Concilie atendimento humano e automatizado em seu negócio
Essa prática é essencial para o sucesso
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Cada vez mais em alta, o segmento é a escolha de muitas pessoas
Segundo o último relatório da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), apenas 53 mil estudantes se formam, por ano, em cursos de perfil tecnológico. Com isso, a demanda média anual para contratar estagiários e efetivos é de 159 mil profissionais. Entretanto, atualmente o Brasil passa por um desafio, tendo em vista o déficit de 737 mil especialistas, previsto até 2025, para ocupar cargos em empresas de todos os portes. Por isso, entenda como o segmento tem ganhado destaque e deixe seu negócio atraente para esse público ao investir em inovações, com soluções inteligentes, como o API WhatsApp Business da Total IP!
Principalmente após a pandemia, a área recebeu investimentos de todas as partes. Afinal, os procedimentos corporativos passaram a acontecer on-line. Logo, precisou-se ampliar o suporte. Para preencher esses gaps, cursos de profissionalização na área serão extremamente necessários, gerando ainda mais oportunidades voltadas para os brasileiros e, consequentemente, movimentando de forma positiva a economia do país.
Ainda, o material da Brasscom também indica a média nacional de salários, chegando a dois mil reais. Já para quem atua em serviços de Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação alcança aproximadamente cinco mil. Logo, 2,5 vezes superior se comparar. Para campos com alto valor agregado e software, a remuneração pode chegar a ser quase três meses maior em relação à média nacional.
Com a crise sanitária, a transformação digital chegou às pressas, fazendo experts de todos os cargos atualizarem suas competências rapidamente, assim como seus métodos de trabalho. “Para adaptar a operação à nova realidade, quem já tinha experiência naqueles segmentos de inovações se tornaram essenciais, pois trouxeram ideias conectadas como um diferencial para o manejo das plataformas on-line”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. Assim, foi possível dar continuidade às reuniões, tarefas e, depois de um tempo, aos eventos, por exemplo.
Por isso, é essencial focar no treinamento do time, para todos serem capacitados perante um objetivo e conseguirem desenvolver suas aptidões voltadas às tendências corporativas. Segundo a lista anual das 25 ocupações com maior crescimento dos últimos quatro anos e meio, divulgada pelo LinkedIn, áreas da tecnologia devem ser as principais responsáveis por apresentar possibilidades no mercado de trabalho neste ano.
Conhecido por ser um dos nichos com a maior presença masculina de todos os tempos, no presente, o TI vive um processo de mudança, provocado pelo aumento de mulheres. Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, apontam uma elevação de 60% na representatividade feminina nos últimos cinco anos – passando de 27,9 mil cidadãs para 44,5 mil.
Conforme o Índice de Diversidade de Gênero (IDG), pesquisa realizada pela Kantar, mostra como dobrou a ocupação feminina em cargos de liderança, de 10% para 20%. No Brasil, já é comprovado como o gênero feminino supera o masculino nos estudos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23,5% das mulheres com mais de 25 anos possuem ensino superior. Em contrapartida, apenas 20,7% dos homens têm a mesma titulação.
Ou seja, o mercado está mudando para caminhar junto das tendências e englobar todos os públicos. Por isso, sua companhia precisa acompanhar para não se tornar obsoleta. Ainda, isso mostra como investir em tecnologias é o futuro das corporações de sucesso. Afinal, ao otimizar metodologias, é possível estimular o time a alcançar metas e objetivos com mais clareza e transparência. Nesse sentido, a Total IP é aliada daquelas marcas com vontade de se destacar e serem referência em seus determinados segmentos de atuação.
Como citado, depois da crise sanitária, houve uma adaptação geral para se adequar ainda mais ao universo virtual. Isso acarretou uma pressão competitiva e levou 44% dos empreendimentos a investirem nos aportes tecnológicos, conforme pesquisas da Altimeter. Afinal, companhias com maior maturidade digital alcançam até 45% de crescimento de receita.
Segundo um levantamento da Sambatech, 85% das entidades ainda não possuem iniciativas em transformação digital, mas já perceberam o quanto é importante se atentar no assunto. Concomitantemente, 76,2% das marcas já estão desenvolvendo e implementando estratégias para tornar suas operações mais inteligentes.
Um bom start nesse mundo da modernização é começar pelos canais de atendimento. Um exemplo de sucesso é o API WhatsApp Business, uma solução inteligente da Total IP. Afinal, de acordo com um levantamento do Instituto QualiBest, 49% dos usuários preferem esse meio quando precisam entrar em contato com o SAC (Serviço ao Consumidor) de alguma companhia. Sendo assim, é essencial estar presente onde seu público te procura.
Entre os diferenciais do mecanismo, está a possibilidade de cadastrar mensagens automáticas para serem enviadas logo após o contato do usuário e a capacidade de expor um catálogo de produtos e serviços de maneira acessível. “Você pode fazer venda, pós-venda, suporte técnico e resolver vários problemas em um único lugar. Com respostas rápidas, cadastradas com simplicidade, consegue estabelecer um padrão no SAC e oferecer ainda mais qualidade com o retorno imediato”, pontua o gerente comercial.
Outro ponto de atenção diz respeito aos chats comandados por robôs, como no API WhatsApp Business, facilitando o autoatendimento de quem tem pressa e pendências simples. Ainda conforme as informações do Instituto QualiBest, 51% dos participantes ressaltaram esse sistema como predileção. Para melhorar a autonomia, a Total IP faz o primeiro, ensina os comandos e você consegue desenvolver o seu próprio bot do seu jeito, de acordo com as necessidades do seu estabelecimento.
Dessa forma, os Robôs Dinâmicos aumentam a produtividade do time, ao encaminhar com uma triagem prévia apenas aquelas solicitações complexas, deixando a mão de obra humana voltada para demandas mais difíceis. A modernização também aumenta a satisfação do consumidor, ao não deixá-lo esperando por uma resposta. Para melhorar: você adapta ao longo do tempo, consegue cadastrar novas expressões e trajetos de comunicação, com um manejo simples!
Além do mais, não precisa se preocupar com a implementação, cuidamos de tudo! Com a Total IP, você tem um suporte especializado 24 horas por dia, durante toda a semana, para nunca deixar sua operação parar! Quer descobrir mais vantagens? Fale conosco, inclusive pelo próprio WhatsApp! Será um prazer atendê-lo!
Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.
A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.
Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.