos agentes humanos e os dando novas funções mais produtivas.

O poder da transformação digital 

Para o professor de pós-graduação na IBE Conveniada da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Victor Corazza Modena, a tecnologia tem sido uma grande aliada das companhias, mas por si só, a IA não resolve o problema de ninguém. “É necessário analisar o cenário e criar estratégias assertivas, promovendo valor às necessidades e desejos dos clientes. Do contrário, pode acarretar prejuízos de várias formas e tamanhos”, analisa.

De acordo com ele, está na moda ouvirmos inúmeras soluções trazendo essa engenhosidade como grande chave de mudança e diferencial de inovação. Contudo, para evitar frustrações e prejuízos, antes de implementar essa high tech nos negócios, o primeiro passo é compreender de fato a IA.

Segundo a pesquisa global da MIT Technology Review, 91% das marcas “icônicas” utilizam recursos dessa forma para aumentar a satisfação de seus consumidores. “Afinal, quanto mais eles usarem o programa, mais inteligente ele fica. Sozinho, livre e automático”, destaca o professor.

Pontos de atenção

Contudo, é preciso estar atento a alguns pontos listados pelo diretor de tecnologia da Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes, Giovanne Oliveira. Veja:

  • Essa tecnologia não substitui as pessoas, se soma à elas;
  • Tenha um atendimento humanizado, pois “os clientes não gostam de falar o tempo inteiro com um robô, sem interação, o qual não entende o interlocutor”, explica;
  • A falta de boas ferramentas e de suporte pode atrapalhar a performance da equipe.

Essas observações são importantes, pois a interação pessoal é certamente o principal caminho para impressionar o público final. “Ao tirar dúvidas ou realizar compras com um atendente bem informado sobre seu serviço ou um agente virtual de qualidade, o público fica mais satisfeito e confiante”, complementa o diretor.

Alternativas 

Nesse sentido, Modena elencou dicas e alternativas para aplicar essa inteligência, na intenção de trazer bons e inovadores resultados. Confira:

Desenvolva a empatia – “a empatia é fundamental antes mesmo de colocar a criatividade em ação. É algo muito simples, basta fazer uma conexão precisa e direta entre a dor do comprador e a solução proposta. Daí a mágica acontece”, expõe.

Ouça o mercado e seus clientes – “escutar vem antes do criar. Com essa habilidade, é possível entender as aflições do público. Qual o resultado disso? Maior facilidade para desenvolver soluções de problemas reais”, continua.

Busque alternativas – “os empresários podem e devem lançar mão de outras estratégias, pois algumas situações podem ser resolvidas de formas bem mais simples e baratas. Com uma programação tradicional, por exemplo”, recomenda.

Testar, testar e testar – por fim, testes rápidos continuam sendo um lema importante. “Nessa etapa, ter paciência e equilíbrio são aspectos fundamentais para quem quer ‘reinventar a roda”, finaliza Modena.

Quer inovar em sua organização? Nós podemos te ajudar. Entre em contato com a gente clicando nesse ícone do WhatsApp na sua tela. 

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

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