Esse é um bom momento para o setor de cobrança

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 02/12/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 15h10
Esse é um bom momento para o setor de cobrança

Nos últimos anos, a população mundial enfrentou grandes desafios. Principalmente por conta da pandemia, a situação financeira de muita gente foi prejudicada. No Brasil, o desemprego foi grande e os cidadãos precisaram buscar alternativas para ter uma renda. No entanto, o cenário está melhorando e representa uma boa oportunidade para o setor de cobrança aplicar os Discadores e API WhatsApp Business para atuar.

 

O impacto da pandemia nas finanças da população

 

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, o endividamento das famílias brasileiras atingiu, em 2021, o maior patamar dos últimos 12 anos. O primeiro impacto desse crescimento do número de pessoas nessa situação, segundo especialistas, é a elevação na procura por crédito, apontado como a forma mais assertiva para o consumidor recompor seu poder de compra. “Contudo, o principal é não deixar esse problema expandir, pois acarreta em uma espécie de bola de neve”, alerta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Isso chama a atenção para a necessidade de uma estratégia eficaz e de um bom serviço, com métodos e tecnologias avançados, por parte de comerciantes e corporações, principalmente dos pequenos e médios negócios, para diminuir o risco de inadimplência. Sendo assim, é importante ter bastante planejamento para receber a dívida.

Com o uso correto dessas ferramentas e um atendimento bem treinado e capacitado, a efetividade é maior. Dessa forma, é essencial contar com um esquema personalizado e elaborado conforme os seus objetivos e perfis de cada cliente. Por exemplo, imagine ligar para um consumidor inadimplente, ele atender e você não possuir ninguém para conversar com ele. Após isso, as próximas tentativas de contato serão em vão.

Para as decisões serem tomadas de forma correta, evitando constranger o indivíduo do outro lado da linha, é preciso analisar detalhadamente cada caso. Sendo assim, os operadores devem saber como conversar, negociar e oferecer a melhor opção de pagamento. “Ou seja, nesse instante, o seu time e a estrutura da sua empresa são fatores decisivos”, complementa Sanches.

Uma opção pode ser o API WhatsApp Business da Total IP. Atualmente, é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Com ele, cada colaborador pode falar com várias pessoas ao mesmo tempo, o consumidor responde quando puder e você conta com histórico e localizador de mensagens, servidores em nuvem e suporte 24 horas por dia.

Outras alternativas são os discadores Preview, Power, Preditivo e Preditivo Plus. Eles eliminam as três primeiras etapas improdutivas de uma operação: buscar um alvo, chamar e afastar contatos não efetivos (não atende, ocupado, números inválidos e secretária eletrônica). Assim, apenas os efetivos são transferidos, aumentando em mais de 45% sua produtividade.

O gerente comercial também destaca a mais nova solução da Total IP: o THD. Essa solução utiliza mecanismos avançados de dupla classificação: pré e pós-atendimento da chamada. Assim, 100% das ligações são classificadas, sua operação fala apenas com humanos e ganha economia de até 88%.

 

As discagens improdutivas são eliminadas com base no conhecimento aprendido no decorrer do uso, com tuning preventivo a cada duas horas, todos os dias. “Para garantir a segurança, controlamos o fluxo de ligações por DDR e o sistema interrompe o canal após 80 mil chamadas no dia para evitar o bloqueio da Anatel”, comenta o especialista.

Além de contar com o monitoramento dos canais direto na aplicação, ao atingir esse número, o usuário e os responsáveis recebem um e-mail com alerta. Contudo, o atendimento humano não é barrado. A empresa aciona o contato apenas uma vez e, se ele aceitar, já entrega para um operador. Ou seja, não perde-se tempo checando o mailing.

 

A renegociação das dívidas no Brasil

 

Segundo a CNC, o índice de cidadãos do país enfrentando dificuldades com o dinheiro é de 79,2%. Entre eles, 86,2% possuem parcelas no cartão de crédito. Os carnês representam a segunda modalidade com mais complicações. Apesar da queda em outubro, a proporção de endividados avançou 4,6 pontos percentuais nos últimos 12 meses. Na análise dos estados, o Paraná registra o pior quadro, com 95,8%. O Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro aparecem na segunda e terceira posição, com taxas de 91,9% e 89,7%, respectivamente.

Com um número tão alto de dívidas, os bancos negociam diretamente com os clientes. Oferecer empréstimo ou parcelamento do déficit são opções comuns nesse meio para não se transformar em inadimplência. Para isso, economistas dão a dica para os brasileiros pagarem primeiro as maiores parcelas, com maior taxa de juros e optar pelo crédito consignado.

As instituições financeiras, por sua vez, têm o papel de entrar em contato com os devedores para realizar um acordo. Dessa forma, devem elaborar uma boa estratégia para esse caso. O executivo da Total IP ressalta alguns erros cometidos constantemente: “as organizações ligam com mensagens ruins, para números errados ou incomodam com chamadas mudas pela falta de operadores disponíveis. Isso diminui a chance de chegar ao objetivo inicial”. 

Para essas situações, alternativas como os discadores e a criação de campanhas específicas são interessantes. Com isso, a ferramenta dispara ligações sem interrupção a partir da disponibilidade de um agente e outras funcionalidades valiosas, como: detecção de caixa postal, número inválido e rota congestionada, algoritmo próprio para manter a carga constante nos atendentes, repetição de discagens para quando o receptor estiver ocupado, entre outras.

O panorama tende a melhorar com o surgimento do Open Banking. Essa novidade possibilita o compartilhamento de movimentações e dados entre diferentes instituições, utilizando plataformas distintas para além do aplicativo ou página na web. O intuito é favorecer os usuários e diminuir custos. Essas ferramentas vieram para não existir mais uma oligarquia. Para participar, o indivíduo deve dar permissão. Ele também escolherá o período e as finalidades desejadas. Qualquer repasse de informações deve ser comunicado para saber quem teve acesso a elas. 

 

Portanto, se você atua nesse segmento, prepare a estrutura do seu negócio para ter sucesso. Para conhecer mais sobre a Total IP, entre em contato conosco clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Em nosso site e redes sociais, são publicados conteúdos diários sobre variados assuntos em alta no universo tecnológico. Nos acompanhe! Esperamos por você.

 

Um pouco sobre nossas soluções

 

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

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