Logo Total IP News

Seis principais previsões para o mercado da automação e o RPA em 2021

O estudo O Futuro do Trabalho: Um Enfoque na Pandemia, feito em maio de 2020 pela Forrester Consulting sob encomenda da UiPath ouviu 160 lideranças de diferentes países e mostrou: 50% das empresas consultadas pretendiam investir mais no uso de robôs digitais para a automação de processos (RPA) em diferentes setores.

Dados RPA

Sobre este último ponto, outra pesquisa, com base em levantamento  com 1.500 profissões de RPA em todo o mundo, novamente reafirmou o cenário. O levantamento mostrou: para 70% dos profissionais consultados, a organização onde trabalham deverá contratar mais desenvolvedores da tecnologia já no próximo ano.  

Veja as seis principais previsões globais para a automação, o RPA  e a inteligência artificial em 2021, no pós-pandemia, feitas por Guy Kirkwood, chief evangelist da UiPath: 

  1. O RPA será o novo ERP

Em 2021, a comunidade de integradores de sistemas globais (GSIs, em inglês) e corporações de consultoria baseada em auditoria irão encorajar e treinar milhares de trabalhadores para abraçar a automação. Os GSIs farão isso da mesma forma como realizaram com o software de planejamento de recursos empresariais (ou ERP) na década de 1990. Essas empresas reconhecem: a indústria da automação está preparada para um crescimento explosivo e enxergarão uma oportunidade muito real de vender estratégia de negócios e serviços de capacitação para ajudar seus clientes a escolherem novos benefícios, exatamente como fizeram antes com o ERP. 

  1. Os chamados Centros de Excelência (CoEs) serão Centros de Lucro

Essa previsão representa uma grande mudança. Em 2021, as empresas começarão a ver: as operações de automação não apenas as ajudam a economizar dinheiro, mas podem servir como uma plataforma de geração de receita para criar novos fluxos de receita. “A UiPath já vislumbra isso com vários clientes”, diz Kirkwood. 

  1. Empresas e indústrias construirão pontes sobre ilhas de automação

A indústria deve voltar sua atenção para a resiliência do robô em 2021. Mais especificamente, os fornecedores de RPA precisarão ajudar seus clientes a evitar a criação de ilhas separadas de operações de automação as quais podem se tornar disfuncionais, difíceis de manter e extremamente caras com o tempo. 

  1. Começaremos a contar com robôs em casa, no trabalho remoto

Atuar remotamente está acelerando a transição do emprego de tempo integral para formas de trabalho mais flexíveis. Em um futuro próximo, cada pessoa terá seu próprio robô (ou assistente digital). O mercado de RPA se ajustará para dar suporte a essa mudança contínua para modelos de atuação a distância. 

  1. A experiência do profissional se tornará tão importante quanto a experiência do cliente

Nos últimos anos, vimos um foco maior na experiência do cliente (CX), agora a tendência será a adoção de uma abordagem semelhante para a experiência do colaborador (EX). Por conta da pandemia, muitos profissionais estão cada vez mais ansiosos e preocupados com a recessão e o significado disso para suas famílias. Todo o mercado de automação deve lidar com isso com operações e processos os quais ajudem a melhorar a vivência do funcionário. Isso deverá ser fundamental para aumentar o engajamento e a produtividade. 

  1. RPA se tornará mais transformacional

Transformação digital é uma expressão recorrente nos negócios. Isso ocorre porque a maioria dos esforços de transformação digital em geral – e automação em particular – ainda é muito tática por natureza. Porém, 2021 será o ano no qual as companhias começarão a fazer mudanças substanciais nos modelos operacionais em toda a linha. Ao fazer isso, começarão a realmente atingir o potencial da transformação digital.

Estratégia

Ao utilizar ferramentas automatizadas, o desafio é saber inseri-las de maneira estratégica, visando aumentar produtividade e lucros. Por isso, sistemas como o Agente Virtual são ideais. “Ele é capaz de fazer todo um atendimento sozinho e utiliza a voz humana para ficar mais próximo do cliente. Na modalidade CPC, ainda agiliza o contato com a pessoa certa. O sistema está revolucionando o mercado”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers

Se você gerencia um contact center, invista em dispositivos atuais. Desse modo, as pessoas ganham mais tempo para desenvolverem novas habilidades e competências. Ficou interessado? Então, entre em contato!

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Tags: , ,

Abrir conversa
Quer saber mais sobre a Total IP?
%d blogueiros gostam disto: