Campanhas de conscientização: os bots podem ajudar?
A tecnologia e saúde devem ser parceiras a todo momento. Entenda como os bots podem auxiliar no atendimento das campanhas de conscientização ao longo dos meses.
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Atualmente, muitas mulheres têm conquistado posições de liderança nas organizações. Encontrá-las altamente capacitadas trabalhando em grandes companhias de TI, de estagiárias a líderes, tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque elas mesmas enfrentaram as barreiras de ambientes tipicamente masculinizados e também porque as empresas passaram a reconhecer e fomentar ainda mais o seu potencial. [...]
Atualmente, muitas mulheres têm conquistado posições de liderança nas organizações. Encontrá-las altamente capacitadas trabalhando em grandes companhias de TI, de estagiárias a líderes, tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque elas mesmas enfrentaram as barreiras de ambientes tipicamente masculinizados e também porque as empresas passaram a reconhecer e fomentar ainda mais o seu potencial.
As consequências desse sexismo, passado hereditariamente, estão enraizadas em nossa cultura e refletem no mercado de trabalho brasileiro. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), temos mais de 580 mil profissionais de TI no país, sendo apenas 20% mulheres.
Apesar dos números, o cenário tem mudado. “Na minha percepção, os meus desafios foram e continuam sendo os mesmos dos meus colegas, independentemente de gênero. Mesmo havendo numericamente mais homens, a mentalidade tende a ser mais equilibrada e aberta”, conta a coordenadora de research management na Matera, Dineide Dario.
Sobretudo, “é importante facilitar o ingresso na área, quebrar paradigmas e dar oportunidades. Afinal, vários estudos comprovam a melhora da performance e da lucratividade dos negócios com ‘cabeças’ como elas”, expõe o diretor de tecnologia da Total IP+IA – Soluções e Robôs para Contact Centers, Giovane Oliveira.
Os efeitos da pandemia sobre as vendas já não são novidades para ninguém, mas elas têm superado as expectativas e levado o time ao sucesso. Para a gerente da área de relacionamento da Honey Be, Nathália Muzy, a dificuldade inicial foi estar próximo ao comprador, pois com a chegada do home office a continuidade do serviço de atendimento ao cliente (SAC) foi mais difícil. “Nos moldamos realizando vídeo-chamadas, mensagem no WhatsApp e comunicação direta via Instagram. Nesse momento, era ainda mais importante estar conectado com o consumidor oferecendo conforto, segurança e até mesmo um ombro amigo”, explica.
Em 2019, a empresa conquistou o selo de RA 1000 do portal Reclame Aqui e para Nathália o segredo está no cuidado com o público. “Como trabalhamos com produtos voltados para mulheres, nosso staff é 100% feminino, assim como 77% dos cargos de diretoria. Para nós, a feminilidade tem em conjunto uma maior atenção aos detalhes, com mais empatia. Ou seja, estar ao lugar do usuário desde a escolha do look até a entrega do pedido”, analisa a gerente.
Isso faz parte da humanização desse relacionamento. Inclusive, são dadas características humanas às soluções de texto, voz e assistentes virtuais para potencializar a interação com o consumidor com mais personalidade. Além disso, com a automação, gera-se ganhos em rendimento, redução de custos e erros.
Os indivíduos gostam de se comunicar, independentemente se humano-humano ou humano-robô. “Ou seja, essa é a razão principal pela qual as organizações devem investir no atendimento humanizado e na inteligência artificial”, finaliza Oliveira.
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