Digitalização x transformação digital: você sabe a diferença?

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 15/09/2021 08h00, última atualização em 29/04/2022 15h45
Digitalização x transformação digital: você sabe a diferença?

Ser uma empresa digital significa utilizar esse tipo de tecnologias para atingir a excelência nos negócios, nas vendas ou no atendimento ao cliente. Com isso, torna os processos mais baratos, rápidos, minimiza erros e aumenta a qualidade do serviço oferecido. Digitalizar é automatizar as atividades por sistemas, mas isso não quer dizer, necessariamente, romper barreiras.

A transformação digital

Amplamente acelerada pela pandemia, a transformação nada muda o cenário corporativo se o ser humano não estiver no centro de toda essa inovação. Mesmo assim, é comum ver muitas empresas cometerem alguns erros em meio a todo esse contexto, pois apenas colocaram os processos na nuvem. Algumas fizeram esse investimento para se adaptarem aos novos hábitos e costumes gerados por essa crise sanitária.

Segundo a pesquisa global divulgada no início do ano pela KPMG, 71% das companhias brasileiras entrevistadas aceleraram suas estratégias nesse sentido por conta do Covid-19. Enquanto isso, 67% aumentaram seus orçamentos para essa finalidade de forma significativa ou moderada. O gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, comenta: “essa revolução se fez necessária devido ao contexto vivido nos últimos dois anos. Contudo, não adianta apenas implementar essas ferramentas sem um norte. Cada empreendimento tem suas características e, por isso, é preciso ter uma estratégia personalizada.”

Características da transformação

Para ter essa modificação, deve-se usar a high-tech para atingir melhores resultados nos negócios, além de inovar rapidamente as ofertas para os clientes. Ou seja, não apenas oferecer melhores produtos ou serviços. Com essa visão, as corporações conseguem formar um novo propósito. Em um levantamento da Dimensional Research, 89% dos CFOs acreditam no sucesso da companhia atrelado a aderir às modernidades. Ou seja, a alta liderança está consciente dessa importância.

Porém, uma implementação de maneira equivocada pode não oferecer os resultados esperados. Isso gera um sentimento de desilusão nos gestores e acabam desistindo de evoluir os seus modelos e não mantém o foco na execução das mudanças necessárias. Por outro lado, não existe mais a possibilidade de desistir dessas modificações ou mesmo desacelerar essa tendência.

Por isso, Sanches ressalta: “a instituição precisa saber quais são os seus problemas e os objetivos desejados. Com isso, nós iremos planejar quais as soluções ideais para ela e customizar de acordo com as suas particularidades.” Dessa forma, acelera e facilita a adaptação da organização a um mercado altamente competitivo e volátil. No entanto, a verdadeira revolução precisa envolver os colaboradores e clientes como protagonistas nas organizações.

O professor e especialista, Carlos Baptista, destaca: “uma renovação passa pelo impacto nas pessoas e elas são as responsáveis por isso. O foco deve ser no humano”. Em estudo da Futurum Research, 94% dos funcionários mostraram o desejo de se envolver mais nessa mudança, enquanto 44% deles dizem não saber como ajudar. 

Por isso, Baptista dá três dicas nesse sentido:

Digitalização como meio ou como fim:

A sua utilização é um aspecto crucial, mas a experiência também deverá ser levada em conta. Desse modo, os desenvolvimentos precisam ser estudados não só do ponto de vista de eficácia e produtividade. 

Melhorar a experiência do cliente ou do ser humano:

Esse deve ser sempre o ponto central. A transição precisa também ser interna envolvendo todos os profissionais. Se os colaboradores forem impactados constantemente, com certeza se tornarão agentes de mudança. Esse aspecto deve ser incentivado constantemente para ter uma pluralidade de ideias e exponencializar a criatividade.

Cultura transformacional:

Embora os membros tenham visões diferentes, a nova cultura deve ajudar todos a se concentrarem na melhoria por intermédio da sua especialidade.

Portanto, se você deseja proporcionar uma boa vivência para quem lhe contrata, entre em contato com a Total IP clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Será um prazer atendê-lo.

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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