Eleve o patamar do seu e-commerce

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 19/05/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 14h23
Eleve o patamar do seu e-commerce

A pandemia despertou na população a inovação e a necessidade de manter os serviços funcionando sem sair de casa. Tudo isso, para se evitar o contato entre as pessoas. Graças à evolução da tecnologia, essa realidade se tornou possível. No Brasil, algumas ferramentas tecnológicas eram pouco utilizadas, se comparadas a países desenvolvidos pelo mundo. Entretanto, as medidas de distanciamento social e lockdown fizeram os brasileiros aderirem a essas opções e, agora, se tornaram a preferência de muita gente. Um exemplo disso, é o sucesso da API WhatsApp Business.

 

O e-commerce segue em pleno crescimento

 

As compras on-line se tornaram um hábito na sociedade atual. Um exemplo disso são os dados do e-commerce no país registrados em 2022, o colocando entre os maiores players do mercado. Analisando o cenário atual, recentemente a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm revelou uma expectativa de crescimento do setor, atingindo 185,7 bilhões de reais somente em 2023. As expectativas estão em alta para os próximos quatro anos e o panorama continua favorável. Segundo o estudo, o faturamento esperado é de 273 bilhões de reais em 2027.

Ainda, segundo pesquisa da NZN Intelligence 74% dos consumidores têm preferência pelas compras virtuais. “Em um momento tão competitivo, se torna cada vez mais fundamental contar com diferenciais. Sendo assim, quanto mais agilidade, praticidade e eficiência o seu serviço proporcionar, melhor será visto pelo público”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

 

Como a tecnologia melhora o desempenho das empresas?

 

As mudanças promovidas pelos avanços ao longo dos últimos anos impactaram positivamente as corporações pelo mundo. Com sistemas digitais facilitando processos burocráticos e apresentando dados em tempo real, a procura por soluções é uma prática cada vez mais executada por gestores de grandes companhias.

Segundo um levantamento da Insights Report da Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Assespro, no Brasil, existem 215 mil empreendimentos do ramo. Desse total, apenas 9% tem mais de 20 anos, enquanto 46,5% tem menos de três anos. De acordo com a International Data Corporation – IDC, o país manteve 1,65% dos investimentos nesse segmento em nível global e 36% da América Latina.

Para quem está ingressando agora nessa esfera, ter a ajuda de uma ferramenta para substituir uma equipe é bastante interessante. De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, 80% dos brasileiros utilizam o “Zap” para se comunicar com as marcas. As principais finalidades são: a busca por informações (82% dos entrevistados), suporte técnico (68%) e a compra de produtos e serviços (57%). O percentual é maior entre as pessoas das classes A e B (85%).

Em outro estudo, feito pela Loja Integrada, 75% dos pequenos e médios empresários precisam do aplicativo como canal direto de vendas com seus clientes. Além disso, quase 68% dos lojistas afirmam usá-lo como principal ferramenta de atendimento, seguido pelo Instagram (15%) e o e-mail (5,6%). Para isso, a API WhatsApp Business da Total IP é essencial. Com ela, respostas automáticas são programadas e realiza-se uma triagem da necessidade do consumidor antes de passar para um atendente, se necessário.

 

Dentre as vantagens dessa solução, destaca-se:

 

Agilidade: o cliente recebe uma resposta imediatamente, seguindo o suporte com respostas em tempo real, sem deixá-lo esperando.

 

Disponibilidade de horário: funciona 24 horas, todos os dias da semana. Ou seja, não existe um horário comercial.

 

Volume de atendimento: ele é capaz de lidar com um alto volume de solicitações, evitando filas de espera.

 

Resolução de demandas mais simples sem precisar de um atendente: muitas solicitações podem ser resolvidas dispensando a intervenção humana. Isso garante redução nos custos.

 

Aumente suas vendas e vença a concorrência

 

O mercado conta com inúmeras opções e concorrentes e, por isso, é essencial se destacar dos demais e conquistar a clientela. Sendo assim, a CEO e fundadora da Modab, Bruna Havresko, compartilha algumas dicas para ter sucesso nessa missão:

 

Faça promoções sazonais:

 

Aliar as datas com combos de produtos ou descontos progressivos é uma ótima estratégia.

 

Esteja presente nas redes sociais:

 

As redes sociais são, sem dúvida, um dos canais de mais longo alcance para se destacar, pois estão na palma da mão de todos. Por isso, mantenha-se ativo nos portais do seu negócio para gerar engajamento. “Publicar vídeos e fotos, fazer lives e contagens regressivas de lançamentos despertam a curiosidade do consumidor e criam um vínculo. Se possível, traga exemplos e depoimentos de clientes reais”, sugere Bruna.

 

Invista em atendimentos multicanais:

 

Um dos principais benefícios do meio virtual é poder tirar todas as dúvidas no conforto de casa. Invista em diferentes formas de contato, como redes sociais, e-mails, telefones e aplicativos de mensagem. Cada um prefere ser atendido de um jeito diferente e possibilitar diversas alternativas dá a liberdade de escolha. Essa personalização faz toda a diferença na fidelização.

 

Fidelize clientes e tenha um bom pós-venda:

 

Conquistar novos compradores é sempre interessante para alavancar as vendas, mas ser lembrado por quem já te conhece é melhor ainda. Quando o indivíduo gosta de uma marca, o seu nível de interesse em retornar aumenta consideravelmente. Por isso, a fidelização é uma fase crucial do relacionamento. “Existem vários caminhos para isso, mas o importante é entender suas necessidades. Se você não perguntar e não mantiver contato, essa tarefa se torna complicada. Então, faça uma pesquisa de satisfação”, comenta a executiva.

Para isso, a Total IP oferece os Robôs Dinâmicos de Pesquisa. Ele coleta a opinião da pessoa do outro lado da linha para o gestor ter noção de como está o trabalho de sua equipe. “Logo, ajuda o comandante a acompanhar como seu time está atuando no cotidiano e, assim, pode dar feedbacks de pontos de melhoria”, destaca Sanches.

Em grande parte das instituições, essa questão sequer é um pilar estratégico, seus CEOs não compartilham metas em indicadores básicos como o Net Promoter Score – NPS. Além disso, objetivos e planos de ação não são desdobrados em todos os níveis da organização e muito menos impactam nos incentivos dos colaboradores.

 

Promova ações para gerar curiosidade e engajamento:

 

Fazer campanhas chamativas ajuda a reforçar a imagem da companhia. Acompanhada de mídias bem elaboradas, uma ação visual pode ser realmente impactante e benéfica para as vendas.

 

Portanto, fique por dentro das novidades do seu segmento de atuação e largue na frente da concorrência. Assim, você estará andando a passos largos rumo ao sucesso. Para conhecer mais sobre a Total IP, clique no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

 

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

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