Segurança digital é desafio para as marcas
Empresas modernas devem estar protegidas
Aguarde, carregando...
A tecnologia e saúde devem ser parceiras a todo momento. Entenda como os bots podem auxiliar no atendimento das campanhas de conscientização ao longo dos meses.
Mensalmente, acontecem campanhas de conscientização pelo Brasil, como o outubro rosa e o setembro amarelo, as quais são bem representadas nas mídias e instituições. Os meses ganham diferentes cores, para promover temas relacionados à saúde e segurança dos brasileiros. A divulgação acontece por inúmeras esferas, mas para trazer mais proximidade e ação, a tecnologia dos bots pode atingir o público com precisão por WhatsApp. Veja como, nesta matéria!
Qual a relevância dessas campanhas? O que cada cor representa?
A atribuição de cores aos meses do ano é uma maneira efetiva de falar sobre assuntos essenciais ao cidadão. Esse elemento aumenta a capacidade de memorização e, assim, associa-se com os cuidados prezados por esse projeto. O objetivo dele é promover a informação na sociedade, erradicar o preconceito e incentivar a busca pelo diagnóstico. A classificação de representação cada um é feita da seguinte forma:
Janeiro branco e azul turquesa: voltada para conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. Já outro trata da prevenção e do tratamento do câncer de colo de útero.
Fevereiro roxo e laranja: o roxo alerta as pessoas sobre doenças como lúpus, fibromialgia e Alzheimer. Por sua vez, o laranja tem como foco sensibilizar a população sobre a leucemia.
Março azul: promove debates sobre a prevenção do câncer colorretal, doença responsável pela morte do Rei Pelé.
Abril verde e azul: o verde chama atenção para a importância da segurança no trabalho, enquanto o azul é dedicado ao debate sobre o autismo.
Maio amarelo: fala sobre a prevenção de acidentes de trânsito.
Junho vermelho e laranja: o vermelho destaca a relevância da doação de sangue. Já o laranja conscientiza sobre a anemia e a leucemia.
Julho amarelo e verde: o amarelo enfatiza a conscientização sobre hepatites virais e câncer ósseo. Paralelamente, o verde sensibiliza a população para a prevenção e o combate ao câncer de cabeça e pescoço.
Agosto dourado: a cor dourada é voltada à conscientização sobre o aleitamento materno, especialmente durante a Semana Mundial da Amamentação, entre os dias um e sete de agosto.
Setembro amarelo: amplamente difundido, aborda a prevenção ao suicídio.
Outubro rosa: o período é conhecido internacionalmente. A campanha Outubro Rosa foi criada nos Estados Unidos na década de 1990 e é dedicada a alertar sobre o câncer de mama.
Novembro azul e dourado: a primeira tonalidade é voltada à prevenção do câncer de próstata e do diabetes, sendo uma das campanhas mais conhecidas. Além disso, o dourado informa sobre o câncer infantojuvenil.
Dezembro laranja e vermelho: para encerrar o ano, o vermelho destaca a prevenção contra a AIDS, enquanto laranja reforça o combate ao câncer de pele.
O que a tecnologia e os bots têm a ver com essa campanha?
Segundo Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP, essas temáticas precisam de uma disseminação integral. “As empresas e comércios podem também fomentar as campanhas com o seu público. Isso demonstra preocupação e melhora o relacionamento. Porém, especialmente as clínicas de saúde e hospitais, precisam de uma divulgação completa. Nesse sentido, os bots podem ser grandes aliados”, reforça o especialista.
Os bots são um sistema de respostas automáticas e podem ser utilizados em mensagens e ligações. No contexto da saúde, essa automação consegue reforçar os assuntos diretamente com os pacientes e demais indivíduos com histórico no hospital ou em clínicas. “Basta adicionar um breve recado relacionado ao tema e colocar uma alternativa para o robô encaminhar a pessoa para uma agenda de exames, ou consulta médica com o especialista do mês. Esse tipo de estratégia tende ampliar a eficiência da campanha e a busca por bem-estar”, explica o especialista.
A tecnologia e medicina já são velhas parceiras, nesse sentido, Giovane reforça a possibilidade de utilizá-la além dos tratamentos. “Interligar esse recurso ao atendimento é fundamental para promover facilidade e acesso à saúde. A possibilidade de cuidar-se com poucos cliques na tela aumenta a procura por tratamento”, finaliza.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, nos acompanhe integralmente por meio do X, Instagram, página do Facebook e LinkedIn.
Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.