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As tendências do mercado aplicadas em seu negócio

Mantenha sua empresa atualizada e por dentro das novidades

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 24/02/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 14h51
As tendências do mercado aplicadas em seu negócio

Conforme o tempo passa, as atividades da nossa rotina se alteram. Com a Internet, isso vem acontecendo de maneira cada vez mais rápida. Todos os dias surgem novas atualizações, programas e aplicativos, como o WhatsApp. Nos últimos anos, passamos por dificuldades e mudamos a forma de lidar com várias coisas. Porém, é preciso alterar a forma de enxergar os negócios também.

 

O que é Open Banking e seus benefícios

 

Atualmente, o Open Banking é um assunto em alta. Esse conceito é um conjunto de regras e tecnologias para permitir o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras. A integração dos sistemas é totalmente regulamentada pelo Banco Central do Brasil; sendo assim, os usuários podem contar com este canal seguro e prático para disponibilizar facilmente suas informações bancárias com outras empresas.

Essa já é realidade para os brasileiros, mas muitas pessoas ainda não conhecem sobre o assunto. A iniciativa está de acordo com a evolução da tecnologia no Sistema Financeiro Nacional, incentivando a competitividade entre os bancos tradicionais, digitais e fintechs de crédito. Com isso, novos produtos podem ser criados e oferecidos de acordo com a necessidade real dos consumidores, aumentando a oferta, obrigando a redução de preços e maior qualidade dos serviços, beneficiando diretamente o público.

Pensando nisso, a executiva de Estratégias e Operações da Simplic, Thaíne Clemente, elencou os principais benefícios do Open Banking para os usuários: 

 

  • Aumento do número de produtos do seu interesse, sob medida
  • Mais escolhas para os clientes
  • Compartilhamento seguro de dados, sem exposição indesejada
  • Crédito facilitado 
  • Solução completa em único lugar

 

O atendimento ao cliente é fundamental

 

Para o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, outras áreas também passarão por melhorias. “Será necessário um bom sistema e um atendimento qualificado para entregar algo personalizado ao usuário. O primeiro contato e de qual maneira ocorrerá, será fundamental para a sequência do empreendimento”.

De acordo com estudo feito pela Infobip, em parceria com a Frost & Sullivan, 68% dos brasileiros consideram mudar de banco para uma instituição com um suporte mais consistente e eficiente. Desse total, 25% classificaram a troca como extremamente provável e 43% como provável.

Em termos de Customer Experience (CX), o networking é vital para a fidelização de parcerias de longa data e na conquista de novos clientes. Segundo um estudo publicado no livro Connected, de Nicholas A. Christakis e James H. Fowler, o ser humano tem poder de influenciar aqueles à sua volta e pode impactá-los em todas as áreas da vida. No mundo empresarial não é diferente.

Estabelecer relacionamentos pode exercer um efeito nos resultados da corporação e é o segredo para encantar o público. Com os desafios e demandas atuais, é preciso investir tempo e consolidar a rede de contatos.

 

O WhatsApp se consolidou como canal de comunicação

 

Em países como o Brasil, o WhatsApp é a plataforma mais utilizada para conversas entre amigos e família, mas, com o passar do tempo, tornou-se também um canal de comunicação no mundo empresarial, não somente para consolidar vendas de forma ágil, bem como para nutrir as relações por meio de estratégias de marketing. Segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o aplicativo é utilizado por 84% das companhias on-line.

O app definitivamente virou algo indispensável na nossa vida pessoal e profissional. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Mobile Time, ele está presente em 99% dos smartphones brasileiros. Desses, 95% afirmaram abri-lo todos os dias. Ainda, segundo a Ding, o “Zap” lidera a lista de downloads no país com 85%, seguido por Instagram (76%), Facebook Messenger (65%) e Netflix (60%). O alto nível de confiança nas plataformas de rede chega a 80%, ocupando a 4ª posição mundial.

Mesmo com certo atraso em relação às nações mais desenvolvidas, a população está mergulhando nesse universo. É inegável: o Brasil caminha rumo à digitalização. A pandemia foi um fator fundamental para acelerar o processo, seja para manter contato com amigos e familiares ou para a parte empresarial e acadêmica.

Dentre as vantagens dessa solução, destaca-se:

 

Agilidade: o cliente recebe uma resposta imediatamente, seguindo o suporte com respostas em tempo real, sem deixá-lo esperando.

 

Disponibilidade de horário: funciona 24 horas, todos os dias da semana. Ou seja, não existe um horário comercial.

 

Volume de atendimento: ele é capaz de lidar com um alto volume de solicitações, evitando filas de espera.

 

Resolução de demandas mais simples sem precisar de um atendente: muitas solicitações podem ser resolvidas dispensando a intervenção humana. Isso garante redução nos custos.

 

Nesse contexto, a Total IP oferece a API Oficial WhatsApp Business. Com ela, é possível enviar milhares de mensagens ativas, utilizando templates (HSM) pré-cadastrados e homologados junto ao Facebook. Sendo assim, é uma grande aliada em campanhas para usuários consolidados ou alvos.

Com essa ferramenta, o usuário pode tirar dúvidas e solucionar problemas quando for melhor para ele. Além disso, a maioria das solicitações são resolvidas sem ocupar um atendente, incrementando a produtividade da sua equipe. Tudo isso utilizando o app favorito dos brasileiros: o WhatsApp.

Isso também pode ser aplicado em forma de chat no site da organização. Para agilizar o atendimento, é adicionado um robô com inteligência artificial capaz de resolver necessidades com a redução da mão de obra humana repetitiva, gerando a diminuição dos custos operacionais. Se não for suficiente, é simples fazer o transbordo para um operador.

Ao longo das décadas, temos inúmeras histórias de corporações sendo ultrapassadas por não se adaptarem à modernidade. “É preciso se preparar e adequar o método de atuação às vontades do consumidor. Afinal, a concorrência está se atualizando e conquistará o seu público. Um passado glorioso não garante um futuro com o mesmo êxito”, complementa Sanches.

 

Portanto, fique por dentro das novidades do seu segmento e largue na frente da concorrência. Com boas soluções e caminhando ao lado da tecnologia, você estará andando a passos largos rumo ao sucesso. Para conhecer mais sobre a Total IP, clique no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

 

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

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