A realidade e previsões do home office

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 07/12/2020 10h00, última atualização em 10/05/2022 14h50
A realidade e previsões do home office

Muito se falou sobre o teletrabalho durante o ano, no entanto, ainda existem muitas possibilidades e reflexões sobre o assunto. Veja mais!

Durante um período, o home office foi visto como um privilégio restrito a uma parcela bastante pequena dos trabalhadores. No entanto, atualmente, tornou-se uma das principais alternativas para a manutenção dos postos de trabalho, se integrando à realidade de grande parte dos profissionais. 

Sobretudo em razão da pandemia, o modelo remoto vem mudando a forma como empresas e colaboradores se relacionam, estabelecendo novos padrões e necessidades quando o assunto envolve a gestão de recursos humanos. Diante do cenário de combate ao coronavírus, muitas corporações migraram rapidamente suas atividades para essa modalidade. 

Essa mudança repentina, no entanto, pegou não só muitos gestores de surpresa, mas principalmente o time. Pensando nisso, especialistas e pesquisas destacam algumas principais dicas para esse tipo de atuação. Veja mais! 

Afinal, como definir o trabalho remoto?

Como o próprio termo já antecipa, é a possibilidade de desempenhar as suas atividades a distância, isso é, fora das instalações da companhia. Na prática, se desenvolve essencialmente com o apoio de recursos tecnológicos, como os computadores, tablets e os tradicionais smartphones

Para Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP, contar com ferramentas eficientes fez e fará as instituições sobreviverem a esse novo cenário. “Ter uma boa aparelhagem e aplicações são os grandes diferenciais na rotina corporativa. Oferecemos, por exemplo, a solução de gravação de voz e tela. Com ela, supervisores autorizados podem, em um só clique acessar, monitorar, ouvir e liberar gravações de maneira simples e intuitiva”, explica. 

Além disso, de acordo com a Sharecare, instituição de telemedicina, um dos grandes desafios enfrentados é manter o bom desempenho das equipes atuando de maneira remota. “Isso porque a mudança repentina na rotina dos colaboradores, somada à instabilidade e insegurança trazidas pelo cenário são fatores impactantes na produtividade e, em certos casos, até no bem-estar”, comenta o presidente.

Crescimento e tendência nacional

Nos últimos anos, a modalidade de trabalho remoto cresceu de maneira significativa no Brasil. Segundo dados do IBGE, divulgados no final de 2019, entre os anos de 2012 a 2018, o crescimento do home office foi de 44,4%, sendo a realidade de 3,8 milhões de pessoas, ou seja, corresponde a 5,2% da força atuante no país.

Ainda de acordo com o mesmo levantamento, o maior crescimento dessa modalidade foi observado entre 2017 e 2018, chegando a 21,1%. Contudo, esses dados refletem uma realidade anterior à pandemia e à necessidade de isolamento social. “Hoje, como se sabe, o teletrabalho se tornou ainda mais comum e integrado à rotina do brasileiro e de tantos outros países”, comenta Mencaci. 

Esse novo formato tem potencial ainda para fazer parte da realidade de mais de 20,8 milhões de pessoas, podendo ser aplicado por 22,7% das ocupações. Outro ponto interessante desse estudo feito pelo Ipea foi a classificação do Brasil na 45ª colocação no ranking mundial e como 2º colocado na América Latina, sendo superado apenas pelo Chile.

Seu empreendimento adotou essa modalidade em 2020 e quais são as previsões para o próximo ano? Independentemente da opção, a Total IP tem a solução certa para auxiliar no desenvolvimento de sua companhia. Fale já com o nosso time!

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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