A robotização e SST como aliadas!

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 09/11/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h50
A robotização e SST como aliadas!

Você já ouviu falar sobre esse termo? A Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é um conjunto de normas estabelecidas entre as companhias para prevenir acidentes, doenças ocupacionais e integridade física do trabalhador. Atualmente, os altos índices de sinistralidade no serviço impactam diretamente a receita da instituição, podendo variar em um custo de 0,5% a 2,5% na folha de pagamento. Nesse quesito, a maior dificuldade para controlar tais incidentes é disponibilizar uma gestão capaz de analisar atentamente os possíveis riscos aos quais os funcionários são expostos. Para isso, a tecnologia chegou para trazer novas perspectivas para o futuro, como é o caso da tomada de decisões assertivas em prol da redução dos empecilhos laborais. Sendo assim, confira como a utilização dos discadores pode impactar positivamente a vida de todos.

A Segurança de Saúde no Trabalho (SST)

A Lei nº 6.514, em seu Art.162, informa: “as empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho. As normas a que se refere este artigo estabelecerão:

a) classificação das empresas segundo o número de empregados e a natureza do risco de suas atividades;

b) o número mínimo de profissionais especializados exigido de cada empresa, segundo o grupo em que se classifique, na forma da alínea anterior;

c) a qualificação exigida para os profissionais em questão e o seu regime de trabalho; 

d) as demais características e atribuições dos serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho, nas empresas”. 

São inúmeras as circunstâncias envolvendo tanto danos físicos quanto mentais à equipe: alto intervalo de exposição a telas azuis; falhas em equipamentos por falta de manutenção; insuficiência de equipamentos de proteção individual (EPIs); móveis mal posicionados, ruídos superiores ao limite permitido; entre outros. “Nessa conjuntura, podemos observar como as áreas de Recursos Humanos necessitam das melhores ferramentas possíveis para administrar a SST devidamente. Logo, manter as dinâmicas internas e externas de uma entidade atualizadas com a demanda mercadológica ajuda a evitar adversidades e possibilita a contenção de gastos”, contextualiza Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

De acordo com dados do Radar SIT, plataforma do Ministério do Trabalho e Previdência, o Brasil registrou 423.217 acidentes de trabalho em 2021, resultando em uma média de 1.159 ocorrências ao dia. Dentre os números, 133.757 deles precisam de um tratamento de pelo menos 15 dias e 1.694 dos quadros culminaram em óbito. Em meio aos países do G-20 e das Américas, nosso país ocupa a segunda posição em mortalidade no serviço e está atrás apenas do México, caracterizado por oito óbitos a cada 100 mil funcionários. 

Nesse cenário, fica nítido como adotar as devidas medidas para minimizar os prejuízos se faz necessário. “Uma solução com Inteligência Artificial (IA) e análise de dados permite aos gestores tomarem decisões com base em dados concretos. Com os mesmos, as organizações encaminham para o eSocial SST e podem ser usados com técnicas para prever futuros acidentes, permitindo a elas realizar as adequações nos ambientes, minimizando os riscos e diminuindo os afastamentos”, comenta Renan Soloaga, CEO da Indexmed.

Assim sendo, a história é pautada pelas intervenções humanas no planeta e suas respectivas evoluções. Desfrutar das novas possibilidades, é a peça-chave para mudar comportamentos e facilitar mecanismos do dia a dia. Muitas inovações, embora inicialmente desenvolvidas para o mundo profissional, fazem a diferença na vida pessoal. Seja como colaborador ou consumidor, dispor da melhor infraestrutura e experiência é fundamental.

A tecnologia ajuda na automatização de procedimentos!

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o território nacional possui um total de 5,6 milhões de enfermidades e incidentes no expediente dos trabalhadores, ultrapassando um gasto previdenciário de R$ 100 bilhões. No cenário atual, existem inúmeras profissões das quais as incumbências monótonas e repetitivas podem ser substituídas pela máquina. Apesar de inicialmente a transição de um pelo outro fosse alvo de preocupação das pessoas, hoje em dia já é de conhecimento geral como as inovações vieram para andar juntos de nós e não nos atrapalhar. 

Na busca constante por melhorias, os esforços empresariais têm sido voltados para o aproveitamento do tempo, gastos e otimização da produtividade. Tendo em vista as ações humanas passíveis a erros e imprecisões, cada vez mais encontramos funções parcialmente ou completamente substituídas por robôs. “A automatização de processos, além de acelerar a entrega das demandas, também pode aprimorar os resultados. Os contact centers, por exemplo, possuem inúmeras tarefas das quais podem ser padronizadas em prol de uma comunicação mais assertiva. Por meio da  RPA – Robotic Process Automation, há uma experiência mais positiva não apenas para o consumidor quanto para o colaborador”, complementa Sanches.

Sob essas condições, podemos observar como a segurança deve ser pensada tanto nos trabalhos manuais como naqueles realizados diretamente dos escritórios. A integridade física e mental precisa estar acima de tudo na hora de garantir o bem-estar da equipe. Deixar a alienação de lado é fundamental para o foco nas áreas necessitadas da atenção dos especialistas de plantão. “O registro e análise das Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) podem ajudar a identificar quais são as principais fontes geradoras de acidentes e, por meio dela, servir como fonte de informação para implementar planos de ação mais efetivos”, pontua Soloaga. 

Torna-se evidente, portanto, a relevância de manter uma organização devidamente regulamentada e prestar o máximo de suporte aos colaboradores e possíveis clientes. “Pensando em fornecer o melhor atendimento para todas as partes, a Total IP desenvolve funções para os setores. A partir de uma análise certeira dos serviços e produtos dos nossos contratantes, desvendamos qual o caminho mais oportuno a ser seguido para alavancar a imagem e ganhos das entidades. Por meio das nossas funcionalidades, é possível fornecer uma customer experience cada vez mais assertiva e personalizada para os negócios”, finaliza o gerente comercial da Total IP. 

Conte com a Total IP!

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares reconhecida por suas soluções modernas e flexíveis ao mercado. Desde 2005, marcamos presença nas áreas de cobrança, SAC, televendas, varejo e indústria, recursos humanos, entre outros. Com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir os custos, é viável levar a sua marca ainda mais longe. Você pode alcançar todos os nichos por meio robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais. Por isso, quem está conosco aproveita as melhores propostas comerciais a fim de fidelizar o público!

Um pouco sobre nossas soluções

PABX IP On Premise e Nuvem

Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)

Gravação de Voz e Tela

Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)

Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics

Robôs dinâmicos de chats (chatbot).

Chat/Whatsapp e Telegram

Gestão de E-mail e SMS 

Por fim, conte com nossas funções! Independentemente do setor, nossos serviços podem te ajudar. Para mais informações, acompanhe nossas postagens! Temos nosso blog e as redes sociais disponíveis no canto de sua tela! Faça uma visita no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Fique por dentro de tudo!

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo número (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]