A tecnologia muda a relação com o dinheiro

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 18/11/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 15h12
A tecnologia muda a relação com o dinheiro

Conforme o tempo passa, as atividades da nossa rotina se alteram. Com a Internet, isso vem acontecendo de maneira cada vez mais rápida. Todos os dias surgem novas atualizações, programas e aplicativos, como o WhatsApp. Nos últimos anos, passamos por dificuldades e mudamos a forma de lidar com várias coisas. Porém, é preciso alterar a forma de enxergar um elemento: o dinheiro.

 

Open Banking surge como inovação de destaque

 

O mercado financeiro passou por muitas modificações recentes e empresas têm apostado em novas maneiras de oferecer seus serviços para os usuários. Uma das alternativas é o Open Banking. Ele possibilita aos clientes o compartilhamento de dados e transações entre diferentes instituições, utilizando plataformas distintas além do aplicativo ou site.

Para participar, o consumidor deve dar permissão onde guarda suas economias. Ele também escolherá o período e as finalidades desejadas. Qualquer repasse de informações deve ser comunicado para saber quem teve acesso a elas. Após autorização concedida pelo próprio indivíduo, os dados são compartilhados e acessados pelos bancos autorizados em um único lugar seguro e protegido.

Em tese, essa novidade deve aumentar a concorrência e reduzir o custo do crédito, principalmente para os bons pagadores. Quem autorizar a distribuição, poderá receber propostas e condições de outros lugares. Entre os benefícios, estão o surgimento de outros modelos de negócios, maior transparência nas relações e o aumento da competitividade.

Para o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, outras áreas também passarão por melhorias. “Será necessário um bom sistema e um atendimento qualificado para entregar algo personalizado ao usuário. O primeiro contato e de qual maneira ocorrerá, será fundamental para a sequência do negócio”.

De acordo com estudo feito pela Infobip, em parceria com a Frost & Sullivan, 68% dos brasileiros consideram mudar de banco para uma instituição com um suporte mais consistente e eficiente. Desse total, 25% classificaram a troca como extremamente provável e 43% como provável.

 

Quais motivos para adotar o Open Banking?

 

Essa prática promete favorecer os consumidores, pois os tornam no centro de todo o ciclo. A plataforma criará instrumentos para as pessoas buscarem alternativas cada vez mais adequadas ao seu perfil. Possibilita também avaliar se os investimentos continuam atendendo às necessidades atuais, gerenciar melhor os ativos e comparar os contratados com os concorrentes.

Além disso, é uma ótima oportunidade para os empreendedores. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, orienta as micro e pequenas empresas a pesquisarem e serem proativas na busca por melhores condições. É o momento delas aproveitarem para obter as menores taxas. Existe a perspectiva de reduzirem gastos fixos relacionados à gestão financeira e melhorar seu fluxo de caixa. Além de diminuir custos com empréstimos e tarifas. 

Com esse artifício, as corporações poderão avaliar melhor os riscos e fornecer serviços e produtos para beneficiar os donos de negócios, inclusive nos casos de inadimplência. Será possível melhorar a organização das finanças e ter a oportunidade de discutir melhores condições para resolver esses problemas. “Com os atendentes treinados para uma abordagem correta, sua companhia tomará a melhor atitude para resolver as situações. Com isso, seus lucros aumentarão”, completa Sanches.

 

Uma nova relação com o dinheiro

 

As gerações mais recentes não lidam com a renda da mesma forma como era na época de seus pais ou avós. Muito provavelmente, as próximas também terão outro comportamento. A gestão financeira, antes era predominantemente manual com as cédulas e, agora, vem sendo constantemente renovada por conta dos avanços tecnológicos, principalmente pelos investimentos em inteligência artificial, a qual proporcionou o surgimento de novas moedas digitais e sistemas on-line.

Há anos, seria impossível imaginar guardar seus recursos em um banco virtual, sem sede fixa. Andar sem notas e cartão e realizar os pagamentos utilizando apenas a tela do celular pareceria cena de filme de ficção científica. Contudo, as modernidades são bem mais seguras. “Assim como em todas as áreas da vida, essa também passa por atualizações. Porém, para transmitir confiança ao cliente, é essencial manter um bom relacionamento e comunicação eficiente”, comenta o gerente comercial da Total IP.

Com a digitalização, as empresas precisaram se adaptar e criar formas de melhorar a experiência do usuário para retê-lo e conquistá-lo. Nessa tarefa, as ferramentas modernas são importantes aliadas. Em um universo com tantas opções e regras a seguir, um bom suporte pode fazer a diferença, pois os serviços acabam sendo semelhantes.

 

O papel da inteligência artificial nesse contexto

 

A pandemia foi um fator crucial para a evolução de muitas funções. As criptomoedas representaram um dos maiores avanços e explosão de investimentos feitos nos últimos anos. Segundo uma pesquisa feita pela Hashdex, o crescimento registrado em 2021 foi de 938%. Um salto de quase 300 mil integrantes a mais em comparação com o ano anterior.

Hoje, o papel moeda deixou de ser saudável para a economia de um país. Além de causar enorme desmatamento com a circulação, sua impressão também é cara, gerando um custo maior e, consequentemente, um prejuízo. Em contrapartida, as digitais são incapazes de gerar uma inflação na mesma proporção. Mesmo com sua limitação quantitativa (escassez equivalente ao ouro no mercado) elas vieram para ficar.

Outra grande inovação, com boas expectativas é a machine learning. O ensinamento profundo das máquinas, capaz de desenvolver a habilidade de desempenharem funções humanas e, até mesmo raciocinar de forma parecida. Em poucos anos, o aprendizado será feito diretamente entre um aparelho e outro. Isso proporcionará um aumento gradativo da performance e conhecimento.

Contudo, os computadores já assumiram várias atividades antes feitas por pessoas. “Porém, esse contato deve ser humanizado, na medida do possível. Deixar tudo na mão de robôs pode desamparar os clientes. O sucesso virá com o equilíbro”, ressalta o especialista. Todos esses avanços, quando aplicados no setor econômico, possibilitam uma administração muito mais assertiva e eficiente das finanças, servindo como auxiliadores e evitando endividamentos.

 

Portanto, esteja sempre atualizado e aplique soluções inovadoras em seu negócio. Para conhecer mais sobre a Total IP, entre em contato conosco clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

 

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

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