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Quer vender mais? Aposte em comunicação eficiente!

A capacidade de criar uma interação positiva com o cliente por meio do atendimento traz resultados mais efetivos e duradouros para vender mais

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 15/05/2024 08h00, última atualização em 15/05/2024 16h50
Quer vender mais? Aposte em comunicação eficiente!

Não é uma novidade o fato de comércio e comunicação andarem juntos pois, para vender mais, o ideal é unir com excelentes formas de criar relação com o público alvo. Nesse viés, o atendimento especializado torna-se um dos pontos mais direcionados para um êxito afetivo e a longo prazo, sendo crucial do início ao fim da passagem do cliente pelo estabelecimento. Com as novidades tecnológicas disponíveis, esse meio passou por atualizações e, hoje, consegue oferecer serviços cada vez mais assertivos. Conheça agora um deles, disponível pela Total IP, o chamado chatbot.

 

Comércio e comunicação

O setor varejista é uma das áreas mais afetadas pela economia e possíveis crises no país. A prova disso foi o forte fechamento de lojas brasileiras no período pandêmico, resultando em 106 mil empresas em 2020, segundo a Pesquisa Anual de Comércio do IBGE, e 1,4 milhão em 2021, de acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal. Ademais, o número de vagas de trabalho perdidas totalizou 404 mil no primeiro ano, a maior queda desde 2007.

Assim, desenvolver competências em vendas é essencial para ampliar os frutos e impulsionar a lucratividade. Para atingir esse objetivo, é imprescindível cultivar a empatia, aprimorar habilidades de fala, construir narrativas envolventes, praticar a escuta ativa e compreender as necessidades dos consumidores. “Não importa o tamanho da entidade, das de menor até maior porte precisam de uma equipe voltada para atrair e reter consumidores. Esse tipo de habilidade é crucial nos dias de hoje, tendo em vista, principalmente, os altos níveis de concorrência por um mesmo grupo. É importante, então, estabelecer uma infraestrutura interna sólida, aprimorando essas maestrias”, indica Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.

Todavia, para o melhor aproveitamento do contato, uma questão fundamental é o conhecimento acentuado do produto ou serviço disponível. “No geral, é um raciocínio simples: uma base firme de aprofundamento gera a sustentação necessária para uma abordagem eficiente. Além disso, existem outros tópicos indispensáveis para aprimoramento pessoal quando deseja-se aperfeiçoar nesse propósito”, comenta o gestor. Dessa forma, seis pontos se destacam:

  • Audição ativa: a argumentação é construída com base na compreensão das aspirações do interessado. Logo, ouvir atentamente é indispensável para entender suas queixas.
  • Comunicabilidade acentuada: clareza e objetividade na linguagem, seja ela verbal ou não, é essencial para transmitir ideias, conduzir o cliente e argumentar com seriedade.
  • Boa gestão de tempo: gerenciar eficientemente os períodos trabalhados, evitando a procrastinação, leva a um equilíbrio de tarefas e finalização de todas as demandas.
  • Adaptabilidade: vendedores de alta performance são flexíveis para novas situações e resolver problemas inesperados.
  • Inteligência emocional: fundamental para controlar comportamentos, é relevante em momento de negociação, pois atua na percepção das emoções alheias.
  • Resolução de conflitos rápida e eficaz: enfrentar desafios inesperados e superar obstáculos tende a ser uma tarefa complexa, mas é vital e pode ser uma atividade apoiada pela tecnologia. “Atualmente, já existem diversos meios para embasar o relacionamento entre usuários e corporações. Os chatbots, por exemplo, são modelos perfeitos de programa de software feitos para simular conversas naturalmente, por meio de texto ou voz. Atuando como interfaces para aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas, são relevantes canais para estabelecer um bate-papo engajado”, explica Sanches.

 

A tecnologia como uma aliada inovadora para vender

Também chamado de “robô chat”, essa modernização consegue, com facilidade, realizar uma assistência 24h, nos sete dias da semana; responder a perguntas frequentes e resolver problemas simples, agilizando procedimentos. “Esse apoio ininterrupto chama a atenção, pois dúvidas rotineiras e pequenos empasses podem ser solucionados até mesmo fora do horário comercial, melhorando a experiência com respostas convenientes. Ademais, há uma personalização, adaptando esse retorno baseado no  histórico de interação. Para a marca, a redução de despesas é significativa, automatizando afazeres e redirecionando o serviço humano”, garante o especialista. 

Na Total IP, são construídos sob demanda, atendendo às prioridades e exigências do interessado. Assim, o projeto é criado pensando na automação do suporte nos chats originados no WhatsApp receptivo e ativo, Telegram e web, apresentando respostas estruturadas e integração aos sistemas do negócio. “Para quem deseja elevar o volume de vendas, é nítido como a primeira impressão conta, assim como as ações de interação pós. Com essa assessoria, as chances de maior sucesso aumentam significativamente”, finaliza.

As chances e benefícios expostos te chamaram a atenção? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aprimore a atuação do seu empreendimento e saia à frente da concorrência com a nossa contribuição!

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