A tecnologia a favor da produtividade

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 15/06/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 14h41

A produtividade é um elemento essencial para uma empresa alcançar os seus objetivos, principalmente, o crescimento. No entanto, ela depende de seus colaboradores, os quais também são influenciados por outros fatores quando se trata de manter esse quesito constante.  Porém, hoje, a tecnologia tem um papel fundamental para auxiliar nessa vertente e expandir os níveis de rendimento. Então veja, nesta matéria, como transição de áudio ou speech analytics e outros softwares da era digital contribuem com o desenvolvimento da equipe. 

Não ignore as inovações da indústria 4.0 

O avanço agressivo da tecnologia tem assustado a população. Contudo, essa aceleração partiu de um instante onde a Internet se tornou um ambiente seguro para interagir, trabalhar e até mesmo, se divertir. Logo, o seu desenvolvimento foi ainda mais rápido a fim de atender as demandas da nova realidade. “A pandemia da Covid-19 colocou em prática as mudanças das quais já são desenvolvidas e previstas desde 2011, quando iniciou-se a Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Em suma, as criações desse período tem o foco em incluir os recursos tech nos meios de produção e modelos de negócio. Tudo, com o intuito de aprimorar as rotinas e torná-las mais eficientes”, explica Geovani Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP. 

Apesar do susto e normalização da crise sanitária, voltar atrás e deixar as inovações de lado, seria um retrocesso absoluto. “Por isso, eu friso, os mecanismos, por mais autônomos, conseguem nos ajudar e não nos substituir. Sendo assim, é crucial visualizar esse cenário e buscar a atualização da sua empresa e as competências de sua equipe. Isso porque, infelizmente, o universo digital e automático não é o futuro, mas sim, o agora”, completa Oliveira. 

Quem já está por dentro desses parâmetros consegue ver os benefícios de integrar isso à rotina laboral, por exemplo. De acordo com o relatório Formstack 2022 State of Digital Maturity, cerca de metade dos funcionários entrevistados relataram gastar duas horas ou mais em tarefas repetitivas. Nessa mesma linha de observação, outra pesquisa, encomendada pela ServiceNow, indica como 66% dos brasileiros gostariam de ter um cargo mais significativo. Além disso, 95% dos respondentes disseram esperar da modernização o auxílio essencial para comprimir esse ofício operacional no futuro.

Veja onde a tecnologia age e quais benefícios ela proporciona para a produtividade de uma companhia 

Como já apontado anteriormente, o período vivido por nós é baseado em tecnologia. “Os mecanismos já foram aplicados em áreas como a medicina, bancária, lazer, entre outras. Por isso, deve, obrigatoriamente, fazer parte do meio corporativo, tanto para satisfazer os clientes, como para oferecer equipamentos aos colaboradores”, frisa o especialista da Total IP. A partir disso, ele lista cinco principais mudanças proporcionadas por essa adesão. Confira: 

Redução de erros: os softwares, principalmente, em atividades repetitivas, tendem a realizá-las com menos ou nenhum erro. Assim, eles fornecem mais exatidão em cálculos, captação de dados, correção de gráficas, entre outros.  

Automação de tarefas: alguns afazeres podem se transformar em apenas alguns comandos em uma tela. Isso auxilia o funcionário a focar em outras demandas e finalizá-las com mais rapidez. Conforme aponta uma avaliação da McKinsey, 80% dos negócios vão dar continuidade ou aumentar os investimentos com automação. Assim, mais da metade dos empreendimentos ouvidos já contam com quatro ou mais projetos desse quesito em desenvolvimento.

Para dar feedbacks a quem lida com atendimento ao cliente, por exemplo, Oliveira descreve como a solução da Total IP otimiza o intervalo gasto com a análise. “Ouvir uma conversa de dez a 20 minutos para localizar os erros em centenas de ligações pode virar uma tarefa infinita sem a aplicação de transição de áudio ou speech analytics. Ela é capaz de identificar as vozes da chamada e colocá-las em formato de texto rapidamente. Isso torna o diagnóstico prático, até mesmo para observar e pontuar os comportamentos”, explica o representante da Total IP. 

Captação de dados: atualmente nenhuma estratégia deve ser criada ou implementada sem uma base de dados. Com os mecanismos corretos, a companhia consegue captar métricas do mercado nacional, internacional e sobre o seu próprio desempenho em tempo real. Além disso, métodos como relatórios e dashboards, construídos tecnologicamente, são essenciais para a visualização das informações adquiridas.  

Atendimento integral: as coisas não param, com a conectividade, as pessoas não precisam mais do horário comercial para encontrar produtos ou serviços, tudo isso fica disposto em sites e plataformas virtuais. Nesse sentido, o interesse pode surgir a qualquer instante e o indivíduo solicitar o atendimento da entidade.

Para esse comportamento, Oliveira orienta como acolhê-lo. “Existe uma cultura imediatista após a velocidade da Internet entregar as coisas em questão de segundos. Logo, cria-se uma expectativa para todas as demais interações seguirem o mesmo padrão. Então, a fim de não frustrar um possível consumidor, o uso de chatbots, como os Robôs Dinâmicos, amplia o tempo de suporte da marca para 24 horas, sem precisar de uma equipe noturna para isso”, aconselha. 

Flexibilidade laboral: graças às inovações, o meio empresarial expandiu as suas barreiras geográficas e a presença em um escritório não é mais obrigatória. Após a pandemia, foi observado como a dinâmica de trabalho não se descaracteriza por ser transferida para outro ambiente, evidenciando o modelo remoto e híbrido. “O home office possibilitou a exclusão de horas de trânsito nas grandes cidades, transportes lotados e a distância entre a casa e a sede da organização. Dessa forma, os indivíduos investem esse tempo em descanso e outras atividades. Assim, ao iniciar, definitivamente, a carga horária, eles se sentem mais motivados e focados para realizar as tarefas do dia”, elucida o diretor.

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