Confira as principais tendências tecnológicas

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 16/02/2023 08h00, última atualização em 19/06/2023 16h54
Confira as principais tendências tecnológicas

A tecnologia está em ascensão e isso é um fato, mesmo assim, ela cobre um campo bem amplo de inovações, desde simples acessos até os mais complexos e autônomos. Sendo assim, dentro desse meio, algumas ferramentas são classificadas como tendência. Ou seja, seguindo o próprio significado da palavra tem predisposição, são um caminho a ser seguido devido ao cenário de transformação digital. Essa participação no universo on-line é quase uma obrigação para se manter ativo no mercado, tanto para a performance dos colaboradores quanto para o desempenho de um produto ou serviço. Então veja, nesta matéria, quais mecanismos estão cotados para ser um sucesso em 2023. 

O que significa a transformação digital? 

O ecossistema digital vai além de usar um computador ou outros dispositivos eletrônicos em seu cotidiano, mas sim, transformá-lo em um recurso fundamental e revolucionário na execução das tarefas. “O celular, por exemplo, já deixou de ser um item apenas para ligações. Isso porque, muitas ferramentas desenvolvidas o alcançaram e foram integradas ao mecanismo do aparelho e aumentaram a sua utilidade. Hoje, ele pode ser visto como um meio de trabalho, compras, transações empresariais, agências bancárias e outras inúmeras atribuições”, elucida Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Em consonância a fala do gerente,  é possível encontrar semelhança com o objetivo da era reconhecida como indústria 4.0. Afinal, o período iniciado por volta de 2010 é grande responsável por traçar as criações atuais. Sendo assim, os estudos e lançamentos da eṕoca visam uma mudança nas dinâmicas do ofício. Com o intuito de facilitar o dia a dia do meio empresarial, integrando a tecnologia com a inteligência humana, dessa forma, todos os procedimentos podem ser realizados de maneira automática com apenas algumas orientações ou até mesmo, completamente sozinhos. 

Descubra seis tendências do mercado tecnológico para integrar a sua empresa

De acordo com uma pesquisa da Sambatech, 45,7% das empresas nacionais estão  implementando soluções relacionadas à transformação digital atualmente. Além disso, 30,5% desenvolvem uma estratégia dessa categoria no momento, enquanto apenas 1,9% não possui plano algum. Assim, para ajudar na construção de uma estratégia para o seu negócio  Alexandre Tibechrani, General Manager Americas da Ironhack junto com Sanches, apontam os principais artifícios a serem incluídos pelas companhias ainda neste ano: 

Inteligência Artificial (IA): O teor de adaptação e simplicidade promovidos pela IA e o machine learning aumentará nos próximos meses, de modo a trazer a modernização para decisões cada vez mais estratégicas. “A coleta e interpretação de bases de dados gigantescas permitiu às máquinas a realizarem tarefas relativamente simples para afazeres bem mais complexos. Inicialmente, ferramentas dessa categoria estavam preparadas para filtrar e-mails ou executar outras ações rotineiras, mas, com o tempo, receberam maior potência computacional e hoje conseguem analisar e fornecer informações muito mais arrojadas, abrindo espaço para uma atuação focada na inovação”, afirma Tibechrani. 

Dentro dessa vertente a Total IP entrega soluções equipadas com a capacidade da IA. “Exploramos esse potencial em diversos artigos, entre eles estão os Robôs Dinâmicos, aptos para dar suporte em chats, telefonemas, sites e nos principais aplicativos de mensagem, como o WhatsApp e Telegram. Além dele, o Formulário de Gestão de Monitorias, tem uma capacidade de identificação para auxiliar os gestores a aprimorar a performance dos colaboradores”, completa o representante da Total IP. 

 Metaverso: com o crescimento de segmentos como UX (experiência de usuário) e UI (interface do usuário), muitas marcas estão buscando formas de associá-los a ferramentas de realidade virtual e aumentada, inclusive internamente. “Com a concretização do home office e do sistema híbrido, há uma tendência dos líderes olharem com atenção para ambientes digitais desenvolvidos com o intuito de elevar o engajamento das suas equipes, como, por exemplo, reuniões mais produtivas e canais de comunicação eficientes”, destaca o General Manager Americas da Ironhack. 

Wireless com novas funções: em plena chegada do 5G, a tecnologia wireless mudou a sua concepção de facilitadora da comunicação entre pessoas para uma verdadeira alavanca na geração de valor às marcas. “Hoje, há uma tendência em basicamente todos os setores por serviços menos burocráticos os quais podem ser rapidamente usados com o acesso digital. Nesse sentido, as soluções desse nicho ajudam as organizações com produtos mais conectados e facilmente controláveis, poupando uma série de custos e etapas desnecessárias”, ressalta Tibechrani. 

Aplicativos robustos: a demanda por mão de obra qualificada é alta em todas as áreas de TI (tecnologia da informação), especialmente quando falamos de programadores com conhecimento em front-end ou back-end. Para o executivo da escola global de tecnologia, essa necessidade do ramo em contratar esses especialistas só tende a aumentar, justamente porque os consumidores pedem por sites e aplicativos mais personalizados e dinâmicos. “O e-commerce e o crescimento de cotidianos digitais estão requisitando apps com experiências completas, ampliando a busca por profissionais com as habilidades necessárias para estruturá-las”, reforça. 

Plataformas de nuvem: os dados da Gartner mostram como, em 2027, mais de 50% das empresas usarão plataformas de nuvem para potencializar suas atividades no mercado. Portanto, a crescente por essas ferramentas deve continuar a acontecer, principalmente pela aceleração digital. “São formatos eficazes em integrar uma imensidão de conteúdos on-line de maneira simples e ágil, isso facilita as funções de praticamente todas as áreas de uma companhia”, pontua Tibechrani. 

A Assine Bem, especializada em assinatura digital, demonstra o quanto esse instrumento é essencial para as organizações. “O uso da rubrica eletrônica acrescentou na própria Total IP a capacidade de lidar com as coisas sem fronteiras, eliminar gastos com com matéria prima, armazenamento e trazer ainda mais segurança para os nossos clientes”, aconselha o gerente. 

Sustentabilidade:  a agenda sustentável está no topo de prioridades de governos e líderes mundiais, portanto deve prevalecer em 2023, independentemente de outras movimentações econômicas globais. “O uso inteligente de dados se espalhou para segmentos do agronegócio e energia; não à toa, profissionais com conhecimentos em Data Analytics são muito requisitados para organizarem as informações digitais de modo a impulsionar as soluções das entidades. Tudo isso, com menos impactos negativos ao meio ambiente e custos operacionais”, finaliza Tibechrani. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?