É preciso acompanhar as inovações no atendimento

Entenda como atualizações constantes do mercado impactam diretamente no atendimento

Por Vinícius Lima, Total IP - Publicado em 09/05/2022 08h00, última atualização em 09/05/2022 14h33
É preciso acompanhar as inovações no atendimento

 A cada dia, vemos mais inovações e tecnologias sendo apresentadas no mercado voltadas aos mais diversos propósitos. O principal objetivo de cada uma delas é facilitar a nossa vida e auxiliar com algum aspecto, seja na comunicação, interação social, produtividade, otimização e etc. No atendimento, não poderia ser diferente. 

Ficar antenado é essencial

Justamente por conta dessas constantes novidades bombardeando o mundo dos negócios e a sociedade como um todo, é preciso dar um jeito de se manter antenado. “Evidentemente, não podemos saber de tudo e nem é o recomendado tentar, porque o excesso de informações leva à exaustão mental”, alerta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes. 

Contudo, temas como o Metaverso, crescimento do e-commerce, mudanças no perfil de consumo das pessoas e outras entidades, redes sociais e etc. não podem ser deixados de lado. “Esses são os principais temas do momento e serão os grandes responsáveis por ditar como será nosso futuro”, comenta. 

Passado e presente se unem para construir o amanhã

Sanches ainda destaca como o passado também serve de aprendizado, não apenas o presente. “É comum vermos pessoas questionando, mesmo se na brincadeira, por exemplo, porque aprendemos história nas escolas. Contudo, inegavelmente, só os erros e acertos já cometidos são os responsáveis por garantir a realidade de hoje. A partir disso, teremos noções de como seguir daqui para frente”. 

Para ele, a interação conectada entre realidade física e virtual é uma boa maneira de compreender sua colocação. “Não existiria Metaverso se antes não fosse inventada uma Internet, com diversos investimentos e avanços para possibilitar essa nova maneira de interagir na web”. 

Por que se preocupar com isso?

De acordo com ele, é preciso ter esses conceitos em mente justamente por conta das transformações ainda a se desdobrarem. “Não sabemos com exatidão como tudo se configurará nos próximos anos, mas algumas tendências servem de alerta. A valorização crescente da Internet traz uma urgência no atendimento: os investimentos na multicanalidade”. 

Para se ter uma ideia, segundo um levantamento realizado pela Bloomberg, a previsão é ter um movimento de até US$ 80 bilhões (cerca  de mais de 400 bilhões de reais) nos fundos voltados a investimentos para fazer o Metaverso acontecer. A estimativa considera apenas os próximos dois anos. Ou seja, até 2024, quase meio bilhão de reais serão destinados ao aprimoramento desse novo mundo. 

Onde há dinheiro, há tendências

Sanches, portanto, faz um alerta: “o dinheiro segue as tendências mais sólidas. Ou seja, os investidores se sentem mais confiantes em projeções de menor risco, aquelas com maior chance de sucesso. Assim, com tamanha valorização, já podemos perceber como esse novo modelo de conexão possivelmente será um sucesso”. 

Outra forma de compreender o poder da web nas relações comerciais, sociais, políticas e culturais é a frequência de atualizações promovidas em ferramentas de interação entre pessoas e instituições, como o Instagram, TikTok, WhatsApp e Telegram. “O WhatsApp tem apresentado novas funcionalidades quase toda semana. Isso diz muito a respeito sobre a importância do recurso em nossas vidas”. 

Você supre as necessidades de seu público?

Tamanha relevância não deve ser ignorada. “O ‘Zap’ é o app de mensagens preferido do brasileiro, embora o Telegram também tenha crescido bastante nos últimos tempos e se configurado como outra excelente investida. Justamente por conta de sua relevância, apostar no atendimento a partir dessas plataformas é indispensável”, complementa o gerente comercial. 

“Evidentemente, para cada negócio e nicho de atuação, as soluções mais imprescindíveis podem mudar, contudo, é certo como os investimentos em um bom posicionamento e comunicação na Internet são indispensáveis. Quem não é visto, não é lembrado e essa premissa deve ditar os empreendimentos  a partir de agora”, conta. 

Sites, chatbots e apps

Não ter um site, perfil nas redes e não disponibilizar vários canais para o contato, portanto, mesmo se só para dúvidas, é uma atitude extremamente arriscada, a qual pode prejudicar a sobrevivência da organização. “Até os mais tradicionais têm se aberto mais para as soluções digitais”, reforça Sanches. 

Por isso, é imperativo oferecer um Chatbot, por exemplo, no portal eletrônico, para clientes iniciarem um suporte ágil e prático. “O ‘Whats’ cumpre a função de acelerar as tratativas no atendimento. Porém, os e-mails também são vitais. Até SMSs podem ser utilizados na emissão de avisos, cobranças, novidades e ofertas”. 

SAC teve mudanças

O Diário Oficial da União publicou em 2 de maio de 2022 uma nova resolução acerca do SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente. A partir de agora, as organizações devem disponibilizar a opção de cancelamento de um serviço pela mesma plataforma pela qual ele foi adquirido. 

Por exemplo, um contrato firmado pelo WhatsApp poderá ser rescindido pelo mesmo meio. A definição valerá depois de outubro e servirá como regra para entidades de quaisquer segmentos. “É uma das novidades a se atentar. Por isso, contar com a Total IP pode facilitar todo o processo, pois nossa ferramenta é completa, personalizável e favorece o acompanhamento assertivo de processos”. 

Quer saber mais? Então entre em contato com nossa equipe comercial!

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (PreviewPower, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS
Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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