Como conquistar os consumidores atualmente?

Com a aceleração de novas tendências, os negócios devem investir ainda mais no atendimento ao cliente multicanal. Saiba mais!

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 16/05/2022 08h00, última atualização em 20/05/2022 10h55
Como conquistar os consumidores atualmente?

A interação pessoal é certamente o principal caminho para impressionar os consumidores. Nesse sentido, o customer experience chegou e permanece como tendência forte. Ao tirar dúvidas ou realizar compras com um colaborador bem informado e equipado sobre seu serviço, ele ficará mais satisfeito e confiante. Por isso, é necessário ter soluções certas e a Total IP pode ajudar com isso!

Quais as expectativas do mercado?

O mundo tem enfrentado uma série de desafios nos últimos anos, principalmente, por conta do Covid-19. Atualmente, vivendo um pós-pandemia, as preocupações ambientais são grandes e o aumento da inflação afeta diariamente a sociedade. Essas crises causam incertezas às marcas, mas também trazem lições significativas sobre como alcançar o equilíbrio entre a promoção de produtos ou serviços e a empatia nas comunicações.

Com base nisso, um número crescente de indivíduos está adotando causas sociais e mudando os padrões de consumo para empresas alinhadas aos seus valores pessoais. “Sendo assim, a maneira como você se relaciona com seus compradores definirá a qualidade do seu estabelecimento diante do mercado”, ressalta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

De acordo com pesquisa realizada pela revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, para 61% dos consumidores ser bem atendido é mais proveitoso em relação ao preço ou até mesmo a qualidade das mercadorias. Isso comprova como esse foco no usufruidor é essencial para o desempenho e crescimento do empreendimento.

Invista em humanização

Por isso, os negócios precisam incorporar estratégias para esse diálogo com propósito. “Simplesmente agradar a um público com palavras da moda e impulsionar as vendas não é mais suficiente. É vital identificar seus valores fundamentais e se expressar de maneira autêntica, relevante e empática. Se as marcas falharem nesse esforço, elas não apenas correm o risco de prejudicar sua reputação e ROI, mas também sua entregabilidade”, enfatiza a vice-presidente de Vendas LATAM da Validity, Cecília Belele.

Segundo levantamento realizado pela Validity, “Relatório de E-mail 2022: Domine o Novo Cenário do E-mail”, os remetentes os quais não adotaram o tom apropriado nos contatos por e-mail tiveram taxas mais altas de reclamações de spam e cancelamentos de assinatura em 2021. Ou seja, o impacto pode ser negativo nos mais diversos canais.

“Isso acontece também com as ligações. Se o robô dinâmico é muito engessado e não tem capacidade de resolver dúvidas e problemas, o ouvinte fica impaciente e nervoso. Logo, o resultado também não é positivo para a organização. Com os chats, as circunstâncias são as mesmas”, diz o gerente comercial. Portanto, investir em boas ferramentas é essencial e crucial para o bom andamento das negociações e do relacionamento.

Como encantar os consumidores na prática?

Nesse sentido, a Validity nos ajudou listando algumas práticas para uma abordagem mais empática e orientada. Veja:

1. Seja transparente sobre os seus valores
Diante de uma quantidade imensurável de informações das mídias sociais e redes de notícias, é difícil para as pessoas distinguir um fato de uma ficção. Por isso, é fundamental desenvolver uma aproximação proativa do seu ponto de vista sobre questões-chave e permitir a formação de opiniões sobre a instituição com base na comunicação direta.

2. Priorize a autenticidade
Isso contribui para criar confiança e fidelidade com os consumidores. Em meio a uma infinidade de complicações recentes no mundo, as entidades têm se esforçado para compartilhar conteúdo fiel aos seus princípios e escrito no tom apropriado.

Como fazer isso com um contato automático? “Simples, dispor de recursos humanizados! Nossos robôs dinâmicos, por exemplo, podem ser totalmente customizados e personificados com tom de voz, expressões e até tosse. Ou seja, trazendo para perto do ouvinte para ele se sentir acolhido e satisfeito”, complementa Sanches.

3. Una-se aos parceiros e comunidade
A união tem sido um tema comum no pós-pandemia. As marcas estão trabalhando para criar um senso de comunidade entre elas e seus clientes, alavancando parcerias de valor. Assim, elas devem levar esse conceito para suas campanhas e ações, buscando sinergia em causas alinhadas à cultura institucional.

4. Personalize suas comunicações
Atualmente, a personalização vai muito além de inserir o nome de um assinante no e-mail ou no chat. É necessário oferecer experiências orientadas por dados, relevantes e individualizadas. Afinal, programas efetivamente diferenciados colhem os benefícios de maior contentamento do usuário e podem ter um aumento de até 5,2 vezes na retenção.

5. Fique à vontade com a mudança
Se aprendemos alguma coisa desde o estouro da crise sanitária foi a relevância da flexibilidade. Qualquer mudança nos negócios precisa ser claramente informada ao público. Então, nesse período, quem foi inteligente soube aproveitar para lembrar a galera de sua relevância e prepará-la para cenários incomuns.

“Vemos como os compradores de hoje são informados, inteligentes e optam por se alinhar com lugares autênticos. Por isso, ao invés de palavras de ordem usamos a empatia. Para capturá-los, certifiquem-se de incorporar essas táticas-chave”, reforça Cecília. Portanto, foque nisso!

Existem diferentes maneiras de inovar para agradar os consumidores. Sendo assim, destaque a sua companhia em meio aos concorrentes! Não se desespere, nossas soluções integradas podem ajudar. Entre em contato com a gente pelo ícone do WhatsApp na sua tela. Conte com a Total IP!

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções:

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?