Concilie atendimento humano e automatizado em seu negócio
Essa prática é essencial para o sucesso
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Essa prática pode atrair diversos clientes para seu negócio
Após o período de pandemia, as exigências do público mudaram. Atualmente, bons produtos, serviços e preços baixos já não são mais suficientes. O mercado é cada vez mais competitivo e recheado de opções. Sendo assim, as pessoas buscam por locais onde serão bem tratadas e não perderão tempo. Por isso, os líderes corporativos devem estar de olhos abertos para esse assunto e adotar soluções como a API WhatsApp Business.
Certas tendências vindas por conta da Covid-19 têm se acelerado e podem se firmar em 2022. Um exemplo é o autoatendimento, pois se tornou um novo hábito de consumo nos últimos anos. Afinal, a grande maioria da população valoriza muito o seu tempo e não quer desperdiçá-lo com deslocamentos, filas de espera, entre outras adversidades.
Segundo pesquisa divulgada pela Global Market Insights, em 2020, o setor ultrapassou 3,5 bilhões de dólares e a expectativa é de crescimento, podendo chegar em 2027 a 6,5 bilhões de dólares. “Esse aumento acontece porque, na maioria dos pontos de venda, pode-se operar durante 24 horas, também sendo possível estabelecer lojas em espaços compactos, ou seja, com uma redução significativa nos custos”, explica o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.
Essa prática soluciona diversos problemas e está em sintonia com os novos comportamentos da sociedade. É cada vez mais normal nos depararmos com essas soluções no cotidiano, como por exemplo em restaurantes, supermercados, farmácias, lojas de conveniência, entre outros.
Nesse contexto, a Total IP oferece a API Oficial WhatsApp Business. Com ela, é possível enviar milhares de mensagens ativas, utilizando templates (HSM) pré-cadastrados e homologados junto ao Facebook. Sendo assim, é uma grande aliada em campanhas para clientes consolidados ou alvos.
Com essa ferramenta, o usuário pode tirar dúvidas e solucionar problemas quando for melhor para ele. Além disso, a maioria das solicitações são resolvidas sem ocupar um atendente, incrementando a produtividade da sua equipe. Tudo isso utilizando o aplicativo favorito dos brasileiros: o WhatsApp.
Isso também pode ser aplicado em forma de chat no site da organização. Para agilizar o atendimento, é adicionado um robô com inteligência artificial capaz de resolver necessidades com a redução da mão de obra humana repetitiva, gerando a diminuição dos custos operacionais. Se não for suficiente, é simples fazer o transbordo para um operador.
Outra alternativa são os Robôs Dinâmicos, também conhecidos como URA – Unidade de Resposta Audível. Eles podem ser utilizados de maneira ativa ou receptiva. Dessa forma, seu empreendimento ganha em assertividade. Você recebe relatórios com todos os detalhes das ligações e, no fim, pode inserir uma pesquisa de satisfação. Ou seja, facilita para você avaliar sua equipe e determinar pontos de melhoria.
Ao longo das décadas, temos inúmeras histórias de corporações sendo ultrapassadas por não se adaptarem à modernidade. “É preciso se preparar e adequar o método de atuação às vontades do consumidor. Afinal, a concorrência está se atualizando e conquistará o seu público”, complementa Oliveira.
De acordo com a pesquisa “Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 20% das empresas brasileiras declararam falência em menos de um ano em operação. Mais de 70% dos negócios fecharam as portas com menos de dez anos de atividade.
Contudo, essa não precisa ser a realidade de quem tem o sonho do empreendedorismo. Para isso, empresários iniciantes devem evitar erros comuns, mas fatais, pois podem representar a falência. No livro “Lições para você construir negócios exponenciais”, José Paulo Pereira Silva lista algumas dessas falhas.
Não ter um plano de negócio: muitas pessoas acreditam em um novo projeto, reservam capital para investir, mas não pensam em todas as etapas. Por meio do planejamento você conseguirá identificar todos os aspectos do negócio e realizar ajustes conforme as mudanças de cenário.
Não buscar capacitação: não existe um curso superior para essa formação, mas o empresário precisa se capacitar e estudar diversos temas. Você deve aprender finanças, contabilidade, gestão, pessoas, comportamentos, liderança, entre outros. Assim, terá conhecimento sobre todas as áreas.
Ser desorganizado nas finanças: a boa gestão financeira preza pela elaboração de um fluxo de caixa e pelo registro de cada valor. Quando esse processo não acontece, a saúde monetária da empresa fica comprometida.
Não estabelecer metas: sem elas, corre o risco de perder o ritmo e você ficará sem saber como driblar as dificuldades. Defina quais são as metas operacionais para alcançar o objetivo final. Para isso, avalie os dados disponíveis.
Desconsiderar os concorrentes: analise os posicionamentos, estratégias, respostas dos consumidores, políticas de preços, etc. “Essa atitude te ajuda a entender como o mercado está se movimentando e quais as preferências do público”, explica o diretor da Total IP.
Misturar as contas pessoais com as do negócio: a visão de dono pode dar a falsa impressão de poder gastar o dinheiro da instituição como bem entender, mas isso não é prudente. Utilizá-lo para contas pessoais deve ser evitado a todo custo.
Não divulgar o negócio corretamente: embora alguns produtos ou serviços sejam de extrema utilidade, a divulgação é uma forma de apresentar e fortalecer a marca. Pense em estratégias de marketing e tenha uma equipe comercial engajada no propósito do estabelecimento.
Portanto, é essencial contar com boas ferramentas para gerenciar o seu negócio. Proporcionar experiências positivas e plataformas ágeis fazem toda a diferença. Se você deseja saber mais sobre a Total IP, entre em contato conosco clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!
Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.
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