Proptechs: o alvo do mercado

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 31/08/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h34
Proptechs: o alvo do mercado

Esse termo é a junção das palavras em inglês “property” e “technology”. Essas são empresas do ramo imobiliário voltadas para a aplicabilidade da tecnologia da informação e da economia. Em geral, elas reduzem a burocracia e aceleram as transações, deixando-as mais seguras e eficientes. Estão relacionadas principalmente à compra, venda, gestação ou construção de propriedades. Nesse sentido, compreenda a colocação desses empreendimentos e a expansão de suas parcerias com os robôs dinâmicos. 

  • O despertar das Proptechs 

A transformação tecnológica já atingiu todos os setores produtivos. A fim de suprimir as dores englobadas em todo esse serviço, elas utilizam-se de ferramentas como a inteligência artificial, drones, softwares, big data, blockchain e até mesmo criptomoedas. Com a disseminação das pontocom, os anúncios de residências deixaram de lado a mídia impressa para atender as digitais. 

A virtualização desse meio ganhou ainda mais força com o isolamento social de 2020. A partir desse momento, deixou de ser apenas uma inovação para se tornar uma necessidade. Nesse contexto, os empreendedores vislumbraram as vantagens de investir nessas startups, tendo em vista o aumento da demanda por essas soluções. 

Atualmente, para movimentar uma posse, a avaliação, título, garantia e seguro são mais acessíveis para o público. “Elas dispõem de uma base de dados desse mercado e utilizam-se de técnicas para facilitar negócios. Podemos citar a listagem on-line de imóveis juntamente com tours, praticidade do agendamento de visitas e a assinatura de contratos de forma remota”, afirma Thiago Sanches, gestor comercial da Total IP. 

Agora, as incorporadoras disponibilizam recursos em desenvolvimento e cada vez mais completo, fato esse resultante de uma aceleração de vendas. Consequentemente, ainda mais valor é agregado às unidades e há a criação de uma comunicação marketeira. Logo, a divulgação gera mais faturamento em um tempo reduzido. Além disso, toda essa rentabilização do estoque parado finda com o custo de mantê-lo por meio dos aluguéis. 

  • A questão imobiliária no Brasil

“Assim como as incorporadoras não conseguem vender todas as unidades de novos empreendimentos no tempo esperado, o mercado de locação residencial está em um cenário favorável, com bons retornos sobre o investimento. Observando a situação econômica atual e com conversas no mercado, percebemos como maior desafio do momento o aumento da quantidade e a rapidez da venda de unidades”, constata o Head de Real Estate e CO founder da Yuca, Rafael Steinbruch. 

De acordo com dados da Terracotta Ventures de 2022, houve um aumento de 282% dessas organizações brasileiras em comparação a 2017. A ascensão desse setor é fruto dos massivos investimentos realizados desde 2010. Ademais, apesar do cenário ainda pandêmico, entre maio de 2021 e esse ano, cerca de R$ 5,83 bilhões circularam por essa área.  

Nota-se, portanto, como no cenário atual no qual vivemos, os mais variados tipos de serviços estão sendo modernizados. Quando alguém cogita adquirir uma nova casa ou apartamento, por exemplo, o primeiro passo dado é acessar a Internet para realizar uma pesquisa mais aprofundada. Os classificados do jornal já ficaram para trás há muito tempo. “Essas startups participam de todo o processo. Desde o início da procura por novas posses até o momento pós-venda. É a mais pura mesclagem entre fintechs e construtechs”, ressalta Sanches.

Assim como as demais esferas mercadológicas, todas as ações envolvidas no processo eram feitas de forma totalmente presencial. A ida às mais distintas agências era parte da rotina dos indivíduos. Agora, com a disseminação das plataformas digitais, o atendimento ao cliente torna-se majoritariamente virtual. 

Inicialmente, as telefonias eram o único meio de contatar as companhias a distância. No entanto, o uso das redes sociais e aplicativos foi se normalizando. Nesse cenário, dificilmente os sujeitos optam por se locomover até o banco, imobiliária ou construtora para resolver os seus devidos problemas. “A era digital é agora. Não tem como fugir. O melhor caminho é seguir as facilidades surgidas com o tempo. Elas são tão importantes para o uso profissional quanto pessoal”, acrescenta Sanches. 

  • Onde a Total IP se encaixa nesse cenário?

O mundo globalizado no qual vivemos está sempre derrubando novas fronteiras. Nessa lógica, a comunicação se tornou algo imprescindível para a humanidade. Os dispositivos eletrônicos estão na mão de todos a fim de interagir com os mais variados grupos e funcionalidades. Essa é a maneira mais prática de resolver as problemáticas do dia a dia. 

Dessa forma, despertou-se a indispensabilidade de fornecer diversas opções de canais para atender o público. Hoje em dia, a possibilidade de escolher como executar as vontades e obrigações chama a atenção, tendo em vista a preferência individual. “Pensando nisso, desenvolvemos a uniformização dos sistemas internos e externos dos nossos clientes. A automatização das funções permite um alcance maior de metas juntamente com uma satisfação coletiva maior”, acrescenta Sanches. 

Portanto, o crescimento do e-commerce deve ser bem aproveitado, levando em consideração o alcance de todo território nacional e até mesmo internacional em certos casos. “Antigamente todo suporte fornecido era igual, precisava contatar algum executivo, presencialmente ou via telefone. Não temos mais essa restrição na qual a concorrência ganhava pelo melhor preço disponível. A personalização é uma excelente aposta nos tempos modernos”, finaliza o gerente comercial.

  • Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

  • Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Por fim, conte com os nossos serviços! Seja no mercado imobiliário ou em qualquer outro setor! Para obter mais informações, acompanhe nosso blog e redes sociais disponíveis no canto de sua tela. Nos visite também no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Venha conferir nosso conteúdo!

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