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Tendo em vista o crescimento do setor, a ampla oferta de vagas e a falta de profissionais qualificados, as empresas de contact centers de São Paulo selecionam um perfil diferenciado, para atuar como agente de atendimento. [...]
Tendo em vista o crescimento do setor, a ampla oferta de vagas e a falta de profissionais qualificados, as empresas de contact centers de São Paulo selecionam um perfil diferenciado, para atuar como agente de atendimento. A expectativa é de abertura de 20% a mais de vagas para pessoas acima de 40 anos.
Segundo o Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos – Sintelmark, essa é uma grande chance para os aposentados voltarem a trabalhar e agregarem valor às organizações. “É uma oportunidade de retornar ao mercado. Eles geram um clima mais estável em relação ao consumidor, pois são mais maduros, pacientes e preparados”, afirma o diretor presidente executivo do Sintelmark, Stan Braz. De acordo com pesquisa realizada pelo sindicato, o contact center paulista representa, em média, 60% da movimentação do segmento de todo o país.
Para atender a essa demanda, a solução de voz integrada Total IP foi desenvolvida com a finalidade de ser facilmente absorvida, independente da idade ou experiência profissional. “Em uma única plataforma integrada é possível ter acesso a todas as ferramentas do contact center. O sistema é de fácil acesso, intuitivo e amigável”, afirma o presidente da Total IP, Carlos Henique Mencaci.
Recrutadores avaliam esse perfil mais maduro como determinado e decidido em relação à carreira. “Esses colaboradores são bem objetivos. No momento da entrevista eles já mostram seus interesses. A conversa no processo seletivo é mais clara e direta”, afirma Bruna da Silva Oliveira, assistente de RH da Frenhani, Manzatto e Calleri Advogados.
Representante da Cheque Nobre e cliente da Total IP no setor de crédito e cobrança, a supervisora de RH destaca a importância da experiência desse público. “A vantagem desse pessoal é eles trazerem uma certa bagagem nesse segmento de cobrança. A experiência de vida, a argumentação deles é bem forte. Eles têm jogo de cintura e conseguem convencer a pessoa a fazer um bom acordo para ambas as partes”, declara Luci Maria Bonifácio.