Dia dos namorados: a data agita o comércio

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 08/06/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 17h08
Dia dos namorados: a data agita o comércio

No dia 12 de junho, é comemorado o dia dos namorados no Brasil. Nesta data, as pessoas costumam presentear seus companheiros e jantar em lugares românticos. Com isso, as lojas e restaurantes ficam cheios nessa época. Entretanto, nos últimos anos, o e-commerce ganhou bastante espaço e se tornou uma alternativa para a população. Por isso, a API WhatsApp Business é essencial.

 

O dia dos namorados movimentado

 

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Globo, 72% dos entrevistados pretendem comprar algo para o parceiro. Em 2021, o faturamento do comércio eletrônico nesse período foi de mais de 6 bilhões de reais e o ticket médio, de 464 reais, considerado alto pelo mercado. Com alta expectativa de vendas, os lojistas devem se preparar para suportar a demanda e também aproveitar a oportunidade para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

É importante dar uma atenção especial ao atendimento. Ou seja, monitorar o volume de registros no Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC, se antecipar aos imprevistos para oferecer soluções rápidas para o consumidor e estruturar a estratégia do negócio on-line. “Essas práticas fazem toda a diferença na hora do movimento. Afinal, sua equipe estará pronta para receber o público”, destaca o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Nesse sentido, a Total IP conta com soluções ideais. Um exemplo é a API Oficial WhatsApp Business. Com ela, os interessados em seus produtos poderão tirar dúvidas e conversar com você no melhor momento do dia deles. Ademais, a maioria das solicitações podem ser resolvidas por meio dessas mensagens automáticas, aliviando o trabalho do seu time.

Outra ótima opção é o Chat para seu site. Para agilizar o atendimento, adicione à sua página um robô com inteligência artificial capaz de resolver necessidades com a redução da mão de obra humana repetitiva gerando a diminuição dos custos operacionais. Se não for suficiente, é simples fazer o transbordo para um operador.

É fundamental rever as estratégias referentes aos canais digitais usados. Segundo o estudo, 31% das pessoas devem optar por comprar em marketplaces e 17% em lojas de apenas uma marca. Em 2022, as categorias com maior destaque devem ser: perfumaria (24%), roupas (24%) e doces (23%). No segmento de eletrônicos, os games são a primeira opção. O vinho (31%) e cervejas artesanais ou importadas (30%) estão no topo da intenção de compra das bebidas.

Além de levar em consideração o interesse do público, os empreendedores devem ter em mente também o peso das promoções nesse momento. O frete grátis foi apontado por 82% como principal motivação de compra. Já os cupons de desconto apareceram em 67% das respostas. “Nos dias atuais, a concorrência é acirrada. Em um mercado tão competitivo, esses atrativos te destacam no cenário”, complementa Sanches.

Datas comemorativas servem para alavancar seu negócio, mas também servem para gerar credibilidade e fortalecer a marca. Por isso, contar com ferramentas de qualidade e um suporte ágil se tornam ações cruciais para a boa experiência do consumidor. Afinal, decepcionar um comprador nesse dia, pode ser fatal para a relação.

 

Como aumentar as vendas do seu negócio?

 

O faturamento do comércio eletrônico cresceu 48,41% em 2021 e as vendas em datas sazonais ajudam nesse aumento. Para ajudar os varejistas, o CEO da Signativa, Franklin Bravos, traz algumas dicas. Confira:

 

Faça um planejamento: antes de aplicar qualquer estratégia de vendas, é fundamental investir em um planejamento. Para isso, deve-se levar em conta as tecnologias disponíveis, segurança, logística, produtos e o pós-vendas. 

 

Aplique técnicas de marketing digital: estar atento às tendências pode ser decisivo para um bom resultado. “É válido aplicar técnicas de SEO, além de um bom relacionamento com o cliente. Outra recomendação é fazer uso das redes sociais para divulgar produtos e também aderir a campanhas”, sugere o Bravos.

 

Invista em tecnologia: o público procura cada vez mais facilidades. Não ter a necessidade de se deslocar e a chance de consultar avaliações antes de decidir uma compra são algumas possibilidades.

 

Crie promoções e ofertas: os brasileiros são atraídos por preços baixos e descontos. Promoções podem ser decisivas no momento de escolha. Bravos recomenda focar essas ofertas nos itens mais adequados ao Dia dos Namorados. “Isso pode ocorrer de diversas formas, como cupons”.  

 

Garanta segurança: em meio a tantas incertezas na hora de comprar pela Internet, contar com plataformas seguras é essencial. 

 

Estabeleça prazos de entrega acessíveis: esse se tornou um dos principais requisitos analisados na hora de fazer uma encomenda. É fundamental cumprir esses prazos e oferecer a melhor vivência. 

 

Analise o pós-venda: com todos os passos anteriores seguidos, é hora de realizar métricas de todo o resultado. “É recomendada uma análise anual com todas as informações de campanhas realizadas nessas datas, pois isso ajuda a definir ações futuras e novas programações”, finaliza o CEO.

 

Portanto, fique por dentro das novidades do seu setor e não seja ultrapassado pela concorrência. Prepare o seu negócio para o grande número de pedidos nessa data especial e conquiste cada vez mais gente para o seu empreendimento. Se deseja aplicar boas ferramentas, entre em contato com a Total IP clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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