A tecnologia e a inovação dos celulares

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 27/10/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 17h00
A tecnologia e a inovação dos celulares

O celular já é um acessório comum em nosso dia a dia, mas nem sempre foi assim. Porém, como todas as outras ferramentas, ele evoluiu ao ponto de ouvirmos constantemente como as pessoas não podem ficar sem, ou até mesmo como a vida delas está lá dentro. Apesar de ser informal, essas expressões conseguem medir o quanto ele se tornou fundamental para a população. Isso porque, diversas atividades migraram para tela presente na palma da mão. Então, veja nesta matéria, como adaptar o seu negócio, com os Robôs Dinâmicos, para atender no modelo mobile pode te destacar no mercado. 

O telefone celular sempre manteve a reputação de inovador 

O aparelho foi inventado em 1973, em Nova Iorque, pelo engenheiro Martin Cooper. Mesmo assim, essa novidade só chegou no Brasil alguns anos depois, em 1990. Agora, o movimento de fazer apenas ligações é ultrapassado, mas inicialmente era revolucionário se conectar com alguém de qualquer lugar sem ao menos precisar de um fio. No entanto, esse objeto também era restrito, pois tinha um custo muito elevado, logo, apenas uma parcela do povo conseguia usá-lo cotidianamente. 

Ao longo do tempo, a tecnologia foi ganhando mais espaço e evoluindo com rapidez. Nesse sentido, os meios de comunicação não ficaram de fora do crescimento, o telefone móvel principalmente, começou a unificar outros recursos como a câmera e o rádio. A partir disso, o acesso a outras invenções populares poderia ser feito por meio de apenas um dispositivo. “Pode-se observar esse instante como a primeira substituição oferecida pelo mecanismo, não era necessário ter os três quando um só dava conta das necessidades. Esse conceito de troca ainda está presente hoje, isso não significou a extinção das máquinas fotográficas, por exemplo, mas para quem tem outra opção, elas são deixadas de lado, pela facilidade de registrar momentos por um único apetrecho”, analisa Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

O que cabe dentro de um smartphone

Quando avançamos uma boa parte na história da comunicação, a Internet alcançou os aparelhos como usamos hoje. Essa ligação foi fundamental para elevar o patamar de desenvolvimento desse instrumento. Com isso, até mesmo as operadoras mudaram o seu modo de venda e o seu principal produto passou de um pacote de ligações e mensagens SMS, para um limite de dados móveis. “A tecnologia da informação, claramente, transformou o nosso modo de vida e consumo. Agora, fazer uso desse recurso é indispensável. Afinal, ele é a marca da facilidade e a sua combinação com os smartphones consegue potencializar isso. Dessa forma, eu continuo frisando a importância de implementar as novidades nas organizações, pois isso é o principal captador de clientes, demonstrar atualização frente ao mundo”, frisa Sanches. 

A questão de obter várias alternativas em um só meio foi apenas reforçada com a rede Wi-Fi e o aprimoramento da banda larga móvel, como o 5G. A rapidez oferecida pela conectividade possibilitou a expansão dos negócios para o meio digital. Assim, eles tomaram os web sites e de lá, promoveram uma expansão para os aplicativos. “As vendas on-line, são um formato extremamente conhecido e utilizado. Já existem lojas completamente digitais, elas se estabelecem por canais como os sites e apps. Essa ambientação em outro universo influencia a busca por negócios acessíveis diretamente nessa esfera. Por isso, atualmente, contamos com as mais diversas entidades, como instituições bancárias, mercados, lanchonetes e até hospitais, com a telemedicina”, pontua o representante da Total IP.  

Adaptar o seu negócio para os dispositivos móveis o coloca nas mãos da população 

A ferramenta perdeu a reputação de restrita e alcança uma quantidade enorme de usuários. De acordo com um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o número de smartphones em uso no Brasil é de 242 milhões, ou seja, ultrapassa a quantidade populacional, de 214 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE. “Apenas a alta métrica de consumidores consegue ser um bom motivo para repensar se a estrutura do seu empreendimento atende bem esse público. Para isso, incrementar seu site com chat e atendimento automático, como os proporcionados pelos Robôs Dinâmicos da Total IP, alcança uma comunicação direta, seguindo a estabelecida pela era digital”, aconselha Sanches. 

Em um período de grandes vendas, como a Black Friday, a qual acontecerá no próximo mês, as compras via o equipamento móvel se destacam, afinal é a principal forma de ficar atento ao longo das 24 horas em promoções e comparar os preços rapidamente. Uma recente pesquisa da Rakuten Advertising traz insights relevantes para marcas com desejo de atrair consumidores em uma época tão disputada nas vendas. 

O levantamento mostra o quarto trimestre de 2021 (esse período inclui a Black Friday e a Cyber Monday), no Brasil 60% dos cliques foram feitos por dispositivos móveis (telefone e tablet), enquanto os computadores representaram 35% dos acessos totais. Especificamente no momento da conversão, a preferência foi também por aparelhos móveis, utilizados em 50% das compras finalizadas por brasileiros. O número representa uma alta significativa em relação aos últimos anos, levando a uma ultrapassagem do mobile em conversão, com um índice de 4,6% – contra 4,4% dos PCs no período.

Essa alta demanda é uma comprovação da necessidade de preparar o seu nome para as experiências dentro do ecossistema. “Tudo tem participado desse universo, enquanto mais simples o seu encontro, é possível atingir um maior nível de relevância e satisfação para os seus clientes. Por isso,  para facilitar o contato com a organização, como a conversação com um colega, eu indico sempre disponibilizar a assistência via WhatsApp ou outros canais de mensagem instantânea. Para ter sucesso nessa etapa, as soluções da Total IP podem auxiliar com propriedade”, finaliza Sanches. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua organização ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e Linkedin. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]