Seu negócio oferece um bom autoatendimento?

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 06/05/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 16h44
Seu negócio oferece um bom autoatendimento?

O varejo, especialmente físico, foi um dos setores mais impactados pela pandemia, logo, os negócios tiveram de se adaptar para o meio digital e rapidamente, principalmente em relação ao atendimento. Veja só: de acordo com a 45ª edição da pesquisa Webshoppers, realizada pela NielsenlQ Ebit e divulgada em março, o comércio eletrônico cresceu 27% em 2021, com uma receita de R$ 182,7 bilhões, em comparação ao faturamento de R$ 143,6 bilhões em 2020. Isso usando soluções como chatbots, robôs dinâmicos, API para WhatsApp, entre outros.

As pessoas mudaram e os hábitos também

Nesse sentido, o autoatendimento se tornou um novo hábito de consumo o qual deve ser priorizado pelas marcas. Nos últimos anos, a grande maioria das pessoas passaram a valorizar mais o seu tempo e não querem desperdiçá-lo com horas para falar com um agente ou finalizar uma compra.

Segundo pesquisa divulgada pela Global Market Insights, em 2020 o setor de autoatendimento ultrapassou US$3,5 bilhões e a projeção é aumentar mais ainda, prevendo chegar em 2027 com US$6,5 bilhões. Segundo o CCO da VMtecnologia, Celso Rumão, esse aumento acontece porque na maioria dos pontos de venda pode-se operar durante 24 horas no universo on-line, também sendo possível estabelecer lojas em espaços compactos. Ou seja, com uma redução significativa nos custos.

Para ele, a possibilidade de se auto atender funciona muito bem e está em sintonia com os novos comportamentos da sociedade e, inclusive, algumas áreas como lanchonetes, cafés e redes de fast food já se consolidaram dessa forma. “Temos também os caixas automáticos e os totens de check-in em aeroportos, os quais evitam filas e proporcionam ganho de tempo”, diz.

O autoatendimento no on-line

Nesse sentido, soluções como chatbots e robôs dinâmicos também potencializam os e-commerces. “Com essas ferramentas, os usuários não precisam falar com um operador por WhatsApp – também é uma facilidade – ou ligar nas centrais de relacionamento. Com o próprio celular conseguem prosseguir com a compra sozinhos, tirar dúvidas e até pagar diretamente”, descreve o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Sobretudo, a história das corporações ao longo das décadas mostra como não atender a necessidade dos clientes derruba grandes entidades. “É preciso se preparar para esse novo hábito e cabe a nós acompanharmos o quão transformadoras e promissoras essas tendências de fato serão”, conclui Rumão.

Dicas práticas para um bom atendimento

Consoante ao líder em marketing, tecnologia e empreendedorismo, Rapha Avellar, o destaque se dá por jornada de compra. “Desde o momento da pesquisa sobre o produto até quando o item chega a sua casa, cada passo dado será fundamental para fidelizar ou não aquele público. Por isso, é muito importante investir em ações criativas e, sobretudo, efetivas para criar conexão com a sua comunidade”, afirma.

Então, para auxiliar os empreendedores a destacar seus empreendimentos e oferecer uma boa experiência, ele trouxe algumas dicas sobre como explorar os gaps do mercado de maneira assertiva. Veja:

Consumidor como centro do negócio – para ter sucesso, uma companhia precisa saber reconhecer a persona e tratá-la como foco. Os consumidores não aceitam mais serem vistos como estatísticas, mas querem ser o ponto principal para qualquer tomada de decisão. Logo, investir em análise de dados, apostar em campanhas estratégias e adotar ações para se aproximar do telespectador são passos imprescindíveis.

Comunidades – as pessoas querem cada vez mais ver os valores e cultura das organizações, passando a priorizar aquelas com as quais eles se identificam. Para isso, trazer a comunidade para a construção de uma marca é uma tática de marketing fundamental para dar um up nas transações.

Faça a diferença – os indivíduos já estão cansados sempre das mesmas ações. Não é preciso ter um produto mega revolucionário, mas trabalhar para suprir as demandas às quais nenhuma outra instituição atende, seja no suporte, na mercadoria ou na própria experiência.

Seja inovador – atualmente é necessário se posicionar como uma entidade antenada ao futuro. Para isso, investir em pesquisas de mercados, entender as tendências e se manter à frente em seu segmento.

As ferramentas de atendimento da Total IP

Sendo assim, é urgente o dever de valorizar todas as vendas e se preocupar com o pós. “Felizmente, a tecnologia dispõe de diversas saídas para auxiliar as empresas. Recursos de voz e texto são excelentes opções de contato para encantá-los e satisfazê-los bem”, continua o gerente comercial da Total IP.

Ademais, lembre-se: o comprador não tem hora ou lugar pré-estabelecido para utilizar seu site, aplicativo e adquirir coisas. Logo, é imprescindível estar sempre à sua disposição. “Na Total IP, por exemplo, temos uma equipe técnica, altamente qualificada, operando em horário comercial para ajustes não urgentes e em regime de urgência 24 horas, por sete dias na semana”, exemplifica Sanches.

Com isso, o prestígio é atribuído à vivência positiva e à superação das expectativas do público. “As inteligências potencializam o rendimento da entidade, então precisamos aproveitá-las e acompanhar as transformações”, finaliza o gerente. Em vista disso, é preciso se adequar às solicitações dos sujeitos, pois nos últimos anos, o mundo mudou. A digitalização ressignificou a interação entre todos. Logo, hoje, é exigido das corporações, atendimentos mais ágeis, objetivos e eficientes.

Portanto, a tecnologia ajuda com tudo isso. Não investir nesse setor é sinônimo de prejuízo. Então, tenha uma operação e atendimento excelentes e destaque a sua organização em meio aos concorrentes. Nossas soluções conseguem auxiliar, fale com a gente pelo ícone do WhatsApp na sua tela. Conte com a Total IP!

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções:

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/WhatsApp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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