Industria 4.0: o futuro empresarial está na tecnologia

As crises revelam fraquezas e a pandemia ressaltou ainda mais a importância de toda a organização estar conectada. Por isso, a tecnologia ajuda as empresas a reagirem com mais flexibilidade às interrupções. Continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

O atual momento desafia todos os setores. “Especialmente em tempos excepcionais, como este, a conectividade torna os negócios menos vulneráveis”, comenta o membro da direção mundial e responsável pela área de tecnologia industrial do Grupo Bosch, Rolf Najork.

Nas instituições do futuro, as únicas coisas estáticas e fixas serão os pisos, paredes e tetos, o restante será capaz de se reinventar constantemente sem a necessidade de adaptações complexas e caras. Por isso, projetos nessa área impulsionam o progresso e proporcionam benefícios mensuráveis às transações. 

Com a ajuda da Indústria 4.0 é possível aumentar a produtividade em até 25%. “A high tech é essencial para qualquer empreendimento permanecer competitivo. Logo, é uma oportunidade única e  oferece um potencial enorme, pois também permite a resposta rápida e adequada às mudanças mercadológicas”, explica Najork.

É preciso inovar e automatizar 

Então, apesar de temas como home office, armazenamento em nuvem, reuniões virtuais já fizessem parte do vocabulário das companhias, tudo mudou nos últimos meses. Logo, quem ganhou destaque nesse período, foi a área tecnológica, seja para dar início ou melhorar a transformação digital. Isso é, “quem não investe nesse setor, certamente, terá muitos prejuízos”, ressalta o presidente da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers, Carlos Henrique Mencaci. 

Dessa forma, é preciso aproveitar essa inovação, pois ela permite automatizar tarefas repetitivas. Assim, os colaboradores podem usufruir de maior tempo para se dedicarem a atividades mais complexas e estratégicas. Também, a revolução 4.0, marcada pela robotização e inteligência artificial, ressignificou a interação com os clientes, exigindo das marcas, atendimentos mais ágeis, objetivos e eficientes. 

Ferramentas tecnológicas como aliadas em tempos difíceis 

Nesse sentido, os agentes virtuais, por exemplo, são importantes aliados das corporações. O “Agente Virtual de Retenção” faz a cobrança preventiva, quando o saldo a ser quitado não está vencido ou próximo da data de pagamento. Já o “Agente Virtual Negociador” busca negociar uma dívida. Por isso, é possível reter toda a ligação na URA – Unidade de Resposta Audível, a qual tem um grande conjunto de opções para a resolução das demandas. Contudo, ao esgotar as possibilidades e se a situação ainda estiver pendente, ele pode transferir para um atendente ou desligar a ligação. 

Para a personalização do contato com o público final, a URA é certeira. Ela é uma licença para agilizar a conexão com o comprador e atendê-lo de maneira assertiva, automaticamente. Além do mais, reduzindo a intervenção humana nessas conexões comerciais, gera-se ganhos em rendimento, redução de custos e erros.

São ferramentas e soluções capazes de complementar qualquer setor. O direcionamento de ligações (DAC), por exemplo, capta as chamadas recebidas e as direciona, de forma automática, a um atendente livre para iniciar o diálogo. Com isso, o tempo de espera é reduzido e o espectador fica satisfeito. 

Portanto, “a transformação digital é essencial em tempos de crise. Ou seja, é preciso se adequar às situações para se manter ativo no mercado”, expõe Mencaci. Ainda mais diante do isolamento social, afinal, atender aos desejos dos consumidores e otimizar processos são propósitos de todos os empreendimentos. 

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Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

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