É fundamental aplicar a digitalização no varejo

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 04/05/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 17h19
É fundamental aplicar a digitalização no varejo

Atualmente, vivemos um período de muita transformação em nossas vidas. Bastante influenciado pela pandemia, esse movimento ocorre em todas as áreas do cotidiano. Agora, grande parte da população percebeu os benefícios de aderir a esses instrumentos e, com isso, as empresas de varejo precisam se adaptar às novas necessidades com a API WhatsApp Business.

 

O e-commerce

 

As compras on-line seguem sendo tendência no Brasil. Ao comparar o primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março) com o mesmo período do ano passado, o setor teve alta de 12,59%. Usando a mesma base, o faturamento também viveu um boom de 11,02%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.

Para o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira, os números são muito significativos. “O volume de vendas de 2021 foi expressivo e com recorde, até então”. Sendo assim, mostra como essa prática está se tornando cada vez mais comum na vida das pessoas e, por isso, os empreendedores precisam estar preparados.

Já na comparação entre os meses de março e fevereiro, as vendas praticadas pela Internet tiveram crescimento de 22,03%. Quando a avaliação é entre março de 2022 e 2021, a alta foi de 3,80%. No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão é de 10,23%. Ao observar os dados do ranking regional, a composição ficou da seguinte forma: Norte (27,02%), Nordeste (22,79%), Centro-Oeste (15,81%), Sul (14,36%) e Sudeste (9,03%).

Em fevereiro de 2022, o e-commerce representou 11,6% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). A composição de compras, por segmento, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (42,5%), móveis e eletrodomésticos (28,7%) e tecidos, vestuário e calçados (10,5%). 

Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,2%) outros utilitários pessoais e domésticos (5,4%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,9%) e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%). Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base. Ainda sobre o levantamento, 17,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma encomenda pela web.

Nesse sentido, a Total IP conta com ótimas alternativas. Como por exemplo, os Robôs para Meios de Pagamentos. Com eles, as transações são realizadas pelo telefone. O recurso possui criptografia adequada à Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais – LGPD, ou seja, há como mitigar os riscos presentes por meio de cartões de crédito, bem como outros dados sensíveis. Logo, é garantido o tráfego seguro das informações entre o celular do comprador e do vendedor para a instituição financeira, responsável por processar o pagamento.

 

A digitalização vai além do e-commerce

 

O futuro para o comércio sempre será cheio de incertezas, não tendo como certo os rumos do mercado. O cenário econômico é indefinido e setores da economia estão enfrentando retrações. Contudo, há uma certeza: independentemente do contexto analisado, para companhias desse setor crescerem é fundamental pensar na digitalização das lojas e processos.

Esse ponto vem ganhando relevância e definirá se uma corporação sobrevive ou não. Assim, abordar esse tema de forma aprofundada é primordial. “Contudo, essa aplicação deve acontecer em todas as áreas da organização. Atualmente, existem soluções para auxiliar em diversos momentos do cotidiano de uma corporação”, explica Oliveira.

Com o surgimento da Covid-19 e as consequentes necessidades da população, esse tema ganhou mais força. Em um primeiro momento, parecia uma situação completamente negativa, pois foi preciso investir em cadastro, aplicativos, sistemas e novas metodologias. No entanto, o resultado foi satisfatório e tanto gestores quanto consumidores passaram a adotar essas medidas para a vida.

Quem olhou para o futuro e já iniciou esse tipo de ação estará mais preparado em relação à concorrência para uma nova realidade, plantando uma árvore hoje para colher frutos lá na frente. Isso pode acontecer tanto automatizando os processos internos para ganho de qualidade, quanto pelo lado do cliente, na parte de atendimento, entendendo os hábitos de consumo e estreitando o relacionamento.

Outra opção da Total IP é a API Oficial WhatsApp Business. Com ela, você envia milhares de mensagens ativas, utilizando templates pré-cadastrados e homologados junto ao Facebook. Assim, seus clientes respondem quando puderem e várias solicitações podem ser resolvidas sem a necessidade de um operador humano. Tudo isso no aplicativo mais utilizado no país.

Para isso, é preciso entender as etapas da operação, buscando alternativas para ser uma reformulação ampla e integralmente transmitida para as lojas. “Todos os envolvidos no setor precisam ter um compromisso com essa transformação. Afinal, sairão ganhando. Contar com uma equipe treinada e ferramentas de qualidade e com fácil uso pode fazer a diferença”, finaliza o especialista.

 

Portanto, aplique essas novidades em seu negócio e não seja ultrapassado. Nos dias de hoje, o mercado é muito competitivo e o público busca por um bom tratamento, além de produtos e serviços de qualidade. Entre em contato conosco clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela e siga pelo caminho do sucesso. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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