Faça mais vendas em 2023!

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 21/04/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 14h26
Faça mais vendas em 2023!

No Brasil, por inúmeros motivos, milhões de cidadãos seguem o sonho de abrir o próprio negócio. Essa alternativa é interessante e movimenta bastante dinheiro no país. Ainda mais com a economia agitada, os empreendedores devem ficar ligados, atentos às inovações e aplicar novidades para se destacar em meio a concorrência acirrada. Sendo assim, veja como melhorar o desempenho em 2023 utilizando API WhatsApp Business.

 

O varejo on-line está consolidado mundialmente

 

De acordo com o estudo E-commerce Trends 2023, realizado pela Octadesk, em parceria com a Opinion Box, os consumidores demandam comodidade e os comerciantes correm para aprimorar o atendimento e oferecer uma maior variedade de produtos. Mesmo diante de um cenário positivo, é preciso estar sempre com o alerta ligado.

A chegada da pandemia, em março de 2020, obrigou as pessoas a experimentarem a prática da compra virtual, fazendo 61% dos respondentes preferirem essa ação em comparação a visitar uma loja física. “A segurança e praticidade envolvidas fazem a diferença nesse assunto. Hoje, a confiança no meio é maior e com a evolução, são muitas vantagens em aderir a essa opção”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

O aspecto financeiro continua sendo um fator fundamental. Assim, 73% dos entrevistados escolhem a Internet por conta do valor dos produtos. Já 72% gostam da praticidade de comprar sem sair de casa. Além disso, promoções na web (69%), facilidade para comparar preços (63%) e maior variedade de itens (55%) também foram listados.

Além do dinheiro, é essencial garantir uma experiência positiva em toda jornada virtual. O processo precisa ser fácil e prazeroso, oferecendo uma boa prática desde a navegação na loja até a hora de ler a descrição do objeto. Afinal, 73% das pessoas preferem utilizar o smartphone para fazer as encomendas, enquanto apenas 27% usam computador ou notebook. Por isso, as empresas precisam estar atentas para acompanhar essa tendência e agradar a maioria dos usuários.

 

Converse com seu público

 

Ainda, segundo o relatório, os canais de atendimento influenciam o público. Isso acontece porque a qualquer momento o cliente pode precisar entrar em contato com a marca, seja para tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou oferecer sugestões. Neste cenário, o chat foi o favorito, com 39%. Em seguida, aparece o WhatsApp, com 28% e, em terceiro, as redes sociais (12%). 

Nesse contexto, a Total IP oferece a API Oficial WhatsApp Business. Com ela, é possível enviar milhares de mensagens ativas, utilizando templates (HSM) pré-cadastrados e homologados junto ao Facebook. Sendo assim, é uma grande aliada em campanhas para usuários consolidados ou alvos.

Com essa ferramenta, o usuário pode tirar dúvidas e solucionar problemas quando for melhor para ele. Além disso, a maioria das solicitações são resolvidas sem ocupar um atendente, incrementando a produtividade da sua equipe. Tudo isso utilizando o app favorito dos brasileiros: o WhatsApp.

Isso também pode ser aplicado em forma de chat no site da organização. Para agilizar o atendimento, é adicionado um robô com inteligência artificial capaz de resolver necessidades com a redução da mão de obra humana repetitiva, gerando a diminuição dos custos operacionais. Se não for suficiente, é simples fazer o transbordo para um operador.

 

Explore as datas comemorativas

 

As datas comemorativas movimentam o varejo e são cruciais na atração e fidelização dos clientes de todos os perfis. Afinal, os cidadãos estão sempre em busca de uma experiência positiva e humanizada. No Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, houve uma elevação de 43% no faturamento via e-commerce, em comparação com o ano anterior, segundo dados da Rede.

Pensando no futuro, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, confira algumas estratégias para aproveitar as datas sazonais. Confira:

 

Disponibilize cupons de desconto:

 

De acordo com a pesquisa citada anteriormente, para 55% dos compradores, os cupons de desconto influenciam na decisão.

 

Aposte no marketing:

 

O investimento em campanhas de marketing é um caminho muito percorrido e com grande potencial de render bons frutos. No entanto, é importante planejar de forma cuidadosa e estratégica, considerando o perfil do público-alvo e as particularidades de cada ocasião.

 

Marque presença nas redes sociais:

 

As redes sociais já se tornaram uma etapa fundamental nesse contexto. Por isso, é imprescindível manter-se ativo nos canais do seu negócio para gerar engajamento, pois esse pode ser o condutor da conversão e do aumento nas vendas. “É interessante divulgar seus serviços e movimentações para ser visto. O ideal é utilizar a linguagem correta e estar nas principais plataformas, como Instagram e LinkedIn”, ressalta Sanches.

 

Priorize a experiência do cliente:

 

Essa preocupação é imprescindível. De acordo com a New Voice Media, 58% dos respondentes não retornam a lugares onde se sentiram mal tratados. 

 

Garanta rapidez e praticidade:

 

A concorrência é acirrada nos dias atuais. Por isso, é essencial facilitar o processo. 

 

Varie nas opções de pagamento:

 

Aos poucos, o mercado avança dentro da realidade econômica do pós-pandemia. Muitos brasileiros passaram por desemprego, corte de custos, replanejamento financeiro, entre outras situações. É muito crucial entender as necessidades de cada indivíduo, principalmente daqueles com os orçamentos mais apertados e investir em soluções de pagamentos inovadoras para melhor atendê-los.

Para isso, a Total IP conta com a solução ideal: os Robôs para Meios de Pagamentos. Com eles, uma aplicação é instalada em nuvem ou presencial e mantida por uma operadora financeira. Com a autorização dessa instituição, é possível realizar negócios pelo telefone. “Ela possui criptografia adequada à Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais – LGPD, ou seja, há como mitigar os riscos presentes por meio de cartões de crédito, bem como outros dados sensíveis. Com isso, a segurança é garantida”, ressalta o gerente comercial.

 

Adote sistemas personalizados:

 

A logística eficiente é determinante para o sucesso das operações, especialmente em épocas com alta demanda de entregas. Conforme levantamento da Dito CRM, 54% dos consumidores já desistiram de fazer compras devido ao longo prazo de entrega dos produtos. Para evitar esses problemas, os players devem adotar estratégias personalizadas, por meio de sistemas tecnológicos de gestão e distribuição.

 

Portanto, conosco você tem a chave para o sucesso no atendimento ao cliente. Para saber mais sobre a Total IP, clique no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

 

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

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