Educação + tecnologia = sucesso!

A união entre essas áreas é fundamental para o desenvolvimento da nossa população

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 18/05/2022 08h00, última atualização em 17/05/2022 14h20
Educação + tecnologia = sucesso!

A pandemia mudou diversos hábitos de nossas vidas e a educação foi uma área com bastante transformação. Portanto, um dos principais desafios para o setor é a adoção e implementação de plataformas para facilitar os processos nas instituições. Dessa forma, a tecnologia pode ser aplicada pelos professores e também pela parte administrativa para resolução de etapas burocráticas e automação de processos.

 

A aplicação de tecnologias no ensino

 

Hoje, os jovens têm acesso a infinitas informações pela Internet. O aprendizado por meio de aplicativos pode dar aos estudantes habilidades reais para serem profissionais com ideias inovadoras e sociais como criatividade, alfabetização digital, pensamento crítico e colaboração. “A introdução dessas práticas no cotidiano desde a infância resultará em efeitos positivos no futuro”, destaca o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

Portanto, as propostas educativas de hoje devem ser autênticas e quase únicas. Não em vão, pesquisas realizadas pelo LinkedIn, Civitas e Adobe em 2021 demonstraram a importância dessas habilidades na carreira, pois o número de trabalhadores com essas competências cresceu 78% nos últimos dois anos.

Nesse cenário, devemos pensar em todos os atores envolvidos e seus respectivos papéis. Os professores não apenas ensinam, como também aprendem. Por isso, precisam de um ambiente inspirador e de uma comunidade de apoio. Contar com uma estrutura moderna e soluções inteligentes facilitará o trabalho deles.

Ao falar da educação, deve-se pensar também nas áreas administrativas, recursos humanos, recrutamento, comissões acadêmicas e cada participante do processo de gestão. Nesse sentido, tornar as etapas manuais mais automatizadas com o uso de tecnologias beneficia toda a comunidade com otimização do tempo, ambiente de trabalho atrativo e produtivo.

Nesse sentido, a Total IP oferece algumas alternativas interessantes, como a API do WhatsApp Business. Com ela é possível manter contato e proporcionar um atendimento personalizado para alunos e familiares. Além de mantê-los informados sobre vestibulares, matrículas, provas, dias de recessos e outras informações internas.

Ademais, essa solução facilita para tirar dúvidas dos estudantes sem ocupar atendentes e por meio de um aplicativo amplamente utilizado pela nova geração. Também pode ser um canal de comunicação com os responsáveis para envio de documentos, boletos bancários, entre outros. “Assim, evita a necessidade de deslocamento e agiliza o diálogo entre as partes”, comenta Oliveira.

 

O efeito da tecnologia nos estudos

 

A revolução digital está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas, com a Internet sendo acessada em mais de 80% dos domicílios brasileiros, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – Cetic.br. Conforme o levantamento, o setor educacional junto com entretenimento, tiveram o maior crescimento nos últimos anos.

Desde os educadores até os discentes, as dinâmicas acadêmicas estão sofrendo alterações, com a digitalização de produtos, processos e serviços para melhorar a experiência para todos os envolvidos. Mesmo antes da Covid-19, o setor estava em processo de atualização e, durante esse período de isolamento social, o movimento precisou ser acelerado. Veja alguns benefícios relacionados:

Acessibilidade: pessoas de qualquer local, idade e nível socioeconômico possuem o mesmo acesso. 

 

Aprendizagem interativa: com aulas em vídeos, gamificação e testes interativos, os diferentes formatos de ensino conseguem alcançar e engajar um maior número de alunos por assuntos variados, como estudo de uma nova língua ou programação.

 

Ensino personalizado: ajudam a absorver e reter melhor as informações, além de fazer o indivíduo se envolver mais no conteúdo.

 

Tecnologia ajuda os professores

 

A rotina administrativa de uma instituição de ensino envolve questões amplas. Algumas atividades são de responsabilidade dos docentes, como o lançamento de notas, planejamento das aulas, inserção do material de apoio nos sistemas, preparação de provas e correção de trabalhos. São tarefas do cotidiano, mas sem uma ferramenta adequada, podem ser morosas.

A tecnologia pode ajudar, inclusive, a ampliar em até 30% a dedicação dos professores aos seus estudantes, segundo o grupo SWA. Dessa forma, cria-se um contato mais próximo e fortalece a relação. Veja algumas áreas onde as soluções podem ajudar os dirigentes:

 

Gerenciamento acadêmico: para efetuar matrículas, envio dos horários das aulas, de documentação pedagógica, diário de classes, avaliações de desempenho, calendário de provas, lembrete de entrega de trabalhos e planos de ensino.

 

Gestão financeira: permite a organização das contas a pagar e a receber, com controle de movimentações bancárias, planos de pagamentos, descontos e convênios, emissão de segunda via de boleto e negociação de dívidas.

Nesse aspecto, a Total IP tem os Robôs para Meios de Pagamentos. Sendo assim, é feita a instalação do sistema em Nuvem ou presencial, mantida por uma operadora financeira. Com isso, é possível realizar transações por meio do telefone. Possuímos criptografia adequada à Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais – LGPD, ou seja, há como mitigar os riscos presentes por meio de cartões de crédito.

 

Portal do professor e do aluno: onde todas as informações são centralizadas e o relacionamento é construído.

 

Portanto, atualize a estrutura da sua instituição de ensino e esteja de acordo com as tendências do mercado. Dessa forma, atrairá o público jovem para a sua organização. Para conhecer mais sobre a Total IP, clique no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

 

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?