Logo Total IP News

A democratização da Internet no Brasil

Considerado item de classe alta até pouco tempo atrás, a Internet se tornou algo com acesso a quase todos

O Governo Federal divulgou uma pesquisa, realizada em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Nela, é possível perceber como a Internet deixou de ser um luxo e passou a ser algo comum na vida dos cidadãos. Segundo o levantamento, 82,7% das residências no país têm acesso à rede.

O ideal seria toda a população contar com essa conexão. Porém, é uma taxa considerável, levando em conta as condições nacionais. Outro ponto importante a ser observado é a data do levantamento. Ele aconteceu antes da pandemia. Após isso, muitas pessoas se viram obrigadas a entrar no mundo digital, seja para trabalhar, estudar, manter contato com amigos e familiares ou para o lazer, como serviços de streaming e chamadas de vídeo.

Esse fato acelerou também a oferta de fibra ótica, alcançando 91% dos provedores de acesso. Ela possibilita maior velocidade e uma melhor experiência em atividades como os vídeo chamadas. Por isso, ganha preferência nas corporações.

Para o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, em breve estaremos beirando o 100%: “a cada ano, esse número só aumenta. A necessidade de conviver no mundo eletrônico e a diminuição do preço desses serviços colaboram para isso.”

Considerando o desemprego e a economia nacional, as vendas se tornam uma ótima alternativa para os nossos concidadãos. As pessoas podem fazer o comércio sob demanda e sem funcionários. Para isso, basta utilizar o chat do WhatsApp para realizar os atendimentos automáticos. 

Como está distribuída a Internet

Outro dado interessante é ver o maior crescimento na área rural, onde o percentual subiu de 49,2% para 55,6%. Comparados com o da área urbana de 83,8% para 86,7%. De acordo com a apuração do IBGE, o aumento ocorreu em todas as regiões. O maior salto foi no Nordeste, de 69,1% para 74,3%. 

A banda larga móvel continua sendo a mais usada, em 81,2% dos domicílios. Já a fixa, está presente em 77,9%. Em 59,2% dos lares, há as duas opções. O telefone celular foi considerado a principal ferramenta utilizada pelos navegadores. Ele estava presente em 99,5% das moradias com acesso. 

Para Sanches, esse aparelho é essencial: “hoje em dia todo mundo tem um smartphone. Com ele, você pode resolver praticamente tudo. Portanto, devemos atender à necessidade das pessoas, criando serviços mais acessíveis.”

O futuro da Internet

Já vivemos em uma geração totalmente inserida nesse universo tecnológico. Porém, isso ainda deve se intensificar. Dentre os maiores de 10 anos de idade, 78,3% disseram ter explorado a web nos últimos três meses. Entre os estudantes, esse índice alcança 88,1%.

Dentre os motivos para não usufruir desse avanço, estão: falta de interesse (32,9%), o preço (26,2%) e o fato de nenhum morador saber usar a Internet (25,7%). Ou seja, isso deve mudar nos próximos anos. 

Outras ações devem ajudar nessa ampliação, como por exemplo, a implantação do 5G no território nacional. Um leilão acontecerá ainda este ano para as empresas darem seus lances e arrematarem as faixas de frequências para transmitirem o sinal.

O benefício? Permite aos downloads serem até 20 vezes mais rápidos e oferece uma maior latência, possibilitando mais estabilidade. A comunicação é feita pelas ondas de rádio, por frequências exclusivas, para não atrapalhar o 4G, wi-fi e televisão. O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, confirmou a possibilidade de testes se iniciarem ainda em 2021 em algumas capitais. 

Não fique de fora do novo modelo de vida. A Total IP tem serviços de qualidade e perfeitos para você. Portanto, clique no ícone do WhatsApp no canto da sua tela e venha nos conhecer melhor. Será um prazer te atender. 

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Tags: , , , ,

Trackback from your site.

Abrir conversa
Quer saber mais sobre a Total IP?
%d blogueiros gostam disto: