Como manter a comunicação eficiente com o sistema híbrido?

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 09/07/2021 08h00, última atualização em 29/04/2022 16h06
Como manter a comunicação eficiente com o sistema híbrido?

Em 2020, a pandemia surpreendeu a todos. De uma hora para outra, foi preciso nos adaptarmos às normas restritivas e ao isolamento social. O cenário exigiu a implantação do home office, o qual flexibilizou a rotina dos trabalhadores, possibilitou a contratação de profissionais de quaisquer localidades e trouxe benefícios em diversos âmbitos. Em meados de 2021, algumas companhias se encontram em um dilema: voltar ao regime tradicional ou não? A intercalação entre os dois modelos foi vista como uma possível solução. Entretanto, como manter a comunicação com o cliente e entre os colaboradores adotando essa tendência?

O que é home office? 

Traduzindo para o português, significa “escritório em casa”. Trata-se de uma estrutura básica na residência do funcionário, com computador, acesso à Internet, um telefone e, dependendo do ramo de atuação, os demais materiais utilizados no cotidiano. Assim, possibilitando realizar as atividades fora do ambiente corporativo. Com a crise sanitária causada pelo Covid-19, segundo a pesquisa feita pela Betania Tanure Associados (BTA), 43% das empresas brasileiras adotaram essa modalidade. 

Não foi diferente com a equipe de Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes. Quando soube da mudança, as primeiras atitudes foram ajustar metas e metodologias, além de criar novos bônus. “Tranquilizar o time foi crucial. O baque foi grande, pois éramos acostumados a realizar reuniões presenciais e viagens de negócios por todo o Brasil. O PABX IP, da Total IP, foi, e ainda é, fundamental para manter a qualidade do atendimento, pois mesmo com a distância física, ele nos permite manter o relacionamento com os usuários e entre nós.”

Os resultados de uma pesquisa feita em março de 2021, pela Fundação Dom Cabral (FDC), em parceria com a EM Lyon Business School e a consultoria Grant Thornton, mostrou: dos entrevistados, 58,8% alegaram conquistar um nível maior de produtividade comparado à quando atuam presencialmente. Além disso, a qualidade de vida dos participantes também melhorou. O convívio com a família, diminuição do tempo gasto em transporte público e trânsito são fatores os quais diminuem a carga de estresse, motivando a preferência por esse modelo. Já as corporações contam com a vantagem da diminuição de gastos com contas de energia, água, Internet, segurança e limpeza.

Qual é a definição de sistema híbrido? 

O termo ganhou maior proporção recentemente, com o aumento de vacinados e iminência de retorno aos escritórios.  Basicamente, o sistema híbrido é uma junção dos outros dois modos. Em alguns dias da semana, a jornada será realizada remotamente e nos demais, presencialmente. A quantidade deve ser acordada com os gestores e equipes. Assim, garantindo o equilíbrio entre o melhor dos dois mundos. A diminuição de pessoas em um mesmo local, simultaneamente, abre espaço para alugar espaços de cowork, ou seja, escritórios compartilhados com toda a infraestrutura necessária para um negócio. A vantagem é diminuir os custos do aluguel e contar com um lugar específico para encontros esporádicos.

É possível manter a comunicação mesmo a distância?  

Segundo Sanches, a comunicação é o motor de qualquer relação interpessoal. Não é novidade: a evolução tecnológica aproximou pessoas de todos os cantos do mundo. Além disso, por causa dela, companhias conseguiram manter o funcionamento e engajamento entre os integrantes, mesmo com o isolamento social.

Manter a troca de informações, fornecer a maior quantidade de feedback e alinhar ideias, propósitos e metas é essencial para conquistar bons resultados. Sendo assim, utilizando as mesmas ferramentas às quais estamos habituados, como e-mails, ligações e videoconferências, é possível fortalecer a união da equipe e preservar os contatos. Além disso, ao oferecer um bom suporte 24/7 para o consumidor, garante a satisfação e reflete no  net promoter score.

Contratação de colaboradores nacionais e internacionais

Nem sempre estamos dispostos a mudar de estado ou cidade para conquistar uma oportunidade. Isso, muitas vezes, resulta na perda de um grande talento. A aceitação do teletrabalho permitiu a admissão em nível nacional e internacional. Com a futura flexibilização das instituições, será possível executar as atividades na cidade onde vive o empregado ou estagiário. 

Mesmo com a volta do regime presencial, será viável manter essa pessoa na equipe. Para Sanches, “ao contar com o PABX IP e com conexão, é possível trabalhar de todos os lugares do mundo, usando apenas uma linha telefônica, comunicando-se de forma eficiente entre clientes e servidores.”

Em relação ao planejamento diário, o gerente finaliza: “além disso, as tarefas podem ser organizadas pelo Workforce Management (WFM, traduzido: gerenciamento de força de trabalho), melhorando, ainda mais, a produtividade e processos das operações.” 

“A Total IP também oferece um sistema de gestão de e-mails, SMS, Whatsapp, gravadores de voz e tela. Tudo isso pode ser auditável em um único painel, permitindo a entrega constante de feedbacks”, finaliza Sanches.

Viu como é possível e vantajoso? Quer saber mais? Então entre em contato com nossa equipe comercial!

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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