Aguarde, carregando...

Você usa o WhatsApp para vender

A experiência do cliente é o foco. Para isso, ferramentas e o bom relacionamento podem ajudar!

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 30/06/2022 08h00, última atualização em 01/07/2022 18h15
Você usa o WhatsApp para vender

O distanciamento social acabou popularizando o digital e evidenciando os canais de relacionamento on-line. Esse foi um grande desafio para os negócios, pois precisaram, principalmente, de agilidade e automação dos sistemas de atendimento. Sendo assim, o aplicativo mais usado pelos brasileiros – WhatsApp – ganhou espaço nesse segmento também.

O crescimento do comércio virtual

As vendas pelo app transformaram o e-commerce. Segundo pesquisa da consultoria global Accenture, existem mais de 160 milhões de usuários na plataforma, só no Brasil. Desses, 83% o utilizam para fazer compras de forma virtual e cerca de 48%, ainda não se sentem seguros para fechar vendas por ele. Ou seja, é um “oceano” de consumidores disponíveis para serem impactados pelas marcas.

Apesar de ser uma “nova” forma de comércio e de se relacionar com o cliente, as empresas precisam estar atentas, pois algumas ações podem prejudicar a interação ao invés de ajudar na conversão. “Sempre digo: ninguém quer ser atendido por uma pessoa mal humorada e sem empatia. Todos desejam ser ouvidos com o mínimo de atenção”, diz o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Escutar é uma qualidade essencial para um relacionamento. “Prestar atenção no outro é muito importante, pois assim você saberá se a pessoa está feliz, triste ou brava, por exemplo. Principalmente, no diálogo telefônico e virtual, essa é uma característica determinante”, afirma o gerente.

Contudo, ainda existem alguns desafios no processo a começar pela capacitação e entendimento da jornada do cliente. “Mensurar as vendas, organizar comissão do vendedor, entre outras ações, devem fazer parte da rotina”, explica o sócio-diretor da Dito, Pedro Ivo Martins.

Como ter um relacionamento de sucesso

Pensando nisso, o especialista separou algumas dicas principais para orientar empreendedores a se aventurar no WhatsApp e começar a vender pelo canal. Veja:

Use sua base, mas não esqueça de pedir autorização

Existe um limite entre a divulgação do seu negócio e a invasão de privacidade do indivíduo. Além disso, é preciso ficar de olho na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), pois ela chegou com força total e está multando as companhias irregulares.

Nesse sentido, as soluções da Total IP são instaladas em servidores confiáveis, homologados e seguros, pois contam com uma combinação ideal de memória, armazenamento e processamento de dados. “São ambientes em nuvem e On Premise, em modelo de locação com política de proteção para atender às exigências da legislação”, complementa Sanches.

Fique atento aos indicadores e tente mensurar os resultados

Esse formato é muito interessante para a mensuração de métricas, inclusive. Dessa forma, é possível acompanhar a performance do time, criando estratégias para estimular uma competição sadia entre eles e até mesmo as marcas do grupo.

Ou seja, a tecnologia pode ajudar nesse processo. Existem diversas ferramentas acessíveis no mercado para otimizar e facilitar as vendas, bem como a gestão. “A falta de um monitoramento ou mesmo o preparo da equipe podem inviabilizar a ação da campanha via WhatsApp e, assim, causar uma experiência ruim de atendimento. Logo, ao invés de fidelizar acaba afastando o consumidor”, explica Martins.

Relacionamento em primeiro lugar

Relacionamento é uma construção, não é feita do dia para a noite. Muitas organizações não são bem-sucedidas por não entenderem isso. Apesar do WhatsApp ser direto, é necessário humanizar essa comunicação e relacionar com a cultura da marca.

Sobretudo, lembre-se: não adianta você dizer “X” e o ouvinte entender “Y”. Uma boa interação só é tida quando a informação chega ao outro de forma clara e compreensível. Por texto, atente-se ao português correto, concordância verbal e evite vícios de linguagem.

Não basta apenas divulgar promoções, é preciso focar em conteúdos para engajar esse pessoal, ou seja, façam diferença, tais como disponibilizar listas de filmes, séries, aplicativos gratuitos para atividades de bem-estar em casa, dentre outras iniciativas. A ideia é aproximar e criar um vínculo.

Por fim, ficar interrompendo o outro ou colocando palavras em sua fala torna chato e inconveniente. Além disso, dificulta a compreensão do verdadeiro sentido dito na interlocução.

Tenha propósito no contato

“Vale reforçar: ‘comunicar por comunicar’ não leva a nada. Inclusive, dentro do universo corporativo, só desperdiça tempo e recursos”, complementa o gerente comercial da Total IP. Portanto, é necessário voltar o olhar aos pilares do empreendimento com humanização. Valorizando o contato com o comprador de ponta a ponta. Ou seja, antes, durante e no pós-venda.

Para isso, as empresas consideram o atendimento multicanal, incluindo possibilidades múltiplas de comunicação por chatbot, o próprio WhatsApp, Instagram, Facebook, site e telefone. Logo, são diferentes maneiras para o internauta buscar informações, tirar dúvidas ou estabelecer relacionamento com a marca.

Então, fique por dentro das demandas do mercado. Destaque a sua companhia em meio aos concorrentes! Não se desespere, nossas soluções integradas podem ajudar nessa comunicação. Entre em contato com a gente pelo ícone do WhatsApp na sua tela. Conte com a Total IP!

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções:

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/WhatsApp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção