Alavanque suas vendas na Copa do Mundo!

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 07/12/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h58
Alavanque suas vendas na Copa do Mundo!

No dia 24 de novembro, a seleção brasileira entrou em campo na Copa do Mundo 2022. Mesmo sendo sediada no Catar, o comércio nacional consegue sentir os efeitos do acontecimento futebolístico mais aguardado no período de quatro anos. Pela primeira vez em 22 edições, o evento está rolando fora de época, deixando de ser transmitido no inverno para adentrar as casas na temporada natalina e de Black Friday. Tendo em vista esse cenário inédito, o clima do momento é o mais atípico possível, envolvendo patriotismo, união, festividades e o consequente consumismo de final de ano. Dessa maneira, as emoções dos indivíduos estão à flor da pele, acarretando na oportunidade perfeita de conectar o emocional com os propósitos das marcas. Sendo assim, confira como o chatbot pode te ajudar a se destacar frente a concorrência nessa era temática!

As oportunidades de mercado na Copa

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), durante o período de 20 de novembro a 18 de dezembro, a previsão é de movimentar cerca de  R$ 1,48 bilhão em vendas no comércio e serviços. Essa estimativa é 7,9% maior se comparada ao Mundial da Fifa de 2018, no qual a transação tinha sido de R$ 1,37 bilhão. Logo, podemos observar como a proximidade com a última sexta feira de novembro aqueceu o mercado. 

Nesse contexto, o alto fluxo no setor comercial automaticamente influencia a demanda por atendimento nos estabelecimentos. Na era das lojas virtuais, são inúmeras as possibilidades de dar o suporte necessário aos internautas. “Hoje em dia, as ligações já deixaram de ser o principal meio de comunicação. Muito além disso, as pessoas optam cada vez mais pelas plataformas digitais, realizando seu contato via chat, WhatsApp, redes sociais ou até mesmo com o autoatendimento. Por isso, a automatização dos processos é a principal responsável por acelerar e otimizar a experiência tanto dos colaboradores quanto dos clientes”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Outra forma interessante de ganhar destaque é aproveitar-se do campeonato para alcançar públicos distintos. No atual cenário, apenas dispor de um bom produto não é suficiente. Ser notado é o grande diferencial do mundo competitivo no qual estamos situados, cabendo a cada um saber como causar uma boa impressão quando estiverem com os holofotes. “A partir de pesquisas de satisfação, é possível descobrir qual impressão o público está tendo sobre a companhia. Além disso, a adequação do suporte com o perfil do indivíduo em questão é fundamental para um resultado mais humanizado, fator indispensável para fidelização”, acrescenta Sanches. 

Saia campeão dessa Copa do Mundo!

De acordo com a FIFA, a audiência da Copa do Mundo está estimada em 5 bilhões de pessoas por todo o globo no ano de 2022. Nesse cenário, o varejo já está sentindo os impactos da procura por itens dos torcedores. Além disso, um levantamento realizado pela Nielsen, em parceria com a Toluna, demonstrou a relação do campeonato com a Black Friday, tendo em vista o interesse pelo esporte entre 65% dos entrevistados. Sendo assim, Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, elenca algumas dicas para continuar triunfando nesse mega evento. Confira!

Personalização das mercadorias: essa é uma das principais estratégias utilizadas nos grandes eventos comerciais e agora não poderia ser diferente. Seja por meio de campanhas temáticas, descontos especiais ou mercadorias referentes ao futebol, o público-alvo será atingido com sucesso. “Um estudo da Globo mostra como roupas, acessórios e TVs são os itens mais almejados pelos telespectadores dos jogos este ano. Outro ponto relevante é a personalização. Para entrar no clima, seja no e-commerce ou na loja física, é possível apostar em decorações com cores do país, banners, além de descontos e mensagens direcionadas”, pontua. 

Uso estratégico das redes sociais: para chamar a atenção de todos, é necessário realizar um cronograma para as publicações no site e redes sociais. No mundo interconectado, a divulgação virtual pode alcançar os mais variados nichos de compradores. “Além das cores, desafie os seguidores com enquetes sobre os atletas e promova conteúdo informativo. A Copa do Mundo é um momento importante na cultura do país, logo, lançar mão de uma roupagem temática nos canais comunicativos potencializa as chances de elevar a visibilidade da organização”, complementa.

Desconto e ofertas especiais: todo mundo gosta da emoção de economizar. Esse é um grande chamativo de pessoas e pode gerar lucros significativos durante o período de vigência. Além de voltar os olhos do público para o estabelecimento, produtos com pouca demanda podem ser colocados em destaque para cobrir os custos. “As empresas devem aproveitar a oportunidade para lançar descontos comemorativos com prazo limitado, proporcionando a sensação de urgência de compra. Cupons especiais e promoções relacionados aos resultados dos principais jogos, como por exemplo, leve 7 e pague 1, podem entrar em cena nos dias de jogo”, ressalta Ricco referindo-se a derrota do Brasil por 7 a 1 pela seleção alemã em 2014.

Customer Experience: em uma única década, a população deixou de ter apenas o formato presencial ou ligação para contatar os estabelecimentos. Com a chegada dos smartphones, muita coisa mudou. Agora, os portais on-line e aplicativos desempenham um papel fundamental na hora de se relacionar com o povo. “A clientela agora está presente em cerca de quatro canais digitais. Ou seja, eu não posso deixar meu consumidor esperando porque ele optou usar chat do site ou escolheu o WhatsApp para realizar um contato. Hoje em dia, graças à tecnologia, existem plataformas de suporte para auxiliar nessa atividade ao centralizar todos os meios em um só lugar. Assim, é possível estar presente onde o consumidor prefere , usando dados em tempo real para fazer um atendimento pertinente e aumentar a satisfação dos consumidores”, orienta. 

Torna-se evidente, portanto, a indispensabilidade de planejar as estratégias a serem adotadas na Copa do Mundo. Se o seu negócio está com esperanças de driblar os desafios e sair vitorioso, não deixe de seguir essas dicas! Com essa trajetória, você desfrutará das melhores chances de agradar e conquistar a torcida.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP com Totalphone WebRTC
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • THD (Total IP Human Detector)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs Dinâmicos de Chats (chatbot).
  • API WhatsApp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

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