Automação foi essencial para avanço tecnológico em 2020

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 29/01/2021 08h00, última atualização em 28/04/2022 15h41
Automação foi essencial para avanço tecnológico em 2020

O desenvolvimento e manutenção de sistemas alcança cada vez mais destaque no país. Segundo a pesquisa ISG Provider LensNext-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020 para o Brasil, mais da metade do orçamento das organizações para inovações em TI é gasto nessa área. A automação é essencial para o crescimento das companhias.

Automação e TI

Lançado essa semana pela Information Services Group (ISG), o estudo aponta: mesmo com as adversidades causadas pela pandemia da Covid-19, as companhias conseguiram se adaptar e continuar a produção. “As máquinas tiram da frente tarefas repetitivas e deixam com o operador negociações mais complexas e capazes de possibilitar às pessoas desenvolverem novas habilidades e competências”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Assim, executivos se preocuparam com a capacidade de venda de suas equipes trabalhando em casa, mas isso logo se provou não ser um problema. Diversas companhias declararam crescimento, apesar de o mercado ter desacelerado em 2020.

“O ano passado foi muito marcante, pois acelerou a transformação digital e a otimização dos serviços ágeis para poder responder às mudanças de mercado”, explica Pedro L. Bicudo Maschio,  autor da pesquisa. Com a pandemia da Covid-19, essa agilidade passou a ser muito mais importante. Para ele, as empresas mais  deram retornos melhores às transformações e conseguiram entregar resultados mais expressivos.

Manutenção

De acordo com o relatório ISG, o desenvolvimento e manutenção de sistemas está cada vez mais importante para as corporações. “Essa é a principal área a qual necessita de auto-eficiência para desenvolver serviços de elevada qualidade dentro de um orçamento competitivo”, explica Maschio.

Contudo, as companhias gastam muito dinheiro com a manutenção desses sistemas, perdendo a oportunidade de investir em inovação. Como solução, surgiram as metodologias ágeis com o intuito de acelerar esse processo, causando menos gastos nessa área e mais com inovação. “O grande desafio é encontrar o equilíbrio entre garantir o funcionamento dos sistemas da melhor forma possível e continuar introduzindo novas tecnologias”, destaca o analista da ISG.

A automação desempenha um papel essencial nesse avanço, reduzindo atividades rotineiras de gerenciamento e aumentando a eficiência no gerenciamento de projetos e serviços de suporte. A prática de DevOps também cresceu com a necessidade de automatizar testes contínuos dos softwares.  Mesmo com todos os avanços, ainda não estão disponíveis ferramentas as quais cubram todos os aspectos de integração contínua. Para isso, as prestadoras de serviço devem auxiliar as instituições a encontrar a melhor combinação de programas e técnicas para tal fim.

Sistemas modernos

Se você gerencia um contact center, invista em dispositivos atuais! Afinal, a automação reduz custos, amplia a produtividade e torna seu negócio mais atraente para os novos consumidores. “Outro ponto positivo é: os colaboradores ficam mais motivados ao contarem com uma estrutura de ponta”, finaliza Sanches.

Para conversar com quem já nasceu conectado, a presença da informática é obrigatória. Quer ser inserido nesse cenário? Então, entre em contato conosco e saiba como nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a evoluir!

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