A tecnologia é essencial para os princípios de ESG

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 22/02/2023 08h00, última atualização em 19/06/2023 16h51
A tecnologia é essencial para os princípios de ESG

Environmental, Social and Governance, essas três palavras começaram a fazer parte, efetivamente, do universo corporativo. Isso porque elas tratam de uma política essencial para regular alguns pilares fundamentais em uma empresa. Sendo assim, quando a organização está dentro desses padrões ela consegue alcançar destaque no mercado. Nesse sentido, a tecnologia tem se apresentado como um recurso imprescindível para integrar os princípios de ESG ao nome. Então veja, nesta matéria, como adaptar o ambiente empresarial a esse padrão com as soluções da Total IP. 

ESG se refere apenas à sustentabilidade? 

O conceito é de extrema importância para diversas vertentes, no entanto, dado o seu pouco tempo de fundação, ainda confunde quem não está por dentro das tendências. Sendo assim, para compreender a temática na íntegra, saiba mais sobre os três pilares: 

Environmental (E): a primeira letra, refere-se, em inglês, aos princípios ambientais, ou se sustentabilidade. Esse critério visa uma melhor administração sobre os resíduos utilizados, desmatamento, o estímulo de fontes de energia renovável, posicionamento e contribuição acerca da pauta das mudanças climáticas, principalmente, para grandes indústrias e empresas de produção. 

Social (S): o segundo termo, mesmo em outro idioma, deixa o seu significado mais explícito. Ou seja, ele é voltado para o envolvimento do nome em temas sociais. Em suma, como se trata de uma corporação, é como o seu desenvolvimento pode contribuir com a população ao começar pelo bem estar de seus colaboradores. “Ou seja, a geração de emprego, benefícios justos, um salário do qual valoriza a mão de obra e, o mais importante, condições para desempenhar bem as funções, assim a exigência de resultados pode ser compatível com tudo isso”, alerta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Governance (G): apesar de parecer, a terceira sigla não depende apenas das atitudes de órgãos públicos para ser colocada em prática. Sendo assim, está relacionada com questões éticas, morais e legais de cada companhia. Logo, trata-se de uma administração correta, dentro das determinações judiciais, transparência com seu público, quadro de funcionários e investidores. “O sucesso da empresa não pode ser realizado por vias ilegais, banir as atitudes corruptas fazem parte das ações fundamentais para a vida na terra ser prolongada”, comenta Sanches. 

Por fim, o termo foi estipulado apenas em 2004, apesar disso, a movimentação a favor da preservação mundial, já acontece há anos. “Ao contrário de um senso errôneo, não é apenas manter vivo os recursos naturais, existem muitos outros conceitos responsáveis a fim de desenvolver o globo por inteiro, essas letras, atualmente, tem frisado isso. Dessa forma, a compreensão do público tem tornado o cumprimento dessas vertentes obrigatórias para manter qualquer relacionamento com um nome”, diz o profissional. 

Os investimentos em ESG tem sido um destaque mundial, entenda os motivos

Pedro Paro, CEO e fundador da Humanizadas, comenta o motivo da afetividade nessas ações após tanto tempo. “Com todas essas regulações e as autoridades públicas pressionando por mudanças, se espera um maior investimento no setor no decorrer de 2023. Inclusive, podemos observar essa tendência através das perspectivas do próprio mercado”, diz.  

Para exemplificar isso, ele cita o “Relatório ESG Radar 2023”, publicado recentemente pela Infosys. O documento traz uma expectativa sobre os investimentos em ESG nas organizações. A analise pondera como eles devem chegar a US$ 53 trilhões até o ano de 2025, ou seja, um terço dos ativos globais sob gestão.

Afinal, como investir em recursos compatíveis com esses pilares? 

A companhia Humanizadas, fez um estudo a partir de relatórios e demais pesquisas e assim, conseguiu elencar 36 tendências favoráveis para quem está revolucionando a sua atmosfera empresarial a partir dessa pauta. No entanto, ele cita 12 principais recursos compatíveis com o ESG abordados e utilizados pelo mercado: 

  • Fortalecimento dos padrões e regulamentações (71,4%); 
  • Net Zero e transição climática (61,9%);
  • Maior transparência e prestação de contas (57,1%);
  • Boom de investimentos ESG (52,4%);
  • Diversidade e reestruturação dos conselhos (33,3%);
  • Maior qualidade das avaliações e prêmios ESG (33,3%)
  • Biodiversidade na pegada ambiental (33,3%)
  • Maior uso de inteligência artificial (IA) e ciência de dados (23,8%)
  • Novas tecnologias em resposta à crise climática (23,8%);
  • Just Transition (adaptação às mudanças) (23,8%);
  • Cadeia de suprimentos sustentável (23,8%)
  • Maior eficiência e uso de energias renováveis (19,0%). 

Onde tem tecnologia existe as soluções da Total IP 

Quando a atuação da IA é considerada, é impossível a Total IP ficar de fora das mudanças, afinal, é a nossa especialidade. Dentro disso, os desenvolvimentos visam a melhor performance das pessoas no cotidiano corporativo, ao mesmo tempo, também investem em uma ampla satisfação aos consumidores. “Os mecanismos tecnológicos podem fazer parte de inúmeras áreas e, como demonstra a lista, têm sido cruciais para a sobrevivência das marcas. Afinal, não se trata de modismo, mas de uma questão de conforto e atualização para facilitar o dia a dia de quem se envolve com o nome”, instrui o gerente. 

Nesse sentido, alguns dos produtos podem ter destaque nessa missão: Robôs Dinâmicos para chat, ligação ou principais aplicativos de mensagem revolucionam o atendimento e tornam a ação da equipe mais simples. “A atuação dessa inteligência torna as atividades  produtivas e assertivas, valorizando o serviço do capital humano e ainda, entregando suporte personalizado e integral para os interessados”, completa Sanches. 

Quando se trata da dinâmica entre liderança e time, o Formulário de Gestão de Monitorias, tem uma capacidade de identificação de diversos fatores de uma rotina laboral  para auxiliar os gestores a aprimorar o desenvolvimento e satisfação do quadro. “Portanto, friso como é essencial manter essa conexão entre as inovações e os colaboradores”, finaliza o representante da Total IP. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]