Como a tecnologia influencia nos resultados empresariais

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 11/05/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 17h15
Como a tecnologia influencia nos resultados empresariais

Com o passar do tempo, a tecnologia se torna cada vez mais relevante para as empresas. A chegada da Covid-19 acelerou esse processo e aumentou essa necessidade por conta do trabalho remoto ou híbrido. Para isso, os gestores precisaram se adequar à nova realidade e contar com ferramentas digitais, como Relatórios e Dashboards. No fim, o resultado foi positivo e diversos executivos pretendem manter essa atuação.

 

O trabalho remoto ou híbrido

 

De acordo com estudo da Poly, 63% dos trabalhadores não têm o desejo de retornar aos escritórios. O documento também discute como empregadores podem acomodar os diferentes estilos profissionais de suas equipes nessa transição. Experiências consistentes e equitativas entre os modelos on-line e presenciais são cruciais. Para a maioria (72%) dos entrevistados, seus chefes poderiam fazer mais para garantir essa homogeneidade.

No entanto, programas de videoconferência desatualizados (17%) e headsets defeituosos (16%), podem causar frustrações ao colaborador. A falta de equipamentos adequados ou a necessidade de reformas incomodam 28% dos respondentes. Segundo 35% dos líderes, suas corporações criam as mesmas oportunidades, independentemente da forma de atuação.

A minoria dos líderes avaliou suas organizações como “excelente” no apoio a integrantes do home office com tecnologia (45%), soluções para bem-estar (45%), iniciativas de inclusão (44%) e colaboração (42%). “Atualmente, é possível manter a mesma produtividade, união e até melhores resultados, mesmo com a distância. Para isso, basta contar com soluções eficientes”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

 

As preferências dos trabalhadores

 

Conforme 71% das respostas, operar diretamente de casa é mais compatível com suas personalidades. Essa é a mesma porcentagem (71%) de quem percebeu impacto positivo em sua performance após essa mudança. Ademais, 41% possui melhores equipamentos em sua residência.

Apesar dos benefícios, mais da metade (57%) se sentem pressionados por gerentes para retornarem ao presencial. “Essa decisão fica a cargo da liderança. Dependendo do segmento, não há necessidade de estar pessoalmente no local. Além disso, abre a possibilidade para a contratação de talentos de qualquer localidade e, consequentemente, aumenta a chance de fortalecer a equipe”, destaca Sanches.

A Total IP oferece algumas alternativas nesse sentido. Com os Relatórios e Dashboards, você pode monitorar seu time e entregar qualidade no atendimento. Afinal, você acompanha todos os detalhes e recebe os dados de cada um, como o tempo médio de cada ligação, intervalos, quantidade de chamadas e muito mais.

Outra opção é a Gravação de Voz e Tela. Sua companhia ganha segurança jurídica, evita conversas não profissionais, reduz o tempo das ligações, treina melhor sua equipe e orienta on-line suas negociações. Os supervisores autorizados podem, em um só clique, acessar, acompanhar, ouvir e liberar gravações de maneira simples e intuitiva. Assim, é possível dar um feedback assertivo, tendo conhecimento dos pontos de melhoria.

 

A experiência do colaborador impacta diretamente o cliente

 

De acordo com estudo realizado pela Forbes Insight em 2020, para 70% dos executivos uma boa experiência do colaborador impacta de forma positiva no cliente, alavancando, dessa maneira, o crescimento da companhia. Sendo assim, os dirigentes também devem ter essa preocupação para obter melhores números.

Nesse sentido, a confiança deve ser outro pilar da relação. Inserida no contexto organizacional, significa não mascarar suas imperfeições diante da equipe e vice-versa. Essa dinâmica evita a possibilidade dos erros se transformarem em armadilhas. Grupos bem estabelecidos possuem a capacidade de debater de forma saudável, sem o receio de serem julgados por terceiros ou serem censurados. A prática desse tópico evita discussões veladas ou ataques.

Logo, criar um clima favorável ao bem-estar dos funcionários não pode ser tratado como um movimento inovador por parte dos comandantes. Na verdade, o espaço propicia o fortalecimento da intimidade entre todos e é a premissa para um escopo de trabalho coeso e funcional. Assim, consequentemente, esses hábitos refletem no contato com o público.

 

A importância da comunicação interna

 

A pandemia acelerou a transformação digital. Sem a conversa de corredor e a oportunidade de tirar dúvidas com o colega ao lado, ter uma comunicação interna estruturada se tornou um investimento ainda mais estratégico para as instituições. Sendo assim, muitas delas buscam alternativas para melhorar esse aspecto e também ferramentas de otimização e automatização.

Essa ação não apenas melhora os fluxos, mas também cria um ambiente colaborativo, propenso à criatividade, ao companheirismo, à inovação e melhores entregas. Por isso, essa deve ser uma preocupação da alta cúpula para evitar ruídos, mal entendidos, fofocas e rumores entre os membros.

Para ter êxito nessa missão, alguns passos são relevantes:

Conheça seus colaboradores: isso é fundamental para adequar as ferramentas de diálogo e a linguagem usada, gerando identificação pelo seu público. 

 

Deixe evidente sua intenção: seja claro a respeito de seus objetivos com aquela informação. Isso contribui para o recebimento e entendimento da mensagem. 

 

Tenha uma interação genuína: se você pretende ter uma conversa produtiva, abra canal para ouvir sugestões, críticas e, assim, se adaptar e melhorar. 

 

Atualize e centralize as informações: continuidade e instantaneidade são pré-requisitos para uma comunicação apropriada. Quanto mais tecnológicos nos tornamos, menor é a durabilidade de um elemento. Mantenha sua base de dados atualizada. 

 

Possua uma interface amigável: independentemente  da plataforma escolhida, a facilidade de acesso a determinado conteúdo deve ser uma premissa. Quanto mais intuitivo e automático for o conhecimento, melhor será o efeito.

 

Para ter assertividade nesse tópico, a multicanalidade é essencial, afinal, cada momento pede uma atitude ou solução. “Seja por e-mail, ligação, WhatsApp, Telegram ou SMS, é possível ter um contato respeitoso e satisfatório. Para cada um deles, existem opções modernas para facilitar o processo. Cabe aos líderes a organização desse sistema”, finaliza o gerente comercial.

 

Portanto, não seja ultrapassado pela concorrência e aplique novidades em seu negócio. Entre em contato com a Total IP clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Será um prazer atendê-lo. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

 

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