Melhore os processos empresariais com as transcrições
Mantenha estratégias para a fidelização dos clientes
Aguarde, carregando...
A aceleração digital causada pela pandemia abriu ainda mais as portas para um mercado tão crescente como o de tecnologia. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), [...]
A aceleração digital causada pela pandemia abriu ainda mais as portas para um mercado tão crescente como o de tecnologia. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área deve criar 420 mil novas vagas até 2024.
Para o CEO do grupo FCamara, Fabio Camara, quem está em busca de uma oportunidade nesse setor precisa entender uma coisa: há vagas para diversos perfis. “Seja um vendedor, um professor, uma pessoa mais nova ou mais velha. Acreditamos no ensino e na utilização de métodos para direcionarmos as soft skills para o aprendizado técnico”, explica.
De acordo com ele, a migração de carreira para o universo tecnológico será uma tendência e as companhias têm um papel fundamental de formar novos talentos “dentro de casa”. “No país, há uma carência de pessoas no ramo e isso terá um impacto cada vez maior. Por isso, seguiremos não só contratando, como formando especialistas. O capital intelectual é sempre o mais importante”, acrescenta.
Diante desse cenário disruptivo, nunca foi tão necessário acompanhar as tendências para planejar e se preparar para o futuro. “Todavia, muitos gestores e empresários ainda não reconhecem os ganhos de eficiência em treinar esses indivíduos. Todavia, fugir disso pode até retroceder a corporação. Então, o primeiro passo é não resistir às mudanças, afinal, elas são importantes para o amadurecimento da entidade”, expõe o diretor de tecnologia da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers, Giovane Oliveira.
Nesse sentido, o CEO elencou algumas dicas com habilidades e requisitos essenciais para quem quer trabalhar ou migrar para essa esfera. Veja:
Soft skills – são competências como empatia, criatividade, flexibilidade e inteligência emocional cada vez mais importantes. Na tecnologia, essas aptidões facilitam a criação de processos, produtos e sistemas com uma boa experiência do usuário.
Adaptabilidade para trabalhar em diversos cenários – o isolamento social trouxe a necessidade de adaptação ao trabalho remoto para muitas empresas e pessoas de forma rápida e por tempo indeterminado. Assim, quem tem facilidade para se ajustar a mudanças também pode usar isso a favor para ingressar no mercado.
Aptidão para tecnologia e aprendizado – as pessoas são as principais protagonistas dessa transformação. Se você tem alguma familiaridade ou maestria para isso, sabe interagir em ambientes digitais ou usar ferramentas, além de ter disposição e vontade de aprender, esse universo também é para você. “As instituições precisam incentivar uma cultura potencializadora de quem tem curiosidade, pois esse perfil se encaixa muito bem no setor”, analisa a Camara.
Líderes precisam ser acessíveis – se seu objetivo é aplicar para um cargo de liderança nesse campo, seja acessível. Os modelos são cada dia mais horizontais e quem já percebeu isso está na frente. “Se as pessoas não têm acesso ao gestor, a visão da marca, dos times ou dos projetos, como irão conduzir o trabalho? Ser líder é ser companheiro”, finaliza o chefe.
Então, diante das carências de cada momento é preciso se ajustar. “Ou seja, essa transição de pensamento e até de operação é essencial, principalmente em épocas de crise”, finaliza Oliveira.
Quer conhecer mais esse universo tecnológico ou ainda investir na carreira de TI? Então, fique atento ao nosso blog!
A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.
Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.
Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.