Coleta de dados dos clientes aprimora o atendimento
Quanto mais informações uma marca detém sobre seu público-alvo, melhores os direcionamentos e entregas realizadas. Logo, coletar dados é uma estratégia eficiente.
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Descubra como essa ferramenta eleva a experiência do seu consumidor enquanto pode turbinar seus lucros
Em um mundo cada vez mais interconectado e com tecnologias sendo desenvolvidas a todo instante, considerar os novos canais é imprescindível para continuar ativo no mercado. Afinal, o comportamento do consumidor tem mudado na mesma velocidade com a qual eles a exigem. Segundo um levantamento do Instituto QualiBest, 49% deles preferem esse meio quando precisam falar com alguma entidade. Por isso, é essencial se adaptar e estar onde seu público mais te procura com soluções inteligentes, como o API WhatsApp Business da Total IP!
Nessa realidade globalizada, as redes sociais se tornaram destaque para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). No Brasil, o WhatsApp é a principal predileção. De acordo com uma pesquisa da Panorama Mobile, da Time/Opinion Box, a cada cem smartphones nacionais, 99 possuem essa instalação. Conforme um estudo da Techcrunch, o aplicativo tem cerca de 2 bilhões de usuários no mundo todo. Em outubro de 2020, aproximadamente, 100 bilhões de mensagens eram trocadas por dia.
Ou seja, cada dia mais o app ganha espaço nos aparelhos e no cotidiano. Por ser prático, acessível e funcional virou um dos meios de comunicação preferidos entre os cidadãos, tanto para tratar de assuntos pessoais quanto profissionais. “Esse sucesso em crescimento despertou interesses nas corporações, afinal, elas passaram a enxergar um grande potencial de interação com o consumidor”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.
Segundo um relatório de abril de 2022, produzido pelo Hootsuite em parceria com o We Are Social, o software está presente em cerca de 99% dos dispositivos ativos no país. “Levar isso em consideração é a chave para a inovação dentro dos empreendimentos, independentemente do porte ou segmento, é essencial prestar um suporte onde seus clientes buscam por seu serviço”, explica Sanches.
Ainda conforme dados do Time/Opinion Box, 93% da população utiliza o “zap” diariamente. Complementando a importância desse sistema na rotina, a consultoria Accenture apontou: 83% dos entrevistados utilizam o recurso para fazer compras e se relacionar com as organizações. Logo, investir nesse mecanismo é certeza de resultado.
Lançado em 2018, o WhatsApp Business se resume a uma conta comercial com diversas funcionalidades para aproximar marca de usuário, indo muito além da opção tradicional. Contudo, com essa novidade, você consegue criar perfis profissionais, com exposição de catálogos e agendamento de mensagens, por exemplo.
Uma coisa não muda para nenhuma das aplicações: sua aquisição é completamente gratuita, basta executar download em um sistema interligado ao do seu aparelho, como o Android, e pronto! Assim, você está apto a trocar informações com seus amigos salvos, seja por meio de texto, áudio, imagens, vídeos, documentos ou compartilhamento, de localização ou de números.
Existem algumas diferenças desse modo para o Business, a principal é ser uma plataforma voltada para pessoas jurídicas ou empreendimentos em busca de escalonamento. Além das opções já conhecidas, destaca-se a classificação dos contatos a partir de etiquetas específicas e próprias, a possibilidade de expor um menu com serviços e produtos listados, salvando de modo expositivo, e a automatização de recados rápidos, como saudações e apresentações da marca.
“Também é possível cadastrar dúvidas frequentes, assim o seu cliente consegue ter um atendimento prévio e até mesmo resolver suas pendências sem precisar de explicações humanas”, comenta o gerente comercial da Total IP. Com o aumento da tendência do autoatendimento, contar com uma ferramenta na qual existem as respostas imediatas e efetivas, é ter certeza de um diferencial competitivo.
Entre as novas aplicabilidades, ressalta-se a capacidade de integração entre o canal com sites e páginas já existentes na instituição, descomplicando o gerenciamento de dados e o resgate do histórico de conversas. Para tornar seu perfil ainda mais confiável, há a possibilidade de solicitar um selo oficial de verificação da conta. Assim, quem entra em contato com você, consegue visualizar essa marca e tem segurança no momento de interagir.
Conforme levantamento do Mobile Time, cerca de 5 milhões de companhias ao redor do planeta utilizam o sistema e a perspectiva é uma crescente nas métricas. Por ser onipresente nos celulares, por meio da ferramenta é possível alcançar mais pessoas, de nichos completamente distintos. Ainda, de acordo com a pesquisa Mensageria no Brasil, cerca de 76% dos tupiniquins a utilizam para interagir.
“Somado a todos esses dados e levando em conta como essas estatísticas fazem a diferença na hora de construir uma estratégia para a corporação, contar com uma solução já conhecida pelo público é crucial”, comenta Sanches. Afinal, a Total IP propaga os chatbots como uma medida assertiva de contato. “Sem contar na facilidade de ter um robô para te auxiliar. Inclusive, nós ensinamos e você ou colaborador consegue cadastrar novas expressões sem nenhuma dor de cabeça”, expõe. Dessa forma, modele o bot conforme as demandas do seu empreendimento.
Por fim, se você tem alguma dúvida ou mesmo quer conhecer mais vantagens de contar com essa modernidade, entre em contato conosco pelo próprio WhatsApp!
Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.
Um pouco sobre nossas soluções
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