Revolução na TI liderada por mulheres

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 06/04/2021 08h00, última atualização em 29/03/2022 20h36
Revolução na TI liderada por mulheres

Atualmente, muitas mulheres têm conquistado posições de liderança nas organizações. Encontrá-las altamente capacitadas trabalhando em grandes companhias de TI, de estagiárias a líderes, tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque elas mesmas enfrentaram as barreiras de ambientes tipicamente masculinizados e também porque as empresas passaram a reconhecer e fomentar ainda mais o seu potencial.

É preciso quebrar fronteiras

As consequências desse sexismo, passado hereditariamente, estão enraizadas em nossa cultura e refletem no mercado de trabalho brasileiro. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), temos mais de 580 mil profissionais de TI no país, sendo apenas 20% mulheres.

Apesar dos números, o cenário tem mudado. “Na minha percepção, os meus desafios foram e continuam sendo os mesmos dos meus colegas, independentemente de gênero. Mesmo havendo numericamente mais homens, a mentalidade tende a ser mais equilibrada e aberta”, conta a coordenadora de research management na Matera, Dineide Dario.

Sobretudo, “é importante facilitar o ingresso na área, quebrar paradigmas e dar oportunidades. Afinal, vários estudos comprovam a melhora da performance e da lucratividade dos negócios com ‘cabeças’ como elas”, expõe o diretor de tecnologia da Total IP  – Soluções e Robôs para Contact Centers, Giovane Oliveira.

Elas potencializam o atendimento ao cliente com empatia

Os efeitos da pandemia sobre as vendas já não são novidades para ninguém, mas elas têm superado as expectativas e levado o time ao sucesso. Para a gerente da área de relacionamento da Honey Be, Nathália Muzy, a dificuldade inicial foi estar próximo ao comprador, pois com a chegada do home office a continuidade do serviço de atendimento ao cliente (SAC) foi mais difícil. “Nos moldamos realizando vídeo-chamadas, mensagem no WhatsApp e comunicação direta via Instagram. Nesse momento, era ainda mais importante estar conectado com o consumidor oferecendo conforto, segurança e até mesmo um ombro amigo”, explica.

Em 2019, a empresa conquistou o selo de RA 1000 do portal Reclame Aqui e para Nathália o segredo está no cuidado com o público. “Como trabalhamos com produtos voltados para mulheres, nosso staff é 100% feminino, assim como 77% dos cargos de diretoria. Para nós, a feminilidade tem em conjunto uma maior atenção aos detalhes, com mais empatia. Ou seja, estar ao lugar do usuário desde a escolha do look até a entrega do pedido”, analisa a gerente.

Isso faz parte da humanização desse relacionamento. Inclusive, são dadas características humanas às soluções de texto, voz e assistentes virtuais para potencializar a interação com o consumidor com mais personalidade. Além disso, com a automação, gera-se ganhos em rendimento, redução de custos e erros. 

Os indivíduos gostam de se comunicar, independentemente se humano-humano ou humano-robô. “Ou seja, essa é a razão principal pela qual as organizações devem investir no atendimento humanizado e na inteligência artificial”, finaliza Oliveira.

Como anda este assunto dentro da sua companhia? A Total IP pode ajudar! Entre em contato com a gente clicando nesse ícone do WhatsApp na sua tela. 

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]