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Erros comprometedores da área de TI

De acordo com a pesquisa da consultoria internacional Standish Group, somente 29% dos projetos de tecnologia da informação são finalizados com sucesso. Em geral, a falta de um bom planejamento, problemas de comunicação e a má utilização dos recursos disponíveis são as principais causas de erros dentro do setor. [...]

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 26/05/2021 10h00, última atualização em 29/03/2022 20h36
Erros comprometedores da área de TI

De acordo com a pesquisa da consultoria internacional Standish Group, somente 29% dos projetos de tecnologia da informação são finalizados com sucesso. Em geral, a falta de um bom planejamento, problemas de comunicação e a má utilização dos recursos disponíveis são as principais causas de erros dentro do setor.

Organização e planejamento são palavras-chave em TI

Para o dirigente da consultoria Projeta, Rafael Villega, a falta de processos bem definidos somada à necessidade de agilidade são uma combinação prejudicial à performance desses profissionais. “Por ser um ambiente ágil e complexo, os colaboradores podem ter dificuldades em planejar suas atividades, saber quais demandas priorizar ou como aplicar os recursos. Isso compromete o andamento do trabalho como um todo e se um projeto deles falhar, eles podem atrapalhar o planejamento estratégico da organização”, explica.

Para evitar isso, o consultor elencou os erros mais comuns relacionados a esse gerenciamento e possíveis soluções. Veja:

Falta de planejamento: é necessário definir um cronograma detalhado de todas as tarefas a serem desenvolvidas. Então, lembre-se de detalhar os prazos, as atividades, as primazias  e o tempo estimado de realização.

Não definir um escopo: um rascunho ajuda a definir o tipo de abordagem e as melhores práticas para o andamento dos procedimentos.

Falhas na comunicação: aproximadamente 90% do tempo gasto para a execução das funções é investido na comunicação entre as partes envolvidas. Por conta disso, o setor de TI não pode trabalhar como um departamento à parte, como fez por muito tempo. “Aqui na Total IP, nós temos e incentivamos uma relação legal com toda empresa para alinhar o diálogo. As áreas costumam fazer suas reuniões locais e pelo menos uma vez ao mês, a companhia toda se une no comunicado digital para celebrar as conquistas de todos os times. Isso deixa todos os colaboradores com o mesmo nível de informação a respeito dos andamentos internos”, explica o gerente comercial daTotal IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes, Tiago Sanches.

Não tomar cuidado com a segurança de dados: tecnologia e dados andam lado a lado. Por isso, é importante tomar precauções para garantir a segurança dessas informações e adequar os processos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Não investir em recursos físicos e humanos: cabe às instituições fornecerem a infraestrutura para os contratados cumprirem todas as etapas do sistema. Além disso, facilitar a atualização e especialização dos conhecimentos também contribui para a eficiência do serviço.

Ademais, o investimento em inovações gera um aumento de 92% no faturamento em vendas, conforme o estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com o Oasis Lab Innovation Space. “Ou seja, o uso das high techs resulta em um diferencial competitivo no mercado”, finaliza Sanches.

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Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

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