Estabeleça o home office ou o modelo híbrido em sua companhia

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 22/06/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 14h44
Estabeleça o home office ou o modelo híbrido em sua companhia

Após um período de dois anos de isolamento social, devido a pandemia da Covid-19, a sociedade precisou se adaptar com urgência. Dentro disso, um dos principais recursos para a manter a segurança, foi o investimento em tecnologia. A partir dela, diversas ações passaram para o ambiente virtual, como por exemplo, o trabalho. Não demorou muito para a contribuição remota conquistar os colaboradores, por isso, se manteve mesmo após a flexibilização. No entanto, hoje, ainda existem empresas longe de considerar a possibilidade, a qual, com as soluções corretas, como os relatórios e dashboards, tendem a fazer toda a diferença em um negócio. Então veja, nesta matéria, como gerir a sua companhia a distância com a Total IP. 

Entenda as diferença entre 100% remoto e híbrido e como está a sua adesão no Brasil 

Remoto: esse modelo configura a contribuição 100% distante da empresa. Assim, não solicita, em nenhuma circunstância a presença na sede da companhia. “Essa possibilidade é visada por muitos aspirantes, principalmente, aqueles com desejo de trabalhar de qualquer lugar do mundo, ou seja, adeptos ao anywhere office. Além disso, coloca mais tempo livre e flexibilidade na rotina dos indivíduos”, comenta Mencaci. 

Hoje, no Brasil, essa alternativa tem reduzido entre as corporações. Conforme uma pesquisa da FGV – Fundação Getúlio Vargas, em 2021, 57,5% das corporações afirmam ter adotado essa opção, de forma parcial ou total, incluindo quem já a mantinha antes da pandemia. Esse percentual diminuiu para 32,7% em outubro de 2022. A Indústria e o Setor de Serviços, as áreas de destaque durante a crise sanitária, quando atingiram proporções de adoção de home office por 72,4% e 65,5% das entidades, respectivamente, reduziram a aplicação para 49% e 40,3%. 

Híbrido: já nessa denominação, a contribuição varia entre presencial e a distância. O meio termo permite aos envolvidos um maior prazo de descanso, ainda não exclui a versatilidade do cargo e ainda proporciona maior conectividade entre a equipe. “O método é essencial para poupar o time de situações estressantes, como o trânsito durante toda a semana, conseguir conciliar as duas vertentes, particular e laboral e, ainda, interagir com o time”, pontua o executivo. 

Segundo pesquisa do Google Workspace com a consultoria IDC Brasil – International Data Corporation, a adesão do modelo híbrido é uma realidade para 56% dos profissionais ouvidos. Isso representa um aumento de 12 pontos percentuais em relação à edição do estudo de 2021. Essa opção ganha espaço em relação às formas puramente remotas (19% em 2022 x 27% em 2021) e presencial (25% em 2022 x 29% em 2021). 

Só uma boa rede de Internet não é o suficiente para ter uma empresa digital, é preciso contar com soluções 

A condição de contribuição remota precisa ser estabelecida por meio de ferramentas integradas ao sistema empresarial. Afinal, nem tudo pode ser resolvido, ou fica seguro, apenas em uma conexão de rede. “É fundamental buscar mecanismos para compor o escritório digital. Uma boa conexão não entrega o desempenho correto, além dela, deve-se aplicar em soluções, como as da Total IP, para monitorar, ajudar, marcar a presença e manter a comunicação ativa e assertiva”, alerta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. Então, o representante lista três softwares essenciais para estruturar a sua organização virtualmente: 

Transcrição de áudio ou speech analytics: esses recursos podem ser o braço direito dos monitores de uma equipe de atendentes. Afinal, eles auxiliam, não só na captação da satisfação do cliente, mas também são instrumento de avaliação do próprio funcionário. “Ouvir uma conversa de dez a 15 minutos para localizar os erros em centenas de ligações pode virar uma tarefa infinita sem a transcrição de áudio. Ela é capaz de identificar as vozes e colocá-las em formato de texto rapidamente. Isso torna essa análise prática, até mesmo para observar e pontuar os comportamentos durante um feedback”, explica o representante da Total IP. 

Relatórios e Dashboards: prestar atenção às suas atribuições e ainda acompanhar os demais em volta pode ser uma dificuldade para muitos gestores. No entanto, colocar todos cooperantes e a sua movimentação em uma tela consegue superar esse empecilho e agilizar a observação. “Esse serviço contribui no instante de examinar cada integrante por meio de dados concisos”, acrescenta Sanches. 

Para reter a presença de cada um sem depender apenas do registro do ponto na entrada e saída, o relatório de “grupo de usuários” cumpre essa demanda, ele exibe o status de cada cooperador. O “login, logout e produtividade”, quase dispensa explicações, mas são ações para controlar a entrada e saída no sistema, onde também calcula o tempo total das pausas. 

Assinatura Digital: para condizer com a exigência da vaga, manter a contratação direto no meio on-line também é fundamental. “Como referência das nossas admissões, sempre podemos contar com a ferramenta da Assine Bem. A plataforma nos auxilia a reduzir as burocracias em torno de uma rubrica em um documento. Todo o acordo fica seguro, simples e seguro. Afinal, não faria sentido solicitar a presença do funcionário, distante, apenas para assinar papéis, como também esperar por inúmeros dias para enviar toda a documentação e o seu retorno para efetivar a negociação. Dessa maneira, fica mais viável considerar a implementação”, conta o gerente.

Por fim, veja as vantagens de quem adota a contribuição híbrida ou remota

Altos níveis de produtividade: segundo um levantamento da Pagegroup, 68% dos colaboradores afirmam ser mais produtivos dentro dessa circunstância. 

Flexibilidade: a partir de um estudo da consultoria Mercer, 43% dos brasileiros buscam mais flexibilidade em seu ofício. Isso considerando a contribuição nesses parâmetros. “Essa atitude é responsável por reter e manter grandes talentos no quadro de funcionários”, alerta Sanches. 

Expansão da marca: ao alcançar uma nova localização a partir do time, o reconhecimento em outra região será inevitável, seja como marca empregadora ou para recrutar mais clientes.

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