Empresas pagarão para ter WhatsApp? Entenda as mudanças!

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 19/05/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 14h45
Empresas pagarão para ter WhatsApp? Entenda as mudanças!

Desde quando o WhatsApp foi introduzido nas lojas oficiais dos smartphones Apple e Android, na App Store e Play Store, respectivamente, seu uso tem se ampliado bastante na rotina dos brasileiros. O app virou o queridinho da nação e, nesse sentido, empreendedores apostam nessa como uma plataforma assertiva para atendimento e comunicação com os clientes. 

WhatsApp Premium é a novidade

Recentemente, entretanto, a Meta – plataforma responsável pela solução – anunciou novidades para o aplicativo a respeito do WhatsApp Business – voltado a empresas e lojas dos mais diversos segmentos e tamanhos. Contudo, a medida gerou algumas dúvidas, pois o plano para utilização dos novos aparatos será pago. 

A inovação chamada de WhatsApp Premium permitirá a criação de um link personalizado com o nome da marca no URL (endereço de site eletrônico), facilitando ações de marketing, vendas e até mesmo de suporte. Esse texto poderá ser alterado a cada três meses. Além disso, será possível adicionar dez devices a mais no perfil em relação ao padrão estabelecido atualmente para a modalidade regular. 

Preocupação indevida

Embora essas possibilidades sejam cobradas, a assinatura da nova modalidade será opcional e, além disso, não aparecerá para os perfis pessoais dos usuários. O serviço ainda não tem data de lançamento, afinal, está em desenvolvimento, tanto para os celulares, quanto para a versão desktop – o WhatsApp Web.

Quem já possui a versão Beta instalada pode ter a sorte de já ver o serviço aparecendo como uma opção, mas ainda não vê mudanças efetivas aplicadas. Esse serviço já vinha sido debatido e comentado por meio de rumores pela web e agora veio a confirmação. Entretanto, pouco se sabe sobre como irá funcionar, na prática e, além disso, qual será o montante exigido para aproveitar os benefícios. 

Fidelização de clientes é impulsionada

De qualquer forma, é possível aproveitar os recursos disponíveis no WhatsApp de diversas formas atualmente. “Utilizá-lo no atendimento ao cliente, além de trazer melhores resultados, fideliza mais facilmente o público à companhia”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes. 

De acordo com ele, a satisfação dos consumidores aumenta quando se sentem respeitados e a comunicação é clara. “Ao conversar por um aplicativo de mensagens, você tem alguns recursos extras em relação ao telefone, por exemplo. É possível enviar fotos, vídeos e áudios de maneira ágil, os quais podem complementar a informação compartilhada por ambas as partes”. 

Autonomia e liberdade

Além disso, a autonomia também é favorecida, afinal, quem quer um suporte pelo aplicativo consegue responder a mensagem apenas quando estiver livre. “Na rotina agitada da maior parte das pessoas, dar a chance delas responderem apenas quando querem e podem é essencial para elas se sentirem respeitadas”. 

Quem tem o poder de compra tem aumentado constantemente as exigências em relação à experiência oferecida pelas organizações. “Não dá mais para se basear na política do mata-mata. O preço menor nem sempre é a melhor estratégia e, além de não garantir a permanência do vínculo com a empresa, também peca em outros sentidos”, continua o gerente. 

Público cada vez mais digital

Por conta da pandemia do coronavírus, muitas acelerações na revolução digital foram sentidas. Se antes, o contato físico, visual e humano fosse a estratégia mais valorizada por muitos, após meses – e até anos – de isolamento social e quarentena mudaram essas percepções. 

“Mesmo quem era mais resistente à tecnologia se viu ‘obrigado’ a utilizá-la e, assim, concluiu de forma prática como as invenções podem auxiliar nas relações – dentro e fora do contexto corporativo”, afirma Sanches. Justamente por isso, desconsiderar a multicanalidade pode ser arriscado.

Vivências diferenciadas ganham destaque

Segundo o gerente, é essencial apostar nos canais virtuais para o diálogo com o público. “Estamos lidando com uma geração muito conectada e quem não era, também ficou. Ter na palma das mãos a praticidade de resolver problemas complexos, adquirir um produto ou serviço ou ter apoio quando preciso mudou e muito as exigências dos indivíduos quanto às vivências disponibilizadas pelas entidades, reforça. 

Os Chatbots e E-mail também são boas investidas. “Dão maior agilidade e, além disso, assertividade para a interação. Até os SMS – os torpedos e mensagens de texto – são apostas incríveis para obter novos resultados. A taxa de abertura deles é alta e pode ser utilizada para avisos, promoções, negociações e etc.”, complementa Sanches. 

Diversas possibilidades: o foco deve ser em qualidade

Com tantas opções, a telefonia muitas vezes pode ser negligenciada. Porém, o gerente faz um alerta: “é um erro grave ignorar a relevância do atendimento via telefone. Ele segue muito importante e desempenha um papel indispensável para as companhias – e a tecnologia pode ajudar a estabelecer chamadas mais precisas, rápidas e satisfatórias”, compartilha. 

Diante disso, Sanches ainda faz um apelo: “em qualquer circunstância, é preciso apostar nas ferramentas certas e focar em qualidade. Esse será o grande fator de diferenciação da sua marca em relação à concorrência cada vez maior do mercado como um todo. Superar crises é mais fácil quando se usa a tecnologia”, conclui. 

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Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (PreviewPower, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS
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